Inscrições estão abertas para a Formação de Karting ACP 2018

Por a 4 Fevereiro 2018 17:01

Confirmando uma tradição já longa, o ACP leva a cabo a Formação de Karting ACP 2018, destinada a jovens entre os 7 e os 13 anos num evento que como habitualmente decorrerá no Kartódromo de Leiria, desta feita entre os dias 10 e 14 de julho.

Se a sua filha(o) estiver dentro dos limites de idade e condições previstas no regulamento, tem nesta formação uma oportunidade única para dar os primeiros passos na modalidade iniciante do desporto automóvel.

Os regulamentos estarão disponíveis em breve no ACP (sede e delegações) e no NDML – Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Não esqueça, o número de inscrições para a Formação de Karting ACP 2018 é limitado.

O mentor Pedro Abecasis

Há 19 anos que Pedro Abecasis é o responsável pela Formação de Karting ACP, iniciativa que o próprio idealizou. Esta formação visa dar a conhecer a modalidade, mas tem também o intuito de incutir valores nos participantes, assumindo, como o próprio nome indica, o papel de formação, dentro e fora de pista. Num iniciativa normalmente realizada em julho, com a duração de uma semana, os participantes passam os dias no kartódromo, neste que muitas vezes é o primeiro contacto que têm com a modalidade e a competição. A entrevista que pode ler a seguir, foi feita há três anos, mas continua atual como sempre.

Como surgiu este projeto?

Eu diria que foi uma invenção minha. Isto é, há mais de 20 anos o ACP fez uma iniciativa deste género, de outra maneira, mas deixou de o fazer. Em 1999 o António Matos Chaves desafiou-me a fim de saber se eu cria fazer algo deste género. Eu peguei nisso, vi o que eles tinham feito e resolvi criar algo completamente novo. Fiz a primeira edição, um bocado experimental, em 1999, em Espinho, no indoor do Pedro Matos Chaves. Depois, em 2000, comecei a fazer em Leiria e daí ininterruptamente.

Quantos pilotos recebe por edição? Há um limite de inscrições?

Há sim, são 48, divididos por dois escalões etários. No máximo 16 alunos dos 7 aos 9 anos e depois 32 dos 10 aos 13. Basicamente há dois escalões divididos por idades.

Sei que, por exemplo, o piloto Ricardo Porém começou convosco, sentem que anualmente há pilotos que experimentam a modalidade, têm este primeiro contacto com o mundo do karting, e depois até acabam por iniciar uma carreira no desporto? Há casos desses?

Por exemplo este ano (2016) estreou-se no Challenge DS3 Iniciação o Ricardo Sousa (ndr. filho do piloto de TT Rui Sousa), ele foi meu aluno, até numa situação curiosa. No escalão B, dos mais novos, foi um aluno muito apagado, no segundo ano, ainda no escalão B, ganhou, e no terceiro ano, já no escalão A, dos mais velhos, ganhou novamente. Mas tenho mais alunos que têm singrado no karting a sério. Por exemplo, há dois meses houve o Campeonato da Europa CIK-FIA de Karting, em Portimão, em que estiveram quatro pilotos portugueses, três deles foram meus alunos, que frequentaram esta formação. O Andriy Pits, o João Ferreira e o Luciano Carvalho, foram os três meus alunos.

Mais do que procurar campeões, esta iniciativa visa incutir nos alunos, em primeiro lugar a paixão por este desporto. Um miúdo pequeno que comece a competir no karting cedo começa a deparar-se com normas de conduta, o respeito pelo próximo. É esse também um pouco o vosso papel, o de dar formação?

Completamente. Para mim a grande intenção é essa. Há 20 anos que faço corridas de karts, e andei muito em troféus regionais e muitas vezes, nos karts com proteções, era tudo à ‘cacetada’, e eu até acabava por dizer às pessoas que, a mim, o que me dá gozo, é conseguir ultrapassar alguém sem lhe tocar, qual o interesse de ultrapassar à força? Nenhum. Muitas vezes com esses toques vi situações extremamente perigosas. Nos meus alunos incuto desde início que aquilo não é para bater e também explico como é que se deve evitar o contacto com o adversário. Quando se mete o nariz do kart numa curva à procura de um espaço e não se cabe, então têm de levantar o pé, ir à procura das curvas seguintes e não fazer a ultrapassagem naquela. Certo é que eles fazem as corridas e quando chegam ao último dia, nas finais, fazem-se corridas inteiras em que não se vê um toque porque eles procuram jogar pela habilidade e não pela pancada.

Isso mostra que interiorizaram também os ensinamentos.

Exatamente. Isso faz toda a diferença. Outra das coisas, por exemplo, é que têm que saber as bandeiras todas, porque lhes digo que eles estão de capacete na pista e não me ouvem. Já assisti, e vi que grande parte dos miúdos que andam no Campeonato Nacional de Karting, se aparece uma bandeira ligeiramente diferente do habitual, eles já não sabem o que é. E depois há a questão do respeito. Naquela semana eu trabalho muito nesse sentido. Perco mais tempo com os miúdos que nunca andaram. Tenho muitos amigos que colocam lá os filhos e muitas vezes dizem que na semana anterior vão andar ali com o filho no kartódromo e eu digo-lhes para não o fazerem. Se os miúdos nunca andaram, melhor. Gosto de os apanhar sem terem noção sequer do que é andar num kart, que é a melhor maneira de eles aprenderem, sem vícios de espécie alguma.

Esta formação tem a duração de uma semana e os alunos estão com vocês durante esse período?

Sim. Tenho um autocarro que os leva para o kartódromo e de lá para o hotel onde jantam e dormem e que na manhã seguinte os leva novamente. A partir de fevereiro/março começo a estruturar tudo, começo pelo regulamento, depois falo com o ACP para adjudicar coisas como as refeições e prémios e vou montando tudo a pouco e pouco. Este é um trabalho que faço sozinho e com algum apoio das pessoas do ACP. Na formação tenho a minha equipa, de quatro monitores e na pista tenho sempre mais dois que estão sempre comigo, além de quatro antigos alunos que me ajudam durante toda a semana.

Para terminar, que tipo de karts são utilizados?

São karts de 4 tempos de 200 cc.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado