Conhecida a Lista de Inscritos do Rali de Portugal Histórico
Vai para a estrada entre 8 e 12 de outubro mais uma edição do Rally de Portugal Histórico, um evento que desde 2006 dá mais colorido às estradas nacionais, percorrendo alguns dos percursos que fizeram história no Rali de Portugal.
Pilotos e máquinas de outros tempos vão percorrer 1.965,21 km pelas estradas nacionais, dos quais 721,58 serão disputados em provas de regularidade.A lista de inscritos, predominantemente composta por pilotos estrangeiros, conta com representações de oito países diferentes, sendo uma delas proveniente do outro lado do Atlântico, mais concretamente dos Estados Unidos, o que atesta bem o reconhecimento desta prova do Automóvel Club de Portugal que leva os participantes a passarem por alguns dos míticos troços do Rally de Portugal das décadas de 70 e 80.
São várias as duplas de renome que marcam presença nesta ronda competitiva, com o destaque a ir para Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, a dupla vencedora da edição de 2007 do Rally de Portugal Histórico que volta agora a alinhar no evento aos comandos de um Porsche 911. Mas não são os únicos! Marcos Fernandez Adán, 3o em 2010, Paulo Marques e João Martins, segundos classificados em 2011, Daniel Reuter e Robert Vandevorst, segundos na última edição, e Joseph Lambert, navegador vencedor nos dois últimos anos e segundo classificado em 2009 e 2010, são outros nomes que deixam antever uma jornada muito disputada.
Tal como em edições anteriores, o figurino da prova não sofrerá grandes alterações, com os Jardins do Casino Estoril a serem o palco perfeito para a partida e chegada da prova a 8 e 12 de outubro, ficando pelo meio as passagens por Tomar, Curia, Viseu, Lamego, Caramulo, Arganil e Leiria, num total de quatro Etapas divididas por 9 Secções.
E se as 41 Provas de Regularidade Absoluta são secretas, o mesmo não se aplica às cinco Provas de Regularidade por Sectores. A primeira delas tem lugar dia oito no Kartódromo do Bombarral (2,555 km), a partir das 16h30, seguindo-se os 2 km do Circuito de Viseu, na Av. Europa, a partir das 18h00 de dia 9. Lamego e os 1,207 km da Rampa dos Remédios, com início marcado para as 15h25 de dia 10, será a primeira PRS de estrada, isto enquanto o dia 11 será o mais rico nesta matéria; a partir das 15h05 têm lugar os 1,9 km da Rampa do Montalto, com os 1,8 km do Kartódromo de Leiria a assistirem à participação do primeiro carro pelas 19h05.
Na madrugada de 11 para 12 de outubro terá novamente lugar a passagem por Sintra, revivendo-se uma vez mais a ‘mágica’ noite de Sintra. Estão assim reunidos todos os ingredientes para mais uma prova onde o público será brindado com muitos motivos de interesse de início a fim.
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História
I Rally de Portugal Histórico
4 A 8 DE OUTUBRO DE 2006
Para a sua primeira edição, o Automóvel Club de Portugal criou uma prova que tinha por objectivo não só a competição, mas o convívio e uma visão turística do País.
4 etapas, 1700 Km de percurso, 39 provas de regularidade e 240 controlos foi a ementa servida a 90 concorrentes que, após percorrerem as estradas da zona centro do país que ficaram na história de muitas das edições do Campeonato do Mundo, algumas com chuva e o nevoeiro, disputaram na Serra de Sintra, nos troços míticos desta região, a vitória na primeira edição histórica.
A mistura de competitividade, turismo e convívio social deixou em todos o desejo de voltar em 2007.
Classificação final: 1º Camilo Figueiredo/António Caldeira (Datsun 240Z), 524,15 pontos; 2º João Queiroz/Marta Queiroz (Porsche 924 Turbo), 567,94pt; 3º Nuno Rodrigues/Ana Queiroz (BMW 2002), 582,99pt; 4º Eric Van Peer/Joseph Lambert (BMW 2002), 641,15pt; 5º José luís nunes/Sara nunes (Alfa romeo 2000 GTV), 653,49pt; etc.
II RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO
3 A 7 DE OUTUBRO DE 2007
De 90 para 120 concorrentes, tal foi a expressão do desejo de fazer o II Rali de Portugal Histórico.
Partindo de Braga para percorrer 1600 Kms, 38 provas de classificação e 280 controlos, os concorrentes tiveram pela frente uma prova mais difícil e competitiva, mas com idêntico espírito de convívio e mostrando que Portugal é muito mais que sol e praia.
