Os testes de Fórmula 1 em números
Terminados que estão os primeiros quatro dias de testes de F1 em Barcelona, já se podem tirar algumas conclusões, e para já parece claro que a Mercedes continua rápida e com um monolugar fiável, mas ao contrário do que se pensava, não é a Red Bull, para já, que está a dar luta à Mercedes, mas sim uma renovada Ferrari, que ressurgiu em boa forma. Por outro lado, no polo oposto estão a McLaren-Honda (especialmente esta) e a Toro Rosso, que tiveram dias muito pouco produtivos.
Em termos do que os números nos dizem, é um facto que foi Valtteri Bottas a fazer o melhor tempo da semana, com um registo de 1m19.705s, mas o piloto finlandês da Mercedes fê-lo com pneus Ultra-macios, enquanto Sebastian Vettel registou o seu melhor crono de 1m19.952s com pneus macios, dois compostos ‘acima’. Estes registos pode também ser postos em perspetiva se olharmos para os tempos das pole position dos GP de Espanha de 2015 (1m24.681s) e 2016 (1m22.000s).
O motor Ferrari, foi o que mais andou, pois a Ferrari (468 voltas), Sauber (349) e Haas (343) estiveram entre as que mais andaram, ao contrário da Williams e da Force India, que impediram que a Mercedes fosse a unidade motriz com mais voltas a Barcelona. Pelo que se percebe há muitos e bons números para analisar, como pode perceber pela lista a seguir
Melhores voltas (tempos conjuntos dos 4 dias)
1º- Valtteri Bottas (Mercedes) 1m19.705 – Ultra-macios
2º- Sebastian Vettel (Ferrari) 1m19.952 – Macios
3º- Kimi Räikkönen (Ferrari) 1m20.960 – Macios
4º- Lewis Hamilton (Mercedes) 1m20.983 – Super-Macios
5º- Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m21.153 – Macios
6º- Jolyon Palmer (Renault) 1m21.396 – Macios
7º -Max Verstappen (Red Bull) 1m21.769 – Macios
8º- Nico Hülkenberg (Renault) 1m21.791 – Macios
9º- Marcus Ericsson (Sauber) 1m21.824 – Super-Macios
10º- Felipe Massa (Williams) 1m22.076 – Macios
11º- Romain Grosjean (Haas) 1m22.118 – Super-Macios
12º- Kevin Magnussen (Haas) 1m22.204 – Super-Macios
13º- Lance Stroll (Williams) 1m22.351 – Macios
14º- Antonio Giovinazzi (Sauber) 1m22.401 – Ultra-macios
15º- Esteban Ocon (Force India) 1m22.509 – Super-Macios
16º- Sergio Pérez (Force India) 1m22.534 – Super-Macios
17º- Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m22.576 – Ultra-macios
18º- Fernando Alonso (McLaren) 1m22.598 – Ultra-macios
19º- Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m22.956 – Macios
20º- Carlos Sainz (Toro Rosso) 1m23.540 – Médios
21º- Alfonso Celis Jr (Force India) 1m23.568 – Ultra-macios
Voltas por piloto
Valtteri Bottas (Mercedes) : 324
Sebastian Vettel (Ferrari) : 267
Lewis Hamilton (Mercedes) : 234
Kimi Räikkönen (Ferrari) : 201
Marcus Ericsson (Sauber) : 198
Max Verstappen (Red Bull) : 174
Romain Grosjean (Haas) : 174
Kevin Magnussen (Haas) : 169
Antonio Giovinazzi (Sauber) : 151
Nico Hülkenberg (Renault) : 150
Jolyon Palmer (Renault) : 143
Sergio Pérez (Force India) : 121
Daniel Ricciardo (Red Bull) : 120
Lance Stroll (Williams) : 110
Stoffel Vandoorne (McLaren) : 107
Felipe Massa (Williams) : 103
Fernando Alonso (McLaren) : 101
Daniil Kvyat (Toro Rosso) : 100
Esteban Ocon (Force India) : 86
Carlos Sainz (Toro Rosso) : 83
Alfonso Celis Jr (Force India) : 71
Voltas por equipa
Mercedes : 558
Ferrari : 468
Sauber : 349
Haas : 343
Red Bull : 294
Renault : 293
Force India : 278
Williams : 213
McLaren : 208
Toro Rosso : 183
Voltas por Construtor
Ferrari : 1160
Mercedes : 1049
Renault : 770
Honda : 208
Quilometragem por piloto
Valtteri Bottas : 1508,22 Km
Sebastian Vettel : 1242,885 Km
Lewis Hamilton : 1089,27 Km
Kimi Räikkönen : 935,655 Km
Marcus Ericsson : 921,69 Km
Max Verstappen : 809,97 Km
Romain Grosjean : 809,97 Km
Kevin Magnussen : 786,695 Km
Antonio Giovinazzi : 702,905 Km
Nico Hülkenberg : 698,25 Km
Jolyon Palmer : 665,665 Km
Sergio Pérez : 563,255 Km
Daniel Ricciardo : 558,6 Km
Lance Stroll : 512,65 Km
Stoffel Vandoorne : 498,085 Km
Felipe Massa : 479,465 Km
Fernando Alonso : 470,155 Km
Daniil Kvyat : 465,5 Km
Esteban Ocon : 400,33 Km
Carlos Sainz : 386,365 Km
Alfonso Celis Jr : 330,505 Km
Quilometragem por equipa
Mercedes : 2597,49 Km
Ferrari : 2178,54 Km
Sauber : 1624,595 Km
Haas : 1596,665 Km
Red Bull : 1368,57 Km
Renault : 1363,915 Km
Force India : 1294,09 Km
Williams : 991,515 Km
McLaren : 968,24 Km
Toro Rosso : 851,865 Km
Quilometragem por Marca
Ferrari : 5399,8 Km
Mercedes : 4883,095 Km
Renault : 3584,35 Km
Honda : 968,24 Km
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O motor Ferrari ponto e vírgula… A Sauber usa versão de 2016. É preciso também saber como construir os números para analisar…
È por esse motivo, que na minha estatística, eu separo Ferrari de Ferrari 2016. Estou a ponderar este ano separar também Mercedes, de Mercedes customer, e Renault + Renault/TAG de Renault TR.
Fica no entanto mais uma vez a sensação, que o AS, quando chega ao restaurante, pega na ementa, manda vir um prato de cada, tudo misturado num balde, e com uns ovos por cima ao melhor estilo de Monty Python – The meaning of life, mas sem meaning.
Infelizmente é pior do que isso…é cmd+C, cmd+V…
Sugiro que vejam esta excelente análise técnica da aerodinâmica dos F1 feita pela Sky Sports F1, têm é de perceber bem o inglês é claro.
https://www.youtube.com/watch?v=ElV2Pvg0lx0
Todos nós sabemos que estes testes podem ser elucidativos em termos de fiabilidade, mas não em termos de rapidez. Os de topo escondem o jogo quanto podem, e os outros tentam aproveitar para mostrar as suas cores e assim conseguirem mais um eventual sponsor antes da primeira corrida. A performance da Ferrari é animadora, mas de maneira nenhuma assegura que seja capaz de fazer melhor que em 2016, já que também em 2016 tinha mostrado boa performance nestes testes, e depois foi o que se viu, nunca “encontraram” o carro. Quanto à Red Bull, todos sabemos que há muitos anos… Ler mais »