F1, Franco Colapinto substitui Jack Doohan na Alpine: aposta na rotação de pilotos
Há mudança de rumo na Alpine, Franco Colapinto substitui Jack Doohan e tem cinco corridas para provas que merece ficar com o lugar em definitivo.
A Alpine confirmou que o argentino Franco Colapinto vai substituir Jack Doohan nas próximas cinco corridas do Mundial de Fórmula 1, começando já no Grande Prémio da Emília-Romagna. A decisão faz parte de uma estratégia agora assumida de rotação de pilotos, e tem como objetivo, avaliar melhor o line-up da equipa no que o piloto ao lado de Pierre Gasly diz respeito.
Esta mudança ocorre após a saída inesperada do chefe de equipa Oliver Oakes, cujas funções passam agora a ser temporariamente assumidas pelo conselheiro executivo Flavio Briatore. A equipa sublinhou que Doohan continua a ser parte integrante do projeto e assumirá o papel de piloto de reserva durante este período.
Doohan, promovido a titular ainda em 2024 após a saída de Esteban Ocon, tem enfrentado dificuldades no seu primeiro ano como piloto efetivo, sem conseguir acompanhar – sequer de perto – o ritmo de Gasly.
O seu desempenho foi particularmente criticado após o abandono na primeira volta em Miami, devido a uma colisão com Liam Lawson, além de outros incidentes, como o acidente nos treinos em Suzuka.
Por outro lado, Colapinto impressionou na segunda metade de 2024 ao substituir Logan Sargeant na Williams, somando pontos no Azerbaijão e em Austin. Apesar de alguns acidentes em São Paulo e Las Vegas, o argentino conquistou a confiança da Alpine e agora terá a sua grande oportunidade. “Quero agradecer à equipa por me dar esta oportunidade de competir nas próximas cinco corridas”, afirmou Colapinto. “Tenho trabalhado muito com o programa de testes e simulador em Enstone e farei o meu melhor para me adaptar rapidamente e obter bons resultados ao lado do Pierre.”
Já Jack Doohan reagiu com maturidade à decisão: “Orgulho-me de ter alcançado o sonho de ser piloto de F1. Esta pausa é difícil de aceitar, claro, porque quero competir, mas respeito a decisão e continuarei a trabalhar para ajudar a equipa. Temos objetivos a longo prazo e estou focado em alcançá-los.”
Por fim, Flavio Briatore explicou a rotação: “Analisámos o início da temporada e decidimos testar o Franco nas próximas cinco corridas. Com o nível atual da competição e o progresso do carro, esta avaliação completa dos nossos pilotos é essencial para maximizar os nossos objetivos para 2026. Jack tem sido profissional e continuará a contar com o nosso apoio.” A situação será reavaliada após o Grande Prémio da Grã-Bretanha, em julho.
Como se percebe, as coisas na equipa andam um pouco turbulentas, ainda mais com a recente saída abrupta de Oli Oakes, chefe de equipa da Alpine F1, que se demitiu inesperadamente na véspera do anúncio da chegada de Franco Colapinto. A posição de Doohan era incerta há meses, culminando na sua saída após apenas seis corridas.
Era quase certa, já há algum tempo a ‘promoção’ de Franco Colapinto e nota-se aqui claramente a influência de Flavio Briatore, sendo com grande dose de certeza a força motriz por trás destas mudanças. Só isso explicaria a saída de Oliver Oakes.
Por outro lado, não é de excluir que a decisão deverá ter muito a ver com aspetos financeiros, pois os patrocínios de Colapinto devem ter dado bom empurrão… à decisão!
Agora é a vez de Colapinto provar o seu valor, e claramente o argentino estará mais pressionado agora do que esteve o ano passado na sua primeira experiência na F1 com a Williams.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







Pity
7 Maio, 2025 at 11:25
Briatore inspirado em 94, quando alternou Jos Verstappen com JJ Letho, ao lado de Schumacher? Não deu resultado para nenhum dos dois.
jo baue
7 Maio, 2025 at 19:53
Foi entre o Jos e o Herbert.
O J J Lehto teve um acidente na pré- época, e quando voltou não estava em condições de pilotar normalmente.
Pity
7 Maio, 2025 at 22:28
Tinha ideia que o Herbert só tinha entrado em 95, mas sim, fez duas corridas.
...
8 Maio, 2025 at 8:41
De facto foi maioritáriamente entre JJ Lehto e J Verstappen como muito bem você disse! O finlandês fez 6 provas na Benetton e Herbert apenas 2.
jo baue
8 Maio, 2025 at 11:24
Exactamente. O Briatore substituiu o JJ Lehto pelo Herbert pela mesma razão da troca agora do Doohan – Colapinto .
Contrariamente à troca do finlandês pelo Vetstappen (2 vezes), que só existiu por causa das lesões causadas pelo acidente do primeiro. Nada a ver com a entrada do Colapinto
jo baue
9 Maio, 2025 at 0:10
( cont.) como se pode constatar oelas palavras do próprio J J Lehto:
“but my neck was really weak because they’d cut through all the muscles in the operation. I had no feeling in my fingers and toes but was terrified of losing my seat. Trying to get back quickly was a mistake, but I thought I had no choice”(…)
“When I came back I was sick and in pain; Flavio didn’t give me any testing, so I can’t say the car was so different I couldn’t drive it. Truth is, I never got the chance. I did some races after the accident but was in so much pain I couldn’t drive.”
...
8 Maio, 2025 at 16:09
Pity, apenas para rematar que Lehto só foi substituído por lesão no início da época, facto é que quando voltou não andou bem e foi substituído por Verstappen, mais por falta de andamento que por outra coisa. Quando Schumacher ficou de fora (Itália e Portugal) Lehto foi o seu substituto, o finlandês guiou ainda pela Sauber nos GP´s do Japão e Austrália.
Scirocco
7 Maio, 2025 at 11:32
Esperemos que esteja menos impulsivo, pois a conta na Williams foi grande. Quanto á manobra parece ser mais ou menos claro que Doohan vai ter problemas na sua readmissão.
jo baue
7 Maio, 2025 at 14:51
https://www.youtube.com/watch?v=a4DvykxXbXk
” Comentários desactivados”, e é melhor assim.
...
7 Maio, 2025 at 16:17
Doohan tinha os dias contados! Verdade seja dita pouco mostrou, talvez seja um slow burner (tipo Sainz), de qualquer modo merecia mais tempo para mostrar o que vale. Por outro lado, gosto de ver Colapinto de volta.