Ferrari não abandona V6, V8 e V12!
Por Pedro Junceiro
A Ferrari, durante a apresentação dos primeiros detalhes técnicos do “Elettrica” (nome provisório do primeiro automóvel com motorização elétrica na história do fabricante de Maranello, Itália), assumiu o compromisso de continuar a produzir mecânicas com 6, 8 e 12 cilindros, informando, também, que está a trabalhar no aumento da eficiência de todas as mecânicas e, também, na compatibilidade com combustíveis sintéticos. A marca anunciou, ainda, a apresentação de quatro novidades/ano entre 2026 e 2030. No início da próxima década, estima-se, 40% das vendas com carros 100% a combustão, 40% híbridos e 20% elétricos.
Durante o Capital Markets Day, a Ferrari reafirmou o compromisso de continuar a propor mecânicas V6, V8 e V12, mas respeitando “todos os regulamentos”. Os responsáveis da marca anunciaram que o departamento de engenharia está focado no “aumento da potência específica e na compatibilidade com combustíveis alternativos, incluindo sintéticos”. Os investimentos na próxima geração de carros desportivos incidirão nos motores térmicos e elétricos, na eletrónica (nomeadamente nas tecnologias “by-wire” que dispensam ligações mecânicas), na digitalização, no recurso a materiais cada vez mais sustentáveis e, ainda, na aerodinâmica adaptativa.

Quatro novidades por ano até 2030
A marca liderada por Benedetto Vigna, no desenvolvimento do portefólio, trabalha para se aproximar da neutralidade carbónica e aumentar a agilidade na produção, de forma a conseguir fazer motores de combustão interna, híbridos e elétricos, diversas configurações de chassis e vários tipos de carroçaria.
Até 2030, anualmente, quatro carros novos, com o primeiro elétrico prometido para o próximo ano. A Ferrari mantém o princípio de exclusividade inscrito na fórmula “produzir sempre menos um carro do que o mercado procura”.
Desde a produção do primeiro automóvel, em 1947, a Ferrari já produziu cerca de 330.000. Segundo a marca, mais de 90% ainda estão em condições de circulação, o que obriga aos “cuidados” constantes. Reconhecendo esse património, o fabricante de Maranello pretende investir cada vez mais na atenção ao cliente que presta na rede global de 180 concessionários autorizados, que adotarão, brevemente, uma identidade corporativa mais moderna.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





