Alunos de “design” criam Rapida

Por a 11 Junho 2025 15:18

Criado para ir ao encontro dos gostos e interesses da geração “Z”, o Rapida é um projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em “Design” de Transportes da Universidade Europeia de Design de Turim (IED), mostrando como poderá ser um desportivo do futuro – digital, funcional e mais inteligente.

Desenvolvido no âmbito do Mestrado em “Design” de Transportes da IED Torino, em parceria com a Italdesign, o Rapida é definido como um automóvel desportivo pensado para a geração mais jovem (comummente denominada de geração “Z”), com imagem agressiva, mas também com tecnologia, sustentabilidade, funcionalidade e digitalização elevada.

Este modelo desportivo, criado de e para os jovens, define-se pela abordagem à ligeireza, mas também à modularidade e personalização acrescidas. A estética foi ditada pela necessidade de coeficiente aerodinâmicaeficiente, com traseira esculpida em silhueta “fastback”, numa finalidade dupla – não só aerodinâmica, mas também funcional, já que amplia o espaço de arrumação.

O interior também reflete esta filosofia, com configuração de lugares 2+2, não faltando os bancos envolventes e materiais técnicos concebidos para uma experiência de condução envolvente.

Durante seis meses, os estudantes trabalharam com um verdadeiro centro de “design”, o Italdesign, bastante reputado pelo seu longo legado na indústria automóvel – entre ambos existiu uma colaboração aprofundada, trabalhando em áreas como a aerodinâmica, a sustentabilidade dos materiais e a acessibilidade, com o resultado a ser um protótipo de escala real nas instalações de Moncalieri.

Este projeto acabou por ser apresentado na exposição da Italdesign durante o Fuorisalone 2025, como reforço e ligação entre educação e indústria, com o auxílio ainda dos patrocinadores técnicos Pirelli, OZ Racing e Lechler.

Na equipa de alunos que definiu o Rapida estiveram Megh Bhatt (Índia), Marina Cerfeda (Itália), Tanmay Virendra Chillal (Índia), Santiago Espindola (Argentina), Marica Flagiello (Itália), Jorge García del Río (Espanha), Sheil Himanshu Joshi (Índia), Sarthak Kanojia (Índia), Sara Krsmanovic (Sérvia), Siu Fung George Lau (China), Chang-Chun Ma (Taiwan), Gautham Moolakkaparambil Madhu (Índia), Pavan Narayana Swamy (Índia), Varun Narendra (Índia), Matteo Pagano (Itália), Oleksandr Polatai (Ucrânia), Alexander Hansen Purnama (Indonésia), Francesco Raffaele (Itália), Alessandro Ravedati (Itália), Felipe Jose Rey Barberi (Peru),Yi Shao (China) e Manik Sharma (Canadá).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado