WRC, Rali do México, PE5: Boa luta de Esapekka Lappi e Sébastien Ogier
No final da manhã do primeiro dia completo do Rali do México, Ott Tänak/Martin Järveoja atrasaram-se muito com problemas no Ford Puma Rally1, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) sairam de estrada e caíram num barranco ficando vários metros abaixo do nível da estrada, sendo que na frente Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) e Sebastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) rodam muito juntos com vantagem de 1.4s para o finlandês da Hyundai.
Num troço marcado pelo acidente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) que saíram de estrada ao Km 8,4 km depois do piloto perder o controlo do seu carro, deslizando na estrada até um barranco com alguns metros de altura, caindo no ‘buraco’. Ninguém se aleijou, mas o dia terminou para eles.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) venceram mais uma especial, bateram Sebastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) por 0.6s e com isso lideram o rali com 1.4s de avanço para a dupla francesa.
Para Lappi: “Tenho de estar satisfeito com isto. O Seb já ganhou este rali tantas vezes e estamos a conseguir igualar o seu ritmo, pelo que tenho de estar muito satisfeito com isso. A condução nunca é perfeita e houve alguns locais onde perdi alguns décimos aqui e ali. Há espaço para melhorias, por isso vamos tentar fazer isso à tarde”.
Sebastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) estão bem na luta, a ordem na estrada ajuda mas estão a andar o que se esperava: “quinto lugar na estrada esta manhã e é muito melhor do que ser o primeiro! A única coisa é que, por vezes, com as rochas, é preciso ter cuidado. Estou apenas a concentrar-me numa condução limpa”.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) são terceiros, 0.6s na frente de Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), numa boa luta Toyota/Hyundai, pelo terceiro lugar, tal e qual está a suceder pela liderança: “Foi muito bom. A última parte da descida foi particularmente escorregadia, com algum cascalho solto no topo, mas foi bom”, disse Evans.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) ganharam nesta especial uma posição a Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1): “Não foi uma boa manhã para nós. A condução foi muito boa, mas fomos apanhados por uma grande lomba na estrada que não estava lá nos reconhecimentos e com isso perdemos o sistema híbrido, por isso tivemos dificuldades em todas as subidas”.
Já para Rovanpera: “este troço foi um pouco melhor. Há muita limpeza para nós e eu acertei em alguma coisa e perdemos o sistema híbrido no troço”.
Quanto a Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) resumem-se a rodar e tentar chegar à assistência onde terão de substituir o turbocompressor: “Não há nada que eu possa fazer aqui”.
FOTOS @World/André Lavadinho
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI