Cinto de segurança comemora 66 anos. Estreia no Volvo PV544
Primeiro automóvel equipado de série com um cinto de segurança de três pontos, um Volvo PV544, foi entregue em agosto de 1959, na Suécia.
Esta quarta-feira, 13 de agosto, comemoram-se os 66 anos da estreia do cinto de segurança de três pontos, tecnologia desenvolvida por engenheiro da Volvo, Nils Bohlin, e estreada, num automóvel de série, um PV544, em 1959, na Suécia.
A Volvo, obviamente, não ignorou a data e, em comunicado, destaca a importância de inovação considerada, originalmente, “incómoda” e “restritiva”. E foi-o quer por condutores, quer por jornalistas. Só diversos anos depois, e após demonstrações e programas de sensibilização, este dispositivo de segurança mereceu o reconhecimento devido.

A Volvo cedeu, inclusivamente, acesso livre à patente do sistema para que outros fabricantes pudessem implementá-lo nos automóveis que produziam. Quase sete décadas depois, a marca estima que o cinto de segurança de três pontos possa já ter contribuído para salvar mais de um milhão de vidas.
Em 1967, apenas oito anos depois da estreia do equipamento, o estudo “28.000 Accident Report” demonstrou, e de forma inequívoca, que o cinto de segurança reduzia em 50% a 60% a gravidade das lesões resultantes de acidentes de viação.

Curiosamente, este ano, 40 anos depois de Nils Bohlin ter deixado a liderança do departamento de segurança da Volvo, a marca apresentou uma nova evolução do cinto de segurança, que é capaz de adaptar-se em tempo real às características físicas de cada ocupante e às especificidades de todos os acidente. A tecnologia tem estreia planeada para 2026, no EX60.
Por João Isaac
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






