Bom arranque do Nacional de Ralicross e Kartcross
A pista da Costilha foi o palco da primeira ‘ronda’ da nova temporada desportiva do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross, com o Clube Automóvel de Lousada a conseguir reunir quase 8 dezenas de participantes em arranque de campeonato.
Muito público, bom tempo, corridas interessantes, marcaram o arranque do Nacional de Ralicross/Kartcross. A primeira prova desperta sempre ainda mais a curiosidade, com as novas máquinas e pilotos e na pista da Costilha em Lousada assistiu-se a grandes corridas e a um bom espectáculo.
Super Iniciação
Os mais novos em pista não se deixam influenciar pela menor “experiência” e continuam a proporcionar grandes corridas e a nova época conta com novo reforço de novos pilotos. João Novo foi quem se foi evidenciando no fim de semana, levando a melhor nas 3 mangas de qualificação que lhe garantiram a pole para a final. Contudo o arranque da decisiva final não foi o melhor e o jovem piloto teve de fazer uma corrida de trás para a frente. Francisco Silva assumiu a liderança da prova ao final da recta da meta e por ali ficou. A principal oposição veio inicialmente de Rafael Rocha que com um bom arranque saltava para 2º, mas o piloto do Saxo foi-se distanciando. À bandeirada de xadrez, Francisco Silva era assim o 1º, seguido de Rafael Rocha que conseguiu defender o lugar intermédio do pódio a João Novo que vinha recuperando posições, finalizando as 7 voltas em 3º. Seguiram-lhes Andreia Sousa, também ela com uma boa prova e os estreantes Pedro Domingos, Rodrigo Correia e Nuno Ralha.
Super Nacional 2 RM
A Super Nacional foi uma das divisões que mais pilotos contribuiu para a prova com cerca de 21 concorrentes a obrigar a realização de uma meia final B para definir os 8 lugares disponíveis para a final A. As mangas de qualificação deixaram bem claro o equilíbrio competitivo desta divisão com 3 pilotos distintos a vencer, Celmo Guincho a 1ª, Luís Moreira a 2ª e Santinho Mendes a 3ª, sendo que nos “apuramentos” para a decisiva Final A foi Luís Moreira quem levou a melhor. Na última corrida do fim de semana as emoções não faltaram em pista e a corrida acabou por terminar não com a bandeira de xadrez, mas sim com bandeira vermelha! Mas já lá vamos! No final da recta da meta é Luís Moreira que consegue passar para a liderança da prova, seguido do “estreante” na Super Nacional, Santinho Mendes e de Celmo Guincho. Com o passar das voltas o piloto do BMW mantinha a liderança, mas sem nunca conseguir baixar os braços, pois Santinhos Mendes estava mesmo atrás. Já bem perto do final, Luís Morais fica parado após a 1ª curva, sendo abalroado por Pedro Tiago que à saída da Joker não consegue evitar o forte impacto e que ditou a paragem da corrida. A classificação final ficou definida à 5ª volta, com Luís Moreira em 1º, Santinho Mendes em 2º, Celmo Guincho em 3º, Pedro Tiago apesar do incidente fica com a 4ª posição e Fábio Silva a 5ª.
Super 1600
Continua a ser um dos principais focos de atenção, não pela quantidade mas pela qualidade de carros e pilotos presentes que fazem da Super 1600 uma das divisões mais aguardadas do dia. João Ribeiro foi o dominador das mangas de qualificação o que lhe deu via directa para a pole na decisiva final, compartilhando a 1ª linha da grelha de partida com Bruno Gonçalves e Hélder Ribeiro. No arranque o final da recta da meta foi de alguma confusão, com João Ribeiro a conseguir escapar ileso para a frente da corrida, Bruno Gonçalves faz meio pião e o toque é inevitável pela parte de André Sousa e Joaquim Pacheco. Hélder Ribeiro assumia a 2ª posição, com a entrada de João Ribeiro na Joker Lap passou para a frente da corrida, mas as posições voltaram a alterar-se com a passagem do piloto do C2 S1600 pela Joker. João Ribeiro é assim o primeiro a vencer em 2017, Hélder Ribeiro garante a 2ª posição e mais atrás José Eduardo Rodrigues conseguiu ainda subir ao pódio dos três primeiros. Com alguns problemas, André Sousa terminava as 7 voltas em 4º, seguido de Rui Sirgado.
