WEC: Audi R18 pode correr como LMP1 privado… mas quem paga?

Por a 8 Dezembro 2016 09:42

A Audi poderá estar na lista de inscritos das 24 Horas de Le Mans em 2017, com o Audi R18 entregue a uma equipa privada. Wolfgang Durheimer, responsável máximo pela competição automóvel no Grupo Volkswagen, admitiu numa entrevista à revista Autocar que existe interesse em colocar os carros em pista como LMP1 privados, mas aí levanta-se a questão: quem paga?

Durheimer explicou que, para autorizar o Audi R18 a correr, isso não pode custar um único euro à marca, pelo que a equipa responsável pela preparação dos carros (que, para todos os efeitos, independentemente de quem paga, vai sempre ser a Joest Racing, que conhece o projeto como ninguém) terá que encontrar patrocinadores ou financiamento alternativo. Para correr como LMP1 privados, os Audi R18 vão ter que o fazer sem o sistema híbrido, mas mesmo assim o projeto não será barato.

Mesmo com um cheque com oito algarismos na mão, a Joest Racing também teria algum trabalho para fazer com que o Audi R18 fosse competitivo face até ao CLM P1/01 da ByKolles Racing Team. O carro construído pela marca alemã foi desenvolvido de raiz para funcionar com o motor V6 Diesel combinado com baterias de iões de lítio, e este sistema não pode simplesmente ser trocado pelo antigo 3.6 V8 TFSI (que ainda podia ser competitivo, apesar da sua idade) ou pelo 5.2 V10 do Audi R8 LMS da categoria GT3.

O chassis de 2017 já estava a ser construído antes da Audi anunciar a sua retirada, com indicações que ia ser uma grande evolução em relação ao modelo deste ano, mas um construtor tem que desenvolver um LMP1 híbrido como um sistema integrado, devido à arrumação dos componentes (o sistema híbrido ocupa uma quantidade considerável de espaço em áreas que tradicionalmente não são usadas na conceção de um sport-protótipo), e uma conversão é tão dispendiosa como construir um LMP1 privado de raiz.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
7 anos atrás

Se o ACO reconhecesse que a classe LMP1 privada cada vez faz menos sentido e abrisse a possibilidade de privados alinharem com os P1 HY, talvez estes carros fantásticos pudessem alinhar, e o espsctáculo sairia a ganhar, porque se no passado a By Kolles só tinha esperança de vencer se os Rebellion tivessem um ror de problemas, e no final ambas as equipas não tiveram carros bem classificados, este ano com o abandono da Rebellion (passagem para P2), o vencedor será o CLM isto se não pegar fogo e mesmo assim, é provável que termine atrás dos melhores P2. A… Ler mais »

F1_4ever
7 anos atrás

Para compensar as trafulhices que fez com as emissões de gases de escape nos seus carros o grupo Volkswagen anda agora a todo o custo tentar rentabilizar os programas desportivos do grupo que cancelou (Ralis e WEC), alugando os projectos que já tinha prontos a privados, já que não quer gastar nem mais um euro em qualquer deles. Assim já é algum dinheiro em caixa para pagar as multas milionárias a que foi condenado a pagar nos EUA e na Coreia do Sul. Mais valia terem sido honestos e assim o desporto automóvel não ficava a perder.

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado