Fórmula 1: Stefano Domenicali convicto que novos construtores vêm para ficar
Os responsáveis da Fórmula 1 estão confiantes de que a competição rainha do desporto automóvel deixou para trás os ciclos de ‘altos e baixos’ que passou anteriormente e que os novos fabricantes de automóveis que já confirmaram ou estão em vias de confirmar estão para ficar durante muitos anos.
Com a aprovação dos novos regulamentos sobre as unidades motrizes, assim como o crescimento que a Fórmula 1 tem tido em mercados-alvo e grupos etários preferenciais dos fabricantes automóveis, o interesse na entrada na competição tem aumentado entre grandes marcas mundiais do setor. A Fórmula 1 já assistiu a muitas entradas de marcas, algumas que desistiram dos seus programas competitivos em poucos anos e não precisamos de recuar muito no tempo. A Honda fez isso recentemente.
Stefano Domenicali e o Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem estão confiantes em conseguir manter os novos interessados na competição, como a Audi e a Porsche, durante muito tempo.
“Na história da Fórmula 1, vimos equipas a entrarem e saírem, fabricantes entrarem e saírem”, disse o CEO da Fórmula 1, Domenicali. “Mas a beleza da decisão que tomamos juntos é que estamos completamente convencidos de que são tecnicamente as pessoas certas. Isso permitirá ter e mantermos as equipas e os fabricantes dentro do projeto do ponto de vista tecnológico, do ponto de vista da sustentabilidade e do ponto de vista económico”.
O presidente da FIA acrescenta que o esforço para melhorar as regras, tanto para os fabricantes de motores envolvidos atualmente como para os que estão em vias de entrar na Fórmula 1. “Estou confiante de que os fabricantes serão sustentáveis, porque investimos muito nisso. As negociações foram sobre as horas em banco de testes, o limite de custos, tudo. Garantimos que ambos os lados – existentes e novos fabricantes – têm uma oportunidade. Nós resolvemos isso com todos os envolvidos, por isso estou confiante que vão manter-se. Não é apenas um projeto temporário”.
Mohammed ben Sulayem salientou ainda que tem a certeza que “se não tivéssemos alterado nada, não teríamos dado às novas equipas a oportunidade de entrarem” na Fórmula 1.
Só com o tempo é que vamos confirmar as opiniões de Domenicali e Ben Sulayem, mas a verdade é que a Fórmula 1 tem sabido adequar-se aos novos interesses do público e atraído o interesse do setor automóvel, ao contrário de outros campeonatos do Mundo FIA.