WRC: Ott Tanak vence Rali da Finlândia

Por a 4 Agosto 2019 12:36

Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC) vencem o Rali da Finlândia, somando o máximo de pontos possível, já que venceram também a PowerStage. O estónio ganha 18 pontos a Thierry Neuville (6º) e Sébastien Ogier (5º), passando a ter 22 pontos de avanço para Ogier e 25 para Neuville. A cinco provas do fim do campeonato, prepara-se para ser ele a ‘acabar’ com o reino dos Dom Sébastien, que dura desde 2004.

Sébastien Loeb foi Campeão nove vezes entre 2004 e 2012, e desde aí, Sébastien Ogier assegurou seis títulos, estando agora mais perto de passar o testemunho. Mas ainda falta muito para o final do WRC 2019 e tudo pode ainda acontecer.

De qualquer das formas, mais uma bela demonstração de classe por parte do estónio, que alcança na Finlândia a quarta vitória do ano.

Com o triunfo na PowerStage, Tanak assegurou a sua 200ª vitória em especiais, mais um marco na sua carreira.

Grande rali para Esapekka Lappi (Citroen C3 WRC), que repete o segundo lugar da Suécia, numa prova em que foi, de longe, sempre o melhor Citroën, alcançando um resultado merecido, numa prova que já venceu com a Toyota. Para ele deve saber-lhe quase como uma vitória: “Estou muito contente pela equipa, eles merecem muito isto. Não tenho sido capaz de lhes trazer resultados este ano e agora fui capaz de fazer algo de bom. Obrigado a todos!”

Jari-Matti Latvala/Miikka Antilla (Toyota Yaris WRC) foi terceiro, no que é o seu primeiro pódio desde a Austrália do ano passado, e claro, o seu melhor resultado do ano: “É um resultado importante, senti muita pressão”.Liderou boa parte da prova, mas um erro atirou-o para o segundo lugar, colocando-se depois à mercê de Lappi que aproveitou bem a oportunidade, passando-o na geral.

Bom quarto lugar para Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Hyundai i20 WRC), está finalmente a ligar-se bem com o carro, e já parece o ‘antigo’ Mikkelsen, que pode facilmente lutar por pódios: “Este quarto lugar significa muito para mim. Tem sido um rali difícil para nós no passado, por isso é muito bom agora ter conseguido decifrar o ‘código’ deste evento e ter uma grande sensação no carro. A equipa tem trabalhado arduamente nos últimos seis meses, e agora sinto-me como o meu ‘velho eu’ novamente.”

Quinto lugar para Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen C3 WRC), numa prova que não teve argumentos para mais: “Fiz tudo o que pude. Foi um rali difícil para nós, mas lutei com todas as forças que tínhamos, mas não estava no meu melhor ontem (sábado).

Sexto lugar para Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20WRC) este fim-de-semana, foi o melhor que se arranjou. Depois de ter começado mal a prova, nunca mais recuperou. Os testes que fez foi com chuva, portanto chegou ao evento e não tinha a afinação que precisava: “Fomos fazendo algumas melhorias com o carro, por isso é muito encorajador. Não estava com um bom ritmo na primeira etapa e depois disso fiz um grande esforço. Mas com a ordem e a limpeza da estrada não foi suficiente”.

Bom rali dos regressados Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 WRC), retornando ao WRC pela primeira vez desde o ano passado, agora com a Hyundai. Sétimo lugar na geral, tendo sido desapossado do sexto lugar para dar mais pontos a Neuville: “É fantástico, tenho que agradecer a muita gente. Eu estive num lugar muito ‘escuro’ por alguns meses, no ano passado mas agora as pessoas vieram para um resgate, e elas sabem quem são. É bom estar de volta a este nível novamente”, disse o piloto que apesar da longa paragem entrou muito bem na prova, e fez o suficiente para ter um resultado um pouco acima do que ‘diz’ esta classificação. De qualquer modo, ficou a certeza que o vamos ver mais vezes no futuro.

Este foi um fim de semana desapontante para a M-Sport/Ford. Temmu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) nunca conseguiu andar mais à frente, e esperava-se, sinceramente, mais do finlandês no rali da sua terra. Não foi claramente o fim-de-semana que Teemu Suninen esperava, e foi apenas oitavo na Finlândia: “É difícil avaliar porque não tive um cinco vezes campeão do mundo na minha equipa. Fui dois minutos mais rápido que o Gus, mas desta vez não foi suficiente e temos algum trabalho a fazer para os próximos ralis”, disse no final.

Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) estava a fazer o rali que se esperava, no fim dos restantes WRC, mas na PE21, entrou demasiado depressa numa curva à esquerda, ou percebeu mal a nota ou desconcentrou-se e saiu em frente, batendo com a frente do ford num árvores, ficando logo ali.

Mais info dentro de momentos

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado