F1, Daniel Ricciardo pede $21 milhões à McLaren para rescindir contrato
Daniel Ricciardo está alegadamente à procura de uma larga quantia de dinheiro para terminar o seu contrato mais cedo que o previsto com a McLaren.
O Speedcafe.com informa que Ricciardo está à procura de um pagamento de 21 milhões de dólares (20,5 milhões de euros) para terminar o seu vínculo com a equipa de Woking, no final desta época.
Ricciardo juntou-se à McLaren no início do ano passado num acordo de três temporadas, onde aufere cerca de 15 milhões de euros por época, no entanto, o piloto australiano tem tido um desempenho bastante inferior ao que era esperado, comparando o seu ritmo ao do seu jovem colega de equipa, Lando Norris.
A McLaren está, portanto, interessada em contratar o campeão de Fórmula 2 Oscar Piastri, para formar dupla com Lando Norris no próximo ano, depois do jovem de 21 anos ter negado acordo com a Alpine, dizendo que não iria competir pela equipa francesa na próxima época.
O Speedcafe.com relata também que, caso Ricciardo assinasse com outra equipa na grelha em 2023, teria de reembolsar a McLaren o valor do salário que iria receber nesse mesmo ano, reduzindo assim o ‘prejuízo’ da equipa britânica ao consumar a rescisão de contrato.
Ricciardo tem sido ligado a um regresso à Alpine, depois de ter competido pela equipa durante as épocas de 2019 e 2020, na altura ainda com o nome ‘Renault’.
O chefe de equipa da Alpine, Otmar Szafnauer, já afirmou, no entanto, que vai seguir com o caso de Piastri para o Supremo Tribunal.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






Danny Ric Fan Club
9 Agosto, 2022 at 15:10
Deve ser doloroso, pagar 21 milhões para se livrarem de um trambolho…
Pedro Vasco
9 Agosto, 2022 at 15:39
Trambolho??? Deves ser um expert em dizer asneiras da F1…
Danny Ric Fan Club
9 Agosto, 2022 at 17:09
Sabe uma coisa? Já estou um bocadinho farto das suas respostas, sempre ofensivas e acintosas (vá ao dicionário!). Talvez no seu Brasil bolsonariano seja mal visto alguém se exprimir livremente, mas eu tenho orgulho em viver num país onde existe liberdade de expressão. Se se sente mal com isto, comente em sites brasileiros e deixe-nos em paz.
Mais: acho que você é um frustrado que se vinga das suas frustrações insultando pessoas ad hominem na Internet, sabendo que não lhe vão partir a cara como provavelmente merece. Sei que não adianta mostrar-lhe o que você realmente é, e que vai continuar a ter esses modos, mas – como se diz por aí – se enxergue.
Pedro Vasco
9 Agosto, 2022 at 17:18
As respostas ofensivas são suas não minhas … E eu tenho o direito de me manisfestar contra o seu vocabulário… Chamar trambolho a um piloto e o quê??? Se estás farto calas-te ou não digas asneiras, ao vivo e a cores é quando quiseres, tu é que vens para aqui com uma postura arrogante e frustrado és tu… Pará de beber água das sanitas pah estás a ficar atroficado…ahahhahahahaha
Danny Ric Fan Club
9 Agosto, 2022 at 17:25
«Atroficado»… que idiota!
Pedro Vasco
10 Agosto, 2022 at 11:10
Quer dizer chamas trambolho a um grande piloto eu digo que és um expert em dizer asneiras e eu é que ando a insultar??? Não jogas com o baralho todo, tem o intestino grosso ligado ao cérebro??? Não tens o minimo de senso comum e sem educação , pena que esta discussão não seja ao vivo , ui ui ui ui ui ui ui adorava …Piavas fininho …Tu é ooutros e´q ue passam a vida a insultar e com opiniões dúbias e sem nexo e depreciativas… Dou-te a morada e nome se quiseres me conhecer ao vivo …Tenho todo o prazer…
Pedro Vasco
10 Agosto, 2022 at 11:11
Quer dizer chamas trambolho a um grande piloto eu digo que és um expert em dizer asneiras e eu é que ando a insultar??? Não jogas com o baralho todo, tem o intestino grosso ligado ao cérebro??? Não tens o minimo de senso comum e sem educação , pena que esta discussão não seja ao vivo , ui ui ui ui ui ui ui adorava …Piavas fininho …Tu é outros é que passam a vida a insultar e com opiniões dúbias e sem nexo e depreciativas… Dou-te a morada e nome se quiseres me conhecer ao vivo …Tenho todo o prazer…
NOTEAM1 NOTEAM1
10 Agosto, 2022 at 9:44
Saiu o maluquinho do armário outra vez…
Lagafe
9 Agosto, 2022 at 18:57
O colega Dannyric tem um ódio visível e reconhecido contra o Ricciardo, no entanto sou obrigado a concordar que de momento tem razão. E não é normal. Vi boas perfonrmances do DR na Red Bull, o segundo ano na Renault também foi interessante mas na Mclaren está a ser um desastre. Ou um trambolho. E mesmo o ano passado só foi salvo por Monza que em boa verdade teria ficado muito melhor ao Norris.
Ao contrário do Dannyric eu penso que o Ricciardo tem valor e por isso já deveria ter saído ou negociado com outra equipa, a cada corrida afunda-se mais e perde valor de mercado.
O ideal seria uma troca entre a Alpine e a Mclaren mas é necessãrio entender se esta foi mais inteligente que a Alpine na gestão de contratos.
Pedro Vasco
10 Agosto, 2022 at 11:17
Todos nós sabemos que o Ricci é um excelente piloto que não está a conseguir ter um carro ao seu estilo e os resultados não estão aparecer, isto é exequivel , agora chamar trambolho é no minimo estupido e depreciativo e indica a falta de nivel de quem profere este tipo de vocabulário… Dúvidas ??? nenhumas…
Lagafe
10 Agosto, 2022 at 13:15
Usando directamente a tradução do priberiam.
trambolho -. [Informal, Figurado] Aquilo que não tem utilidade; aquilo que atrapalha ou incomoda. = EMBARAÇO, EMPECILHO
[Informal, Depreciativo] Pessoa considerada de pouco valor.
Sim é depreciativo mas não é estúpido nem insultuoso. É até muito adequado ao momento actual do DR. Gostemos ou não.
Thor
10 Agosto, 2022 at 14:23
Já o termo ódio que refere e que usa para descrever o que o “outro” sente pelo piloto é bem esclarecedor do tipo de pessoa…
Há muita linguagem que devia ser banida e pessoas também.
Dúvidas sobre isso? Zero!
Pedro Vasco
10 Agosto, 2022 at 15:55
òbvio que é depreciativo e insultuoso e estúpido porque Ricci não é nada disso, Se está a ser pouco útil? sim está !… Mais nada…Neste caso pode-se usar um adjectivo mais elegante e querer dizer o mesmo, a conotação que se dá a “trambolho” é muito mais negativa do ue vem no dicionário…
Lagafe
10 Agosto, 2022 at 22:20
Tu prórpio confirmas que não é estúpido quando dizes que tem sido pouco útil. No fundo é um problema teu com a conotação da palavra trambolho. Eu não a vejo nesse sentido. E até gosto do DR mas admito que foi bem aplicada e inteiramente justa.
Outra coisa à parte é a tua relação com esse forista em particular e do qual eu também não nutro qualquer simpatia.
Pedro Vasco
11 Agosto, 2022 at 11:01
Caro amigo não nutro qualquer simpatia pelo dito cujo pela forma que expôe os assuntos e o vocabulário banal e sem classe e qualidade … E muitos que vem para aqui insultar e falal de tudo menos de f1…
Não me chateies
10 Agosto, 2022 at 10:07
Tantos votos positivos para um ataque pessoal, este é mesmo um site de merda. É tão mau que nem permite cancelar uma conta, já lhes pedi já tentei usar um nick ofensivo que devia dar expulsão imediata, mas não existe moderação nesta casa e depois ainda querem que pague por isto.
...
9 Agosto, 2022 at 15:50
WTF? A ser verdade, devia ser ao contrário! Ricciardo é uma sombra do piloto que era e não tem justificado nem de longe nem de perto o salário que recebe, isto para não falar no dinheiro que a equipa perdeu no ano passado e perderá este ano por não estar melhor classificada na tabela de construtores devido aos fracos resultados de DR. Posto isto, gostava de ver um acordo entre a equipa e o australiano para a IndyCar, onde acho que DR podia fazer boa figura, embora, e segundo o que se foi vendo, nem para isso Zak Brown o quererá.
Pity
9 Agosto, 2022 at 17:50
Quem não sabe ser caixeiro, fecha a loja. Neste caso, o “caixeiro” foi a McLaren, que fez um contrato em que não acautelou os seus interesses, ao contrário do Ricciardo, que ficou com a faca e o queijo na mão.
Claro que não esperavam um desempenho tão fraco do Ricciardo mas, agora, aguentem.
Pedro Vasco
10 Agosto, 2022 at 11:33
Concordo contigo…A MCL também não lhe dá um carro ao seu estilo de condução por isso não tem maior rendimento… Os contratos são para se cumprir.
Lagafe
10 Agosto, 2022 at 22:26
Os bons pilotos sabem adaptar-se aos carros. O Norris que o diga e até o Sainz que sempre bateu o inglês.
Pedro Vasco
11 Agosto, 2022 at 11:06
Não te esqueças que o Norris evolui se fosse agora não sei so o Sainz o batia… Os pilotos fazem afinações consuante o seu estilo de condução , as trajetórias, os tempos de travagem etc… Por vezes não é possivel afinares o carro ao teu estilo de condução dai não tiras o maior partido… O Ricci na Alpine teve este problema no primeiro ano, depois no segundo ano melhorou porque conseguiu meter o carro ao seu estilo…
jo baue
9 Agosto, 2022 at 17:52
“O chefe de equipa da Alpine, Otmar Szafnauer, já afirmou, no entanto, que vai seguir com o caso de Piastri para o Supremo Tribunal”.
Pois cá está! Para quem achava que isto era uma birrinha ou uma raivinha pessoal do Otmar ou doutro igual, e eles que fossem chatear para outra freguesia…. Claramente está em questão o futuro das academias ou dos programas para juniores, existem Conselhos de Administração a quem prestar contas, e estes a que propósito vão continuar a destinar verbas de milhões para formar pilotos que ao fim de 3,4, 5 anos fazem isto causando tantos danos patrimoniais e morais ?
E assim, a somar aos milhões ao DR poderá ainda haver uma indemnização à “Alpine”.
Possível saída: O honey badger empochava os milhões e fazia 1 ano sabático a surfar na ericeira. E a Alpine/Renault recuperava e promovia o lusitano Victor Martins que vai tão bem em 1º ex aequo na F3. Calma, just kidding
P.s: É de lembrar que os litígios que chegam aos tribunais podem terminar por acordo. Caso, por exemplo, da acção cível da Ferrari contra a McLaren no spygate.
Lagafe
9 Agosto, 2022 at 22:56
O autosport revista menciona que o orgão máximo de decisão é o Conselho de Reconhecimento de contratos da FIA e que a Mclaren até já teria obtido aprovação do mesmo. Ignoro a qualidade da informação.
As academias não estão em jogo. É como no futebol. O Francisco Conceição também saiu por má gestão do FCP e não é por isso que acabam as camadas jovens.
jo baue
10 Agosto, 2022 at 12:17
“Órgão máximo de decisão”? O que é que significa isso?
E quem diz que não está também depositado nesse CRB um contrato mais antigo assinado pelo Piastri com a “Alpine” , e válido até 31.12? Mais: E quem garante que ele não celebrou um contrato, não com a Alpine F1 team mas com a Alpine Academy, e nesse caso nem sequer terá que estar registado nesse “Conselho”?
È comparável com o futebol? Está estrangulado o acesso à equipa principal aos jogadores da formação? Dá ideia que não.
Cada um tem a sua opinião. Achas que se resume a má gestão, mas há outros que acham que houve marosca, e, repetindo, só o timing dos anúncios já é um forte indício e não uma simples divagação típica do mês de agosto.
Lagafe
10 Agosto, 2022 at 23:31
Recomendo a leitura do artigo da autosport para entender o contexto.
Com conceitos distintos é evidente que no futebol passa o mesmo. Quantos vezes os jovens rodam em clubes miseráveis porque fizeram formação nos grandes e não tem lugar? É só ver o caso que mencionei ou o caso específico dos GRs.
Se houve conivência nos timmings dos anúncios foi porque alguém permitiu isso. Em qualquer empresa, na gestão de um contrato ou seguro não deixas vencer prazos e ficar a descoberto. É elementar.
Se o Piastri tem mais que um contrato isso é um problema dele. Já se passou algo similar com o Button e com o Alesi. E já agora no futebol também. O Figo foi para o Barcelona porque assinou dois contratos em Itália.
jo baue
11 Agosto, 2022 at 12:57
“Em qualquer empresa, na gestão de um contrato ou seguro não deixas vencer prazos e ficar a descoberto. É elementar.” Aplica-se ao caso concreto da Alpine ? Porque será que um dos directores da marca invoca publicamente que não irá prescindir de uma indemnização (por danos patrimoniais e não patrimoniais) ? Leviandade? Veremos como termina o folhetim.
