WRC, Rali da Finlândia, PE19: Mais uma luta fantástica entre Ott Tanak e Kalle Rovanpera

Por a 7 Agosto 2022 07:32

Depois de terem terminado o terceiro dia de prova com 8.4s de avanço para os segundos classificados, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) venceram a primeira especial do dia a dilataram o avanço para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), colocando-o a 10.3s, mais 1.9s do que no final do dia de ontem.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) rodam agora a 44.9s da frente, depois de terem terminado o dia de ontem a 35.2s, muito por causa de um pára-brisas danificado que abalou a confiança da Lappi, e a sua visão. Uma pedra na PE16 partiu o pára-brisas, reduzindo drasticamente a visibilidade. Com isso teve de ter muitas cautelas, e logicamente perdeu muito tempo.

Com isto, cedo perceberam que não iriam conseguir aguentar o ritmo dos dois da frente, Ott Tanak e Kalle Rovanpera, que nos vão novamente oferecer um último dia de prova muito intenso na luta pelo triunfo.

Depois do problema com um amortecedor no final do dia de ontem resultando de um forte impacto, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) distanciou-se bastante mais da frente e deixou de estar na luta, pelo que só lhe resta manter a posição até ao fim e tentar bons pontos na Power Stage.

Ott Tänak tem vindo a forçar o seu Hyundai i20 N aos seus limites, mantendo a sua posição à cabeça quando faltam apenas três troços.

As condições molhadas no início do dia de ontem não foram do agrado de Tänak, embora tenha chegado de volta à assistência numa posição ligeiramente mais confortável do que quando saiu logo pela manhã.

Estava mais confiante na segunda passagem, mais seca e mais exigente, e estabeleceu um ritmo semelhante com o líder do campeonato Kalle Rovanperä, que subiu na classificação para terminar o dia com apenas 8.4 segundos de atraso.

Vamos ver se os cinco triunfos em troço no dia de ontem, permitem a Rovanperä terminar na frente. Para já está a ter uma luta fantástica por parte de Tanak.

Entre o restante pelotão Hyundai, Thierry Neuville adaptou novos diferenciais ao carro durante a noite e desfrutou de um dia sem drama. O belga foi um solitário quinto, 45,8 segundos atrás de Evans, mas com 42,0 segundos na frente de Takamoto Katsuta, que perdeu tempo com uma série de piões.

A dupla M-Sport Ford, Gus Greensmith e Pierre-Louis Loubet estiveram numa batalha própria pelo sétimo lugar da geral, com Loubet a marcar o ritmo inicial antes de ser ultrapassado pelo seu colega dos Puma na PE17. A dupla iniciou a etapa final com apenas 4,2 segundos de diferença, mas Loubet esteve mal, queixou-se da falta de aderência de Greensmith distanciou-se. No WRC2, Teemu Suninen e Emil Lindholm estão separados por 11.1s.

Craig Breen foi a única vítima do dia de ontem, abandonando depois de ter feito mal uma trajetória sobre um salto de alta velocidade, colidindo com uma rocha que arrancou uma roda traseira do seu Puma.

Este dia final do domingo conta com dois troços, repetidos uma vez: Oittila (10,84km) e os grandes saltos de Ruuhimäki (11,12km)

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado