André Castro Pinheiro à frente da Fuchs Portugal
A FUCHS Portugal tem diretor-geral novo, que é o primeiro português na história da empresa no nosso País. Engenheiro mecânico com MBA de formação académica, André Castro Pinheiro assume esta função depois de seis anos no cargo de Diretor Automotive, sucedendo a Paul Cezanne, que decidiu reformar-se, após 36 anos na posição.

“Em 2019, quando entrei na FUCHS, já sabia que este ia ser o caminho”, diz André Castro Pinheiro. Mas não foi essa perspetiva que o convenceu a assinar o primeiro contrato com a empresa. “Fascinaram-me, principalmente, a dimensão, o espírito pioneiro e a cultura empresarial de multinacional alemã centenária que mantém o cariz familiar e conta com 71 empresas, 42 fábricas e mais de 6800 colaboradores em todo o mundo. Este grupo está sempre um passo à frente, a nível tecnológico e sustentável, e é o maior fabricante mundial independente de lubrificantes”, afirma o novo diretor-geral, que também elogia muito a forma como a companhia valoriza e respeita todos os funcionários e parceiros. Stefan Fuchs, o CEO do grupo, esteve em Portugal para comemorar esta passagem de testemunho.
De acordo com a visão do Grupo, André Castro Pinheiro está a fortalecer o espírito de equipa e a delegar responsabilidades: “Gosto de trabalhar em equipa e valorizo as excelentes pessoas que tenho. Vejo o sucesso, individual ou da empresa, como a consequência do desempenho e da dedicação de cada colaborador. Dedicando-nos a 100% e melhorando de forma contínua, o sucesso e o bom clima de trabalho estão garantidos.” Em 2024, o volume de negócios aproximou-se dos 15,5 milhões de euros, mas o diretor-geral novo ambiciona mais e melhor no futuro: “Queremos atingir a marca dos 20 milhões de euros de faturação em 2027.”
A FUCHS tem soluções inovadoras para diversas indústrias e oficinas automóveis. André Castro Pinheiro quer reforçar a posição da companhia como líder e colocar o foco da atividade nas necessidades dos clientes: “Somos verdadeiros parceiros. Acompanhamo-los com a equipa técnica, um laboratório em Portugal e o serviço FUCHS CARE.”
Miguel Pinto Ribeiro é o novo Gestor Automotive da FUCHS
Miguel Pinto Ribeiro, na sequência da nomeação de André Castro Pinheiro para o comando da FUCHS Portugal assumiu a direção do “aftermarket”, como Business Development Manager Automotive. E este engenheiro mecânico quer prosseguir o sucesso que herda: “Desde 2019, a quota do segmento ‘aftermarket’ passou de 30 para 35% do negócio. A fórmula de sucesso funcionou: a dedicação aos clientes e o aumento da visibilidade da marca das oficinas, com a FUCHS RACING”.
A FUCHS apoia 20 pilotos em diversas disciplinas, como ralis, rampas, Kartcross, clássicos e camiões. E o novo Gestor Automotive planeia aumentar as formações personalizadas com os clientes. “O conhecimento das inovações de lubrificação e a compreensão do funcionamento são grandes mais-valias. Por isso, realizamos formações personalizadas. Este ano, prevemos oito presenciais e três ‘webinars’. E estamos sempre abertos aos desafios dos nossos clientes.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