Disputadíssima, só na última prova, o circuito da Marina de Cascais, foi encontrado o vencedor, com a curiosidade de a Porsche ter esperado até 2007 para inscrever o seu nome como vencedor de um Rali de Portugal.
Mais uma vez, a parte social e a beleza do percurso impressionaram os concorrentes que, no final, louvaram a segurança da prova e a qualidade da organização.
Classificação final: 1º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911 Carrera), 625,4 pontos; 2º João Mexia Leitão/Nuno machado (Porsche 911), 634,3pt; 3º Verano Miguelangel/Moises Pestana (Opel Kadett), 646,7pt; 4º Gonzalo Rico-Avello/Secundino Suarez (Ford Escort MK1), 655,6; 5º Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford escort), 759,5pt; etc
III RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO
8 A 12 DE OUTUBRO DE 2008
Com uma maioria de equipas estrangeiras entre os 115 inscritos – 62 face a 53 formações nacionais – a terceira edição do Rali de Portugal Histórico voltou a constituir uma óptima jornada de propaganda turística para o nosso País, com estradas e belezas naturais numa competição que a todos encantou.
Com base na experiência de sucesso das duas primeiras edições, o percurso teve uma extensão de 1690,02 Km e sendo o rali uma verdadeira prova de regularidade, foram disputadas 39 provas especiais de classificação, num total de cerca de 527,82 Km, sectores onde estiveram instalados mais de 250 controlos.
José Grosso-João Sismeiro (BMW 2002) foram os vencedores, conseguindo, deste modo, defenderem-se da melhor forma dos ataques dos seus principais adversários, mantendo uma vantagem amealhada no segundo dia e que se revelou preciosa para o desenvolver da prova.
Classificação final: 1º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002Tii), 434,8 pontos; 2º Aitor Peneda/Victor Garay (Alfa Romeo GTV 1750), a 437,4pt; 3º Nuno Rodrigues/Ana Queirós (BMW 2002), 460,7pt; 4º Jose Zarate/Diego Gonzalez (Porsche 911 Carrera), a 462,7pt; 5º Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911 Carrera), a 464,2pt; etc.
IV RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO
6 A 10 DE OUTUBRO DE 2009
O interesse das equipas em torno do Rally de Portugal Histórico continuou a aumentar e o número máximo de inscrições – 130 – quase foi atingido, com 128 formações a formalizarem a sua presença na prova, na sua esmagadora maioria estrangeiras: apenas 34 duplas nacionais face às 94 equipas vindas de vários pontos da Europa.
A um percurso já de si difícil juntou-se uma chuva que veio complicar a tarefa de pilotos e navegadores, sobretudo no primeiro dia do prova, elevando ainda mais o carácter competitivo do rali.
O domínio dos pilotos belgas foi evidente, ocupando as duas primeiras posições, numa edição que ficou marcada pela primeira vitória de uma equipa estrangeira.
Classificação final: 1º Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), 775,9 pontos; 2º José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), 934,3 pt; 3º João Mexia Leitão/Nuno Machado (Porsche 911 Carrera), 1077,4; 4º Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS), 1085,2; 5º Reuter/Vandevoret (Porsche 914-6), 1104,9pt; etc.
V RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO
12 A 16 DE OUTUBRO DE 2010
Depois de uma equipa belga ter terminado em 2009 com a hegemonia dos pilotos nacionais no palmarés do Rally de Portugal Histórico, parece que o domínio das formações estrangeiras veio para ficar com a quinta edição da prova: desta vez foram os espanhóis Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS) a levarem a melhor sobre a concorrência, sendo os mais regulares ao longo das 44 provas de classificação.
Aliás, a superioridade das equipas que nos visitaram foi grande, monopolizando os lugares do pódio, com José Grosso a ser o melhor piloto português, na quinta posição, e apenas mais dois portugueses – João Vieira Borges e Cipriano Antunes – entraram nos dez primeiros.
Ricardo Alonso andou sempre muito bem e cimentou a sua vantagem na ligação entre Arganil e Viseu, conseguindo depois defender muito bem essa vantagem, apesar de ter perdido algum do seu avanço na derradeira fase da prova, mas acabando por conquistar uma vitória totalmente justa.
A principal ameaça de Alonso acabou por ser o ex-campeão europeu de regularidade, o belga Jose Lareppe, que terminou na segunda posição, a 60,4 pontos, depois de uma segunda etapa menos conseguida. O espanhol Marcos Adan acabou por assegurar o último lugar do pódio, devido sobretudo à sua elevada regularidade ao longo dos cinco dias de prova.
