Ex-piloto de F1 vende um dos piores Ferrari
Por Pedro Junceiro
O ex-piloto de Fórmula 1 Jean Alesi prepara-se para vender peça importante da coleção privada de automóveis, mas que tem o estatuto muito pouco honroso de ser apresentado como um dos piores monolugares de sempre da Scuderia Ferrari na categoria-rainha do desporto automóvel. Trata-se do F92 A com que competiu no Mundial de 1992. O leilão a cargo da Artcurial Motorcars encontra-se marcado para janeiro de 2026.
Como sempre acontece, cada monolugar novo da Ferrari é um símbolo de em ambição e otimismo. O F92 A não foi exceção. Concebido por Jean-Claude Migeot, este monolugar surpreendeu pelo pioneirismo aerodinâmico do fundo duplo, adotado depois de resultados ótimos durante as baterias de testes cumpridas em túnel de vento.
Porém, a realidade foi muito diferente e, durante a temporada, o monolugar, à debilidade aerodinâmica, somou a falta de fiabilidade, combinação na origem de temporada horrível para a Scuderia – apenas dois pódios em 16 grandes prémios, ambos por Jean Alesi (terceiro em Espanha e no Canadá. Pior sorte teve o companheiro de equipa do francês, a esperança italiana Ivan Capelli. que somou apenas três pontos nas primeiras 14 corridas do Mundial e acabou substituído pelo compatriota Nicola Larini (zero pontos nas duas rondas finais do campeonato…).
Apesar do palmarés “desbotado”, Jean Alesi recebe da Scuderia o chassis #136, que mantém até hoje todos os componentes originais, incluindo o V12 3.5 com mais de 750 cv. Mas, a 27 de janeiro de 2026, o F92 A encontrar-se-á entre os 65 Fórmula 1 que a Artcurial Motorcars apresentará em leilão, em Paris, França. Atualmente, o monolugar encontra-se no ginásio do ex-piloto, em Avignon.
Apesar de não ter o “pedigree” vitorioso de outros Ferrari, por pertencer a Alesi e representar uma era particular de liberdade técnica e tecnológica na Fórmula 1, explicam o impacto gerado por esta notícia, com muitos colecionados “empenhados” na compra do F92 A.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






Canam
21 Outubro, 2025 at 19:09
Este monolugar tinha soluções aerodinâmicas singulares como o duplo fundo e as entradas de ar laterais fora do fluxo que corre a carroceria. Isto vem dos aviões nomeadamente de um caça bombardeiro dos anos 70 BA Bucaneer. Na F1 não resultou e o carro não ganhou nenhum GP. Os pilotos, principalmente o Ivan Capelli e o Larini também não eram grande coisa. O Alesi apenas ganhou 1 GP.