FPAK sem meios para controlar reconhecimentos ilegais no CNR
Os reconhecimentos de ralis em Portugal e, em particular, no Campeonato Nacional têm regras definidas mas que estão longe de ser cumpridas. Por isso, há quem considere que se não é possível controlar os reconhecimentos ilegais, mais vale liberalizar as regras definitivamente.
Uma questão polémica e que, em última analise, aparece como uma pedra no sapato de muitos pilotos e, sobretudo, de jovens que se quiserem ter sucesso nos ralis internacionais têm que se habituar a não fazer mais do que duas passagens de reconhecimentos, como acontece na maior parte das provas internacionais.
Principal responsável pela regulação dos reconhecimentos, a FPAK afirma-se impotente para controlar as investidas fora de horas pelos troços dos pilotos.
Conforme confessa Joaquim Capelo, diretor da FPAK e um dos principais responsáveis pela ‘pasta’ dos ralis, “praticamente todas as semanas falamos deste assunto nas reuniões e a verdade é que não temos a solução ideal para acabar com os reconhecimentos ilegais. Os pilotos jogam ao rato e ao gato e faltam-nos os meios para poder controlar os seus passos. Até poderiamos limitar mais os reconhecimentos nos dias que as organizações os agendaram, mas isso implicava que as organizações tivessem mais custos e muitas delas já estão no limite do que podem gastar. Na verdade, isso também só resolveria uma parte do problema pois não podemos pagar às forças de autoridade ou às organizações para uma semana ou um mês antes do rali estar a identificar pilotos na zona dos troços”.
Sob esta perspetiva, “se não temos os meios de exercer um controlo é apelar ao bom senso e coração das equipas e esperar que os pilotos respeitem o regulamento”. Mas aquilo que, no fundo, está a ser pedido é uma mudança de mentalidade e isso, infelizmente, não se faz de um dia para o outro…
Na edição que hoje saiu para as bancas do AutoSport poderá ler mais sobre este tema ‘quente’ dos ralis nacionais.
Foto: Zoom Motorsport
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI