Ferrari Daytona SP3 recordista em leilão
Por Pedro Junceiro
Uma unidade muito especial do Ferrari Daytona SP3 foi arrebatada por 26 milhões de dólares num leilão realizado durante a Semana Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA, tornando-se, assim, no carro da marca italiana mais caro de sempre! A verba resultante da venda reverte para causas de beneficência.
Destacando-se pela decoração bicolor, a unidade “Tailor Made” do Daytona SP3 foi arrebatada por cerca de 22,2 milhões de euros. Este modelo pertence à família “Icona Series”, que homenageia os ícones do passado da marca do “cavallino rampante”. O Daytona SP3 é inspirado nos protótipos de competição que a Ferrari utilizou na década de 1960, nomeadamente no 330 P3/4. Porém, além do desenho evocativo dessas glórias do passado, o carro agora leiloado distinguia-se pela combinação de cores “Giallo Modena” (amarelo) e preto da fibra de carbono, material que foi deixado exposto, propositadamente. Existem mais elementos em fibra de carbono na carroçaria, mas apresentam-se com acabamento brilhante.

O uso dessa pintura e a inscrição da Ferrari em toda a extensão do Daytona SP3, da frente à traseira, é outra novidade em carros de estrada da marca italiana. Para sublinhar a exclusividade da unidade, o modelo encontra-se equipado com jantes forjadas de 20’’ nas rodas dianteiras e 21’’ nas traseiras, e as pinças dos travões são em “Giallo Modena”.
No interior, os acabamentos personalizados da Ferrari Tailor Made para esta unidade incluem estofos em tecido “Q-Cycle” desenvolvido a partir de pneus reciclados, cintos de segurança coloridos e logótipo bordado a amarelo em todos os apoios de cabeça. O painel de instrumentos e a coluna de direção possuem grafismos inspirados nas bandeiras de xadrez e são fabricados com a mesma fibra de carbono utilizada pela Scuderia na Fórmula 1.

Esta unidade foi criada como um “acrescento” à produção inicialmente prevista de 599 exemplares, mas mantém a componente técnica já conhecida: motor V12 6.5 com 840 cv e 697 Nm, e caixa de 7 velocidades e embraiagem dupla. O Daytona SP3 acelera de 0 a 100 km/h em 2,85 s e de 0 a 200 km/h em 7,4 s. Este modelo singular foi batizado com a designação “599+1” e tem uma placa de prata individualizada que não é mais do que certificado da autenticidade e da exclusividade.
A receita proveniente da venda do Daytona SP3 reverte para a Fundação Ferrari, que tem colaborado com diversas instituições de caridade, nomeadamente em parcerias com a “Save the Children”, instituição que está a trabalhar na reconstrução de escola na Califórnia destruída pelos fogos que fustigaram a região no início do ano.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






