Os testes de Fórmula 1 em números

Por a 3 Março 2017 14:21

Terminados que estão os primeiros quatro dias de testes de F1 em Barcelona, já se podem tirar algumas conclusões, e para já parece claro que a Mercedes continua rápida e com um monolugar fiável, mas ao contrário do que se pensava, não é a Red Bull, para já, que está a dar luta à Mercedes, mas sim uma renovada Ferrari, que ressurgiu em boa forma. Por outro lado, no polo oposto estão a McLaren-Honda (especialmente esta) e a Toro Rosso, que tiveram dias muito pouco produtivos.

Em termos do que os números nos dizem, é um facto que foi Valtteri Bottas a fazer o melhor tempo da semana, com um registo de 1m19.705s, mas o piloto finlandês da Mercedes fê-lo com pneus Ultra-macios, enquanto Sebastian Vettel registou o seu melhor crono de 1m19.952s com pneus macios, dois compostos ‘acima’. Estes registos pode também ser postos em perspetiva se olharmos para os tempos das pole position dos GP de Espanha de 2015 (1m24.681s) e 2016 (1m22.000s).

O motor Ferrari, foi o que mais andou, pois a Ferrari (468 voltas), Sauber (349) e Haas (343) estiveram entre as que mais andaram, ao contrário da Williams e da Force India, que impediram que a Mercedes fosse a unidade motriz com mais voltas a Barcelona. Pelo que se percebe há muitos e bons números para analisar, como pode perceber pela lista a seguir

Melhores voltas (tempos conjuntos dos 4 dias)

