Bugatti Brouillard estreia Solitaire
A Bugatti, marca criada há 106 anos e propriedade do Grupo Volkswagen só desde 1998, estreou programa novo (chama-se Solitaire) para a produção de automóveis “à medida” nos caprichos dos clientes mais exigentes, todos multimilionários. E o arranque faz-se com este Brouillard, hiperdesportivo com 1600 cv!
Por José Caetano
A Bugatti conta com programa de personalização novo, que criou para desenvolver e produzir carros “à medida” dos caprichos (leia-se exigências) de clientes muitos especiais, todos multimilionários. Chama-se “Solitaire” (“Solitário”, traduzindo do francês para o português) e diferencia-se pela conceção de automóveis “one-off”, isto é, pela limitação da disponibilidade a uma unidade, ou duas, no máximo. Este Broiullard baseia-se no Mistral (99 vendidos em dois anos!), mas tem tejadilho em vidro e não a capota têxtil que equipa o “roadster”, e imagem assinada pela equipa de “design” que trabalha com o departamento novo da marca criada em 1999 que o Grupo Volkswagen absorveu em 1998.

O proprietário do Brouillard, que não foi identificado, decidiu manter a arquitetura técnica e o motor de 16 cilindros com arquitetura em W e 8 litros de capacidade. A mecânica é sobrealimentada por quatro turbos e, mantendo-se os números que já conhecemos do Mistral, debita 1600 cv, o que permite reivindicar “performances” muito semelhantes, nomeadamente os 420 km/h de velocidade máxima (limitada) ou os 0-100 km/h em 2,4 s, os 0-200 km/h em 5,6 s e os 0-300 km/h em 12,1 s!

O interior do Brouillard tem muitos apontamentos específicos (diversos inspirados em elementos icónicos da história da marca de Molsheim, França), como o cavalo de que o fundador Ettore Bugatti foi proprietário – encontramo-los nas portas, nos bancos, no seletor caixa de velocidades (neste caso, é reprodução tridimensional no interior de peça em vidro). Complementarmente, a empresa, para a construção e os acabamentos do “cockpit”, recorreu a muitos materiais nobres, como fibra de carbono, de cor verde, alumínio e pele.

A cor selecionada para a carroçaria destaca as linhas do Brouillard, com o objetivo de transmitir a perceção de que o hiperdesportivo é “mais baixo, leve e, sobretudo, dinâmico”. O verde predomina na parte superior do Bugartti e o preto na inferior. O primeiro carro do Programa Solitaire tem apresentação confirmada para a Semana do Automóvel de Monterey, na Califórnia, EUA, entre os dias 9 e 18.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