Kartcross
O Nacional de Kartcross continua em bom plano e mantém-se como a categoria líder em termos de presenças, com quase 3 dezenas de pilotos na jornada do CAL. Com 7 títulos já conquistados, Pedro Rosário não deixou os seus créditos por mãos alheias e em Lousada voltou a destacar-se vencendo 2 das 3 mangas de qualificação, já que a 3ª foi ganha por Luís Almeida que ainda assim conseguiu a pole. Antes da decisiva Final, a Final B foi João Moutinho quem garantiu o apuramento para o Final A, que contou com 20 Karts em pista! No arranque confusões no final da recta da meta e Luís Almeida fica para trás do pelotão assim como Mauro Reis e José Pereira. Pedro Rosário saiu ileso e está na liderança da corrida, seguido de Jorge Gonzaga e Sérgio Castro. Interessante duelo entre Pedro Rabaço e José Mota que vinha a fazer uma excelente recuperação e tentava chegar a 4º. Apesar do ritmo endiabrado dos três primeiros e das pequenas diferenças entre eles, as três primeiras posições mantiveram inalteradas. Pedro Rosário é o vencedor, Jorge Gonzaga o 2º e Sérgio Castro o 3º.
Super Buggy
Após alguma insistência dos seus pilotos, esta temporada os Super Buggy passam a ser um campeonato! Com 7 participantes em Lousada, os “aranhiços” como são conhecidos no meio proporcionam sempre muito espectáculo de condução o que agrada e muito a todo o público. Desportivamente os Toniauto foram dominando os acontecimentos, essencialmente com Ludgero Santos que venceu as três mangas de qualificação. Na derradeira final, a história não foi muito diferente! O piloto dominou a corrida de princípio a fim, seguido de Nuno Neto e Rafael Teixeira todos em Toniauto. Até à última volta, nada de novo na liderança da corrida, com Ludgero a garantir a vitória. Rafael Teixeira conseguiu subir a 2º com os problemas de Nuno Neto que desceu a 5º e permitiu assim também a António Estevão subir ao degrau mais baixo do pódio. No meio destes dois surge Paulo Godinho em Pg Auto. Daniel Leal foi o único concorrente da Super Nacional A 1600 e naturalmente foi o vencedor, assim como Daniel Costa também ele a correr a solo na Super Nacional 4WD e também sem concorrência para garantir o triunfo. Os Super Cars não contaram com qualquer piloto, mas na próxima prova está previsto um bom lote de pilotos. O Campeonato prossegue agora a 7 e 8 de maio com o Ralicross de Mação.
SUPER INICIAÇÃO
1º Francisco Silva (Citroen Saxo), 7 voltas em 5:15.373s; 2º Rafael Rocha (Peugeot 106), a 4.584s; 3º João Novo (Peugeot 106), a 5.304s; 4º Andreia Sousa (Toyota Starlet), 9.807s; 5º Pedro Domingos (Toyota Starlet), a 10.014s; 6º Rodrigo Correia (Peugeot 205), a 11.268s; 7º Nuno Ralha Jr. (Citroen C2).
KARTCROSS
1º Pedro Rosário (Semog Bravo ER) 7 voltas em 4m28.742s; 2º Jorge Gonzaga (ASK R268), 1.552s; 3º Sérgio Castro (ASK Evo), a 1.982s; 4º Pedro Rabaço (HSport), a 8.484s; 5º José Mota (Semog Bravo), 08.803s; 6º Rui Nunes (Semog Bravo), a 12.284s
SUPER BUGGY
1º Ludgero Santos (Toniauto TNTT) 7 VOLTAS EM 4:33.387S; 2º Rafael Teixeira (Toniauto TT), a 9.219s; 3º António Estevão (GRT MX6), a 11.705s; 4º Paulo Godinho (PG Racing), a 14.958s; 5º Nuno Neto (Toniauto TNTT), 6º Arménio Rodrigues (Atmos Strong)
SUPER NACIONAL 2RM
1º Luis Moreira (BMW E30), 7 votlas emv 3:34.140s; 2º Santinho Mendes (Opel Astra GSI), 0.447s; 3º Celmo Guicho (Renault Clio), a 5.484s; 4º Pedro Tiago (Peugeot 106 GTI), 7.390s; 5º Fábio Silva (Peugeot 106), a 9.890s;
6º Sérgio Dias (Citroen Saxo), 11.298s
SUPER 1600
1º João Ribeiro (Citroen Saxo) 7 Voltas em 4:47.217; 2º Hélder Ribeiro (Citroen C2), a 3.484s; 3º José Rodrigues (Peugeot 206), a 10.164s; 4º André Sousa (Peugeot 207), a 32.676s; 5º Rui Sirgado (Citroën DS3), 6º Joaquim Pacheco (Citroen C2); 7º Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car)
Nuno Pimenta
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