Aston Martin DBX S chega aos 727 cv de potência
A gama DBX da Aston Martin passa a ter um novo modelo de topo – o DBX S foi alvo de várias medidas para redução de peso e melhorias visuais e de chassis para reforçar o seu estatuto desportivo. Não menos relevante é o aumento de potência para os 727 cv, graças a uma atualização do motor V8 biturbo da marca britânica.
O DBX S dá continuidade à tradição já duradoura da Aston Martin de utilizar o sufixo “S” para designar uma versão especial de alta performance de um modelo existente. O primeiro foi o Vanquish S, desportivo que fez a sua estreia pública no Salão de Paris em 2004. Agora chega a vez do DBX S, que se caracteriza como uma variante mais leve, mais potente e de desempenho melhorado do DBX, SUV desportivo que a Aston Martin lançou em 2020.
Para este modelo, a Aston Martin foi buscar inspiração ao DBX707 em termos visuais, concedendo ao DBX S também algumas atualizações técnicas para uma experiência de condução mais entusiástica, nomeadamente, por inerência da redução do peso e aumento da potência do motor V8 biturbo de 4.0 litros.
Esta motorização utiliza tecnologia dos turbos transferida diretamente do Valhalla (ainda não comercializado), a que se juntam ainda outras melhorias, o que lhe permite registar um ganho de mais de 20 cv na potência, para os 727 cv, enquanto o binário está cifrado nos 900 Nm. O resultado é um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,3 segundos, ao passo que a velocidade máxima mantém-se inalterada, nos 311 km/h.
Para melhorar ainda mais a performance e a notoriedade, dispõe de sistema de escape modificado que amplifica a sonoridade do motor V8.
Tal como acontece com o DBX707, o DBX S distribui a sua potência entre os eixos dianteiro e traseiro em proporções variáveis – incluindo a capacidade de enviar 50% do seu binário para a frente e até 100% do seu binário apenas para as rodas traseiras –, contando ainda com caixa automática de 9 velocidades de “embraiagem húmida”, que elimina a necessidade de um conversor de binário convencional. Os pontos de mudança de cada relação foram ajustados para refletir a gama de rotações alargada, enquanto as reduções de velocidade nos modos “Sport” e “Sport +” quando está a ser guiado em modo automático são ainda mais agressivas.
“Dieta” britânica
Além do acréscimo da potência, foram tomadas várias medidas para reduzir o peso do modelo, como a oferta de um tejadilho opcional em fibra de carbono, novidade absoluta apresentadaem padrão “natural” e que, com quase três metros quadrados, é o maior elemento em carbono alguma vez instalado num Aston Martin. A especificação do tejadilho em carbono implica a remoção das barras de tejadilho e, como combinação, não só poupa 18 kg de massa, como o faz a partir do ponto mais alto do automóvel, reduzindo o seu centro de gravidade e, por conseguinte, melhorando ainda mais a estabilidade e a agilidade.
Mas não é só. As jantes de 23 polegadas em magnésio também estão disponíveis como opção, aliando robustez e leveza, sendo um material cerca de 75% mais leve do que o aço e um terço mais leve até do que o alumínio. Ao selecionar estas jantes, são poupados mais 19 kg de massa não suspensa, o que permite melhorar a precisão e a sensação da direção. De série, o DBX S pode ser especificado com jantes de alumínio forjado de 23 polegadas.
Mexidas técnicas
O DBX S beneficia de um conjunto completo de melhorias na suspensão introduzidas no ano passado, que incluiu uma calibração revista das molas pneumáticas e dos amortecedores adaptativos, com o efeito de reduzir o efeito de rolamento da carroçaria por via da transferência de peso e, consequentemente, melhorar a estabilidade geral.
A firmeza do amortecimento varia consoante o modo de condução selecionado, atuando em conjunto com as barras estabilizadoras ativas para melhorar a aderência e a resposta da direção. O desempenho de travagem foi melhorado com os travões de disco em carbocerâmica de 420 mm à frente e de 390 mm atrás.
A relação de direção no DBX S também é mais rápida em 4%, melhorando as reações deste SUV, com a marca de Gaydon a garantir que tal não se fez à custa de maior nervosismo no comportamento. Também reduz o círculo de viragem em quase meio metro, para apenas 12,0 metros, melhorando a experiência de condução urbana.
Estética agressiva
Visualmente, há diferenças subtis, mas importantes, que reforçam o seu carácter. Na dianteira, torna-se reconhecível pela grelha em preto puro, que pode ser substituída por uma grelha em policarbonato leve com “design” em favo de mel, inspirado no DBS 770 Ultimate, como opção. Existem ainda “splitter” e difusor novos à frente para maior eficácia na aerodinâmica.
Retomando o tópico do baixo peso, a fibra de carbono está disponível para aplicação nos espelhos retrovisores, nas embaladeiras e na soleira das portas, enquanto o “S” (fabricado em metal sólido, esmaltado com vidro e pintado a vermelho) nos guarda-lamas dianteiros distingue a versão. Atrás, as alterações visuais mais óbvias passam pelas quatro saídas de escape, agora “empilhadas” verticalmente e disponíveis em acabamentos brilhantes e mate, e pelos para-choques e difusor modificados.
O interior do DBX S demarca-se pelo “design” em espinha de peixe de série nos bancos, mas que também pode ser estendido ao forro do tejadilho se for escolhido o tejadilho de carbono opcional. O modelo recebe revestimentos em Alcantara nos bancos, no forro do tejadilho, na consola central, nos painéis de instrumentos inferiores e no acabamento superior do painel de bordo. Em áreas de elevado desgaste, como os apoios dos bancos, a Alcantara surge combinada com pele semi-anilina. Os cintos de segurança vermelhos também podem ser especificados para identificação adicional como versão especial.
A letra “S” surge aplicada nos bancos, complementada com as asas da Aston Martin nos encostos de cabeça, surgindo cozida com precisão extrema e com recurso a novos métodos de trabalho. Também em termos de tecnologia há novidades, com o sistema de infoentretenimento a ser totalmente revisto, mas sem destoar visualmente do ambiente geral desportivo.
Está também equipado com sistema de áudio Premium de 800 We 14 altifalantes de série, o qual foi desenvolvido com recurso a “hardware” para oferecer um modo de som “surround”. Para os entusiastas do áudio, porém, há ainda o sistema opcional da Bowers & Wilkins, de 1.600 We 23 altifalantes com algumas das soluções mais avançadas neste campo.
As entregas do DBX S estão previstas para o quarto trimestre de 2025.
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