WRC, Thierry Neuville: para pior, já basta assim…
Thierry Neuville enfrentou um Rali do Japão catastrófico, marcado por problemas técnicos sucessivos que o forçaram ao abandono.
Numa incrível sequência de contratempos, o (ainda) campeão mundial em título, viu o seu fim de semana completamente comprometido por questões mecânicas. Na quinta-feira, a transmissão do Hyundai i20 N Rally1 falhou. Na sexta-feira de manhã, o diferencial traseiro quebrou. No sábado, antes ainda de entrar na oitava especial, o motor começou a verter óleo, resultando numa falha do comando de tração que forçou Neuville a abandonar.
No domingo – no que seria a derradeira humilhação – o piloto belga foi obrigado a retirar-se mais uma vez, desta feita antes da primeira especial, devido a uma avaria no sistema de limpa pára-brisas causada por um problema elétrico.

“Dias muito curtos, começámos com um problema com a transmissão, semelhante ao que experimentamos no shakedown. Depois, estávamos a aquecer os pneus pouco antes da especial, algo quebrou. Transmissão, ficámos sem tração nas quatro rodas. Por fim, o problema elétrico. Não foi bom, nunca fomos capazes de nos ‘expressar’. O objetivo era aprender com esta prova”, disse Neuville a Olivier Gaspard, correspondente especial da RTBF no Japão.
Antes do evento, Neuville já estava um pouco resignado face às expetativas: “Não quero forçar nada, vou conduzir ao nosso próprio ritmo. Se os tempos não aparecerem, continuaremos a trabalhar e a aprender para estar melhor em 2026. Já na Alemanha estávamos apenas a testar coisas diferentes, e faremos o mesmo aqui”.
Quando questionado sobre as suas previsões para o top três da prova, o belga foi direto: “Não faço ideia, e honestamente, não me importa muito. Se eu não estiver lá, não fico muito interessado”.
Ou seja, ainda o rali não tinha começado, já as coisas não estavam muito bem.
Na verdade, a realidade mostrou-se ainda bem mais dura. Além de Neuville, Adrien Fourmaux também foi forçado ao abandono no domingo após danificar severamente o seu carro em condições molhadas, perdendo até a porta do passageiro. Para uma equipa que aspirava a manter a competitividade no campeonato, o Japão representou um fim de semana desastroso, particularmente contrastado com a demonstração de força da Toyota, que conquistou um pódio 100% seu. Tudo junto, não estão nada bem as coisas para os lados da Hyundai.
FOTOS @World
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