Qual artigo? Aquele sobre o funcionamento do CRB? Smo tem erros e lacunas que induzem em erro.
Lagafe
11 Agosto, 2022 at 14:56
Claro que se aplica. A renegociação do Alonso deveria ter terminado a meio de julho no máximo. Fosse em sentido positivo ou negativo. Estender além disso é incompetência.
Assim como a futura equipa do Piastri deve ter feito uma gestão de riscos previa à redação do contrato. Exemplo: “o contrato é nulo caso haja qualquer contrato anterior válido.”
Há muitas formas de gerir esse tipo de riscos. Se não o fez também são incompetentes.
Os directores da Alpine não tem outro remédio que fazer esse tipo de declarações. Qualquer que seja o destino final vão sempre tentar construir uma narrativa que proteja o seu lugar. Tipicamente futebolístico.
O título do artigo é “Mclaren deverá substituir DR por Piastri” e baseia-se no racingnews365.
Pity
9 Agosto, 2022 at 18:05
Eu gostaria de saber é onde uma equipa que teve de vender a sede por estar sem dinheiro, de repente, arranja dinheiro para estar em todas as competições, contratar dezenas de pilotos, e arriscar-se a pagar indemnizações chorudas. Terão descoberto alguma mina de ouro?
jo baue
9 Agosto, 2022 at 18:16
Só faltou irem para a Premier League e comprar o Chelsea
Fast Turtle
10 Agosto, 2022 at 0:56
Na altura fiz varios comments sobre isso.
Ja nao me lembro bem mas no espaco de um ano e tal entraram nas contas da mclaren mais de 500 milhoes de euros e ainda andaram a chorar por mais, ate queriam que o governo britanico lhes desse dinheiro tambem.
Lagafe
10 Agosto, 2022 at 23:34
É de esperar que o contrato do Piastri tenha algumas limilitações ou condicionantes.
Lisboa
9 Agosto, 2022 at 20:09
Esta novela, literalmente australiana, tem apenas 2 possíveis desfechos;
– Ambos os pilotos ficam onde estão e ambos vão ter uma péssima temporada, ao Ricciardo não será partilhada informação vital no desenvolvimento e afinação do carro, assim como está a acontecer ao Pato na Indy e o australiano vai ter uma época terrível ao ponto de não pontuar e inclusive perder um contrato com outras equipas para 2024, enquanto na Alpine, a equipa francesa terá um piloto contrariado ao volante, que provavelmente também não se irá esforçar assim tanto. Esta situação não é nadinha vantajosa tanto para o #3 como para a Alpine.
– A outra solução, claramente mais pacífica, é simplesmente haver a troca de pilotos, assim como já houve troca de motores entre a McLaren e a Toro Rosso.
Está não é a primeira vez que a McLaren se mete em aventuras com contratos de pilotos supostamente “presos” a outras equipas, em 1994 tiveram a mesma novela com o David Coulthard e a Williams, com o tribunal a confirmar que o piloto escocês tinha mesmo um contrato a Williams.
Não me chateies
10 Agosto, 2022 at 10:18
Não é o Pato (este é da McLaren) mas sim o Palou (este da Chip Ganassi e tentou ir para a McLaren) a quem está ser negada informação.
Lisboa
10 Agosto, 2022 at 10:34
Sim, tem razão. É o Palou.
A McLaren já tem tantos pilotos sobre contrato, que a malta já os baralha.
NOTEAM1 NOTEAM1
10 Agosto, 2022 at 10:01
Continuar com o Ricciardo pode continuar a significar ainda mais prejuízo, caso a equipa continue a falhar nos constructores.
No ano passado podiam ter terminado em 3º e acabaram em 4º.
Esta época podiam terminar em 4º, mas se calhar vão acabar em 5º.
É como diz o outro, “é fazer as contas…”
Sou fã do piloto australiano, mas na Mclaren, com quase dois anos de trabalho conjunto, nada resultou e não adianta prolongar a agonia.
Caberá ao Ricciardo convencer a Alpine de que ainda é o piloto certo para a equipa francesa.
Não me chateies
10 Agosto, 2022 at 10:23
O Melhor será as partes chegarem a acordo, a McLaren paga a diferença de salários na Alpine durante o 1º ano. É melhor que ganhar muito dinheiro e ficar um ano pendurado, se já está em má forma em 2024 o mais provável é ninguém o querer.