Gonçalo Guerreiro brilha no CPTT e também… “O que eu realmente gostava era vencer o Dakar”
Gonçalo Guerreiro, a brilhar no Campeonato Português de Todo-o-Terreno (CPTT) com três vitórias na geral e liderança na sua categoria, não esconde a ambição maior: “O que eu realmente gostava era vencer o Dakar”. Depois de um Dakar de sucesso, onde alcançou o segundo lugar na sua categoria, o piloto português prepara-se para o futuro com a esperança de um dia chegar ao topo da mítica prova.
Veja a entrevista com Gonçalo Guerreiro…
Balanço do Campeonato
Gonçalo, estamos hoje aqui com a Dacia, tiveste pela frente um dia diferente, de fazer um bocadinho de trabalho de fazer uns co-drives e rodar um pouco. Mas vamos conversar um bocadinho sobre o campeonato em Portugal, que está a correr de uma forma excelente: “Sim! Este ano está a correr bem, já vamos com três vitórias na classificação geral, portanto, três corridas vencidas, é bastante importante, na categoria também assumimos a liderança, com alguma vantagem, portanto, está a correr bastante bem, tanto na categoria como na geral. Ainda temos três provas importantes pela frente para o fim do campeonato, mas para já tudo muito bem…”
Expectativas para a Época
Imaginavas, no início do ano, que te poderia correr a época assim?
“Imaginava porque o ano passado foi o início e sofremos com algumas coisas, com algumas más decisões e outras coisas, não más decisões, mas coisas que acontecem, mas vimos que tínhamos potencial no carro. Eu evoluí bastante, também com este carro, e este ano conseguimos limar as arestas e, portanto, assumir a liderança para já é importante, e eu sabia que era possível, mas claro, temos que nos lembrar que o João Ferreira esteve ausente nesta última corrida, portanto, tudo isso faz diferença, mas enfim, é o que é…”
T3 vs T4
O teu objetivo no início do ano era olhar para o campeonato T4. O facto também dos T4 estarem a andar à frente dos T3, tens uma explicação? É que muita gente tem a ideia que o T3, supostamente, serão mais competitivos. O que é que está a acontecer?
“Os T3 são mais competitivos, quem diz o contrário, não sabe aquilo que está a dizer. Portanto o T3 é um carro mais competitivo, mas se calhar só tens um ou outro piloto a destacar-se. Portanto, tem a ver com o piloto, mas também com o tipo de carro, e tipo de preparação. Obviamente, só tenho coisas boas a dizer sobre a minha equipa, porque realmente estamos a fazer um trabalho fantástico, mas não é só piloto. É também a equipa, é também carro, portanto, temos carros da categoria T3, que obviamente são mais potentes que o nosso, e fazem melhores tempos e são mais leves, mas ao fim e ao cabo, eu acho que nós estamos a ser bem-sucedidos, porque estamos a fazer uma estratégia porreira, a equipa está organizada, e as coisas estão a correr bem…”
Diferenças entre T3 e T4
Consegues-me explicar assim sucintamente, as diferenças entre o T3 e o T4?
“É muito simples. O T3 é um carro mais leve, portanto, curva melhor, é mais rápido. Tem mais potência, portanto, faz mais velocidade máxima, e por exemplo, o Tiago Reis, que é um piloto de renome no campeonato nacional, e o Miguel Barbosa também, têm mostrado que o Taurus da categoria T3 é o carro mais competitivo, e mais competitivo com T4, obviamente simplesmente tivemos, talvez alguma sorte, e boas decisões que nos levaram para a frente. Eu acho que tudo passa pelo piloto, equipa e decisão. Tomamos boas decisões, boas estratégias, uma corrida é tudo, uma corrida é um escape, é um pneu, há coisas que eu não vou estar aqui a detalhar, mas eu acho que é isso, é que nós trabalhamos tanto no ano passado para poder este ano, colher os frutos. O ano passado, não colhemos os frutos porque optámos, por exemplo, não fazer uma corrida e, se calhar, tínhamos sido campeões, não tirando mérito a quem foi, obviamente. Foi e é merecido, mas nós focámos-nos, noutras coisas foquei-me em mim também e a equipa apoiou nisso, portanto, este ano estamos a colher frutos de um carro super competitivo e um carro super fiável, portanto, eu acho que passa por aí.”
Dakar
Já este ano já fizeste um grande Dakar, portanto, essa parte da tua carreira também está a evoluir…
“Graças a Deus, tive uma grande oportunidade que sou muito honrado por tê-la tido, e espero tê-la novamente. Mas eu acho que tem a ver com o trabalho, tem a ver com o trabalho, e ter estado na altura e na hora certa.”
Já estás, obviamente, também a preparar-te para o próximo Dakar, de preferência, para fazer ainda melhor…
“Deus queira! O que eu realmente gostava era vencer o Dakar. Foi uma das minhas expectativas, mas num primeiro Dakar, não podes ser assim tão expectante. Eu e ao fim ao cabo sonhei, concretizei, não venci, mas estive perto, entre aspas, fiquei em segundo na categoria, o que é ótimo. Agora claro, tenho a expectativa de um dia vencer o Dakar, mas sei que é muito difícil.”
Futuro na Carreira
Obviamente, tens que olhar para a tua carreira para o que é agora, vês-te um dia, no futuro, andar lá em cima, com as T1+ no Dakar?
“Não gosto muito de falar muito sobre mim, sobre aquilo que eu sou, ou não sou. Espero ter essa oportunidade, Deus queira! Vamos ver.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






