Ford produz último Focus ST
A última unidade do Focus ST foi produzida na fábrica alemã da Ford em Saarlouis, colocando um ponto final efetivo na história deste modelo desportivo. Trata-se meramente de um dado simbólico, já que a produção do Focus também não irá durar muito mais, estando previsto que termine em novembro.
A gama Focus está prestes a desaparecer das opções da Ford, com o modelo compacto a encerrar a sua produção em novembro, sem que exista sucessor à vista. No entanto, no passado dia 26 de setembro, a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, assinalou já um marco relevante para o Focus, com a saída da linha de montagem da última unidade ST, ou seja, aquela com aptidões mais desportivas.
Embora não tivesse o mesmo fulgor técnico que os modelos RS, o Focus ST mantinha a ligação ao universo desportivo, com visual mais agressivo e motor 2.3 de 280 cv de potência para prestações elevadas.
No entanto, fruto da alteração estratégica que a Ford está a levar a cabo na sua gama, privilegiando cada vez mais os modelos elétricos e as carroçarias de estilo SUV, o Focus ST foi descontinuado nos catálogos em meados deste ano e a produção termina agora, de acordo com imagens colocadas na rede social Reddit, que retratam a última unidade a deixar a linha de montagem.
Embora as suas vendas dentro da própria gama Focus fossem reduzidas, a versão Focus ST mantinha-se como uma variante desportiva de relevo, rivalizando com modelos como os Honda Civic Type R ou Cupra Leon. Porém, o próprio segmento dos compactos desportivos tende a perder fulgor nas variantes a gasolina, sabendo-se agora que também o Civic Type R será descontinuado na Europa.
Quanto à produção da restante gama do Focus, o cenário também não é o melhor, já que em novembro, o modelo irá sair de cena, seguindo as pisadas de Fiesta e Mondeo, duas gamas que fizeram grandes volumes no mercado europeu e que foram descontinuadas sem sucessor direto. Por outro lado, a Ford deverá reforçar a sua aposta nos modelos elétricos, cuja gama é atualmente composta pelos modelos Puma Gen-E, Capri, Explorer e Mustang Mach-E.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