Classificação final: 1.º Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS), 1645,4 pontos; 2.º Jose Lareppe/ Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), a 60,4pt; 3.º Marcos Adan/Gaspar Osorio (Porsche 911), a 82,4pt: 4.º Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 T), a 95,7pt; 5.º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002), a 112,5pt; 6.º Javier Ortega/Secundino Infiesta (Lancia Fulvia), a 146,7pt; 7.º João Vieira Borges/João Serôdio (BMW 635 CSi), a 224,2pt; 8.º Iñaki Presa/German Gonzalez (Ford Escort), a 284,5pt; 9.º Jhony Delhez/Eddy Gully (Ford Escort RS), a 327,7pt; 10.º Cipriano Antunes/Vicente Antunes (Audi quattro), a 594,5pt; etc.
VI RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO
11 A 15 DE OUTUBRO DE 2011
Depois de dois segundos lugares nas duas últimas edições do Rally de Portugal Histórico, o belga Jose Lareppe, em Opel Kadett GTE de 1978, conseguiu finalmente inscrever o seu nome na lista de vencedores da prova, demonstrando porque no passado já foi campeão europeu de provas de regularidade.
Lareppe aproveitou da melhor forma a ligação entre Viseu e Cascais para ascender à primeira posição, primeiro trocando de posições com o seu compatriota Raymond Horgnies, depois construindo uma vantagem que lhe permitiu chegar com natural tranquilidade à noite de Sintra, onde pode controlar perfeitamente os acontecimentos.
De salientar uma vez mais o grande sucesso que as duas passagens nocturnas pelos troços da Lagoa Azul/Peninha e Sintra constituíram, com milhares de pessoas a reviver os momentos gloriosos do Rally de Portugal naquela região, que ficou para sempre intimamente ligada à história da prova.
Nota de relevo para o melhor equipa portuguesa – Paulo Marques/João Martins – que esteve muito bem na ligação para Cascais, conseguindo chegar ao último lugar do pódio, por troca com Daniel Reuter e intrometendo-se no claro domínio dos pilotos belgas, com quatro nomes nos primeiros cinco classificados.
Classificação final: 1º Lareppe/Lambert (Opel Kadett GTE/, 480,5 pontos; 2º Horgnies/Hayez (Porsche 911), 554,7; 3º Marques/Martins (BMW 1600), 703,9; 4º Reuter/Vandevorst (Porsche 914/6), 713,5; 5º Delhez/Gully (Ford Escort), 801,6; 6º Cordeiro/Martins (Alfa Romeo 2000 GTV), 1013,2; 7º Otegui/Otegui (Audi Quattro), 1070,8; 8º Antunes/Serôdio (Audi Quattro), 1269,7; 9º Pereira/Albino (Renault 5 Turbo), 1507,7; 10º P. Grosso/Cordeiro (Ford Escort), 1533,8.
VII Rally Portugal Histórico
10 a 15 de Outubro de 2012
Se em 2009 e 2010 José Lareppe assinou duas segundas posições na prova, na edição do ano passado da Rally Portugal Histórico o belga bisou no mais alto do pódio com o Opel Kadett GTE de 1998.
O antigo Campeão da Europa de Regularidade iniciou a jornada competitiva na quarta posição da geral ao cabo do primeiro dia, mas no final da segunda Etapa anulou por completo o atraso e passou para a liderança com uma margem que não mais parou de crescer.
Enquanto isso, o seu compatriota Daniel Reuter, em Porsche 914/6 de 1970, fazia o caminho inverso para levar a cabo o resto do Rally no segundo posto, posição em que terminou com confortável vantagem sobre o espanhol José Otegui e o seu Audi Quattro de 1981.
O melhor piloto nacional foi João Mexia Leitão, que terminou no quarto posto com o Porsche 911 Coupé de 1973, isto depois de ter terminado o primeiro dia do Rally na 16ª posição.
Classificação final: 1º, José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE – 1978), 475,9 pontos; 2º, Daniel Reuter /Robert Vandevorst (Porsche 914/6 – 1970), 650,8; 3º José Otegui/Jose Miguel Otegui (Audi Quattro – 1981), 804,8; 4º João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Coupé – 1973), 829,8; 5º Marcos Fernández Adan/Gaspar Sierra Osorio (Porsche 911 T – 1969), 856,3; 6º Philippe Fuchey/Frederic Cancel (Porsche 911 SC – 1978), 1034,5; 7º Cipriano Antunes/António Caldeira (Audi Quattro – 1981), 1246,3; 8º Rafael Fernandez Cosin/Julen Martinez Huarte (Alfa Romeo 2000 GTV – 1973), 1280,8; 9º Raul Aranda Martin/Iker Reketa (Mercedes- 450 SLC 5.0 – 1979), 1400,3; 10º João Vieira Borges/João Serôdio (BMW 635 Csi – 1980), 1489,8.
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