1º- Valtteri Bottas (Mercedes) 1m19.705 – Ultra-macios

2º- Sebastian Vettel (Ferrari) 1m19.952 – Macios

3º- Kimi Räikkönen (Ferrari) 1m20.960 – Macios

4º- Lewis Hamilton (Mercedes) 1m20.983 – Super-Macios

5º- Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m21.153 – Macios

6º- Jolyon Palmer (Renault) 1m21.396 – Macios

7º -Max Verstappen (Red Bull) 1m21.769 – Macios

8º- Nico Hülkenberg (Renault) 1m21.791 – Macios

9º- Marcus Ericsson (Sauber) 1m21.824 – Super-Macios

10º- Felipe Massa (Williams) 1m22.076 – Macios

11º- Romain Grosjean (Haas) 1m22.118 – Super-Macios

12º- Kevin Magnussen (Haas) 1m22.204 – Super-Macios

13º- Lance Stroll (Williams) 1m22.351 – Macios

14º- Antonio Giovinazzi (Sauber) 1m22.401 – Ultra-macios

15º- Esteban Ocon (Force India) 1m22.509 – Super-Macios

16º- Sergio Pérez (Force India) 1m22.534 – Super-Macios

17º- Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m22.576 – Ultra-macios

18º- Fernando Alonso (McLaren) 1m22.598 – Ultra-macios

19º- Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m22.956 – Macios

20º- Carlos Sainz (Toro Rosso) 1m23.540 – Médios

21º- Alfonso Celis Jr (Force India) 1m23.568 – Ultra-macios

Voltas por piloto

Valtteri Bottas (Mercedes) : 324

Sebastian Vettel (Ferrari) : 267

Lewis Hamilton (Mercedes) : 234

Kimi Räikkönen (Ferrari) : 201

Marcus Ericsson (Sauber) : 198

Max Verstappen (Red Bull) : 174

Romain Grosjean (Haas) : 174

Kevin Magnussen (Haas) : 169

Antonio Giovinazzi (Sauber) : 151

Nico Hülkenberg (Renault) : 150

Jolyon Palmer (Renault) : 143

Sergio Pérez (Force India) : 121

Daniel Ricciardo (Red Bull) : 120

Lance Stroll (Williams) : 110

Stoffel Vandoorne (McLaren) : 107

Felipe Massa (Williams) : 103

Fernando Alonso (McLaren) : 101

Daniil Kvyat (Toro Rosso) : 100

Esteban Ocon (Force India) : 86

Carlos Sainz (Toro Rosso) : 83

Alfonso Celis Jr (Force India) : 71

Voltas por equipa

Mercedes : 558

Ferrari : 468

Sauber : 349

Haas : 343

Red Bull : 294

Renault : 293

Force India : 278

Williams : 213

McLaren : 208

Toro Rosso : 183

Voltas por Construtor

Ferrari : 1160

Mercedes : 1049

Renault : 770

Honda : 208

Quilometragem por piloto

Valtteri Bottas : 1508,22 Km

Sebastian Vettel : 1242,885 Km

Lewis Hamilton : 1089,27 Km

Kimi Räikkönen : 935,655 Km

Marcus Ericsson : 921,69 Km

Max Verstappen : 809,97 Km

Romain Grosjean : 809,97 Km

Kevin Magnussen : 786,695 Km

Antonio Giovinazzi : 702,905 Km

Nico Hülkenberg : 698,25 Km

Jolyon Palmer : 665,665 Km

Sergio Pérez : 563,255 Km

Daniel Ricciardo : 558,6 Km

Lance Stroll : 512,65 Km

Stoffel Vandoorne : 498,085 Km

Felipe Massa : 479,465 Km

Fernando Alonso : 470,155 Km

Daniil Kvyat : 465,5 Km

Esteban Ocon : 400,33 Km

Carlos Sainz : 386,365 Km

Alfonso Celis Jr : 330,505 Km

Quilometragem por equipa

Mercedes : 2597,49 Km

Ferrari : 2178,54 Km

Sauber : 1624,595 Km

Haas : 1596,665 Km

Red Bull : 1368,57 Km

Renault : 1363,915 Km

Force India : 1294,09 Km

Williams : 991,515 Km

McLaren : 968,24 Km

Toro Rosso : 851,865 Km

Quilometragem por Marca

Ferrari : 5399,8 Km

Mercedes : 4883,095 Km

Renault : 3584,35 Km

Honda : 968,24 Km

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m42engine
m42engine
7 anos atrás

O motor Ferrari ponto e vírgula… A Sauber usa versão de 2016. É preciso também saber como construir os números para analisar…

ernie
ernie
Reply to  m42engine
7 anos atrás

È por esse motivo, que na minha estatística, eu separo Ferrari de Ferrari 2016. Estou a ponderar este ano separar também Mercedes, de Mercedes customer, e Renault + Renault/TAG de Renault TR.
Fica no entanto mais uma vez a sensação, que o AS, quando chega ao restaurante, pega na ementa, manda vir um prato de cada, tudo misturado num balde, e com uns ovos por cima ao melhor estilo de Monty Python – The meaning of life, mas sem meaning.

m42engine
m42engine
Reply to  ernie
7 anos atrás

Infelizmente é pior do que isso…é cmd+C, cmd+V…

F1_4ever
7 anos atrás

Sugiro que vejam esta excelente análise técnica da aerodinâmica dos F1 feita pela Sky Sports F1, têm é de perceber bem o inglês é claro.
https://www.youtube.com/watch?v=ElV2Pvg0lx0

ernie
ernie
7 anos atrás

Todos nós sabemos que estes testes podem ser elucidativos em termos de fiabilidade, mas não em termos de rapidez. Os de topo escondem o jogo quanto podem, e os outros tentam aproveitar para mostrar as suas cores e assim conseguirem mais um eventual sponsor antes da primeira corrida. A performance da Ferrari é animadora, mas de maneira nenhuma assegura que seja capaz de fazer melhor que em 2016, já que também em 2016 tinha mostrado boa performance nestes testes, e depois foi o que se viu, nunca “encontraram” o carro. Quanto à Red Bull, todos sabemos que há muitos anos… Ler mais »

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