WEC: Audi confirma saída no final do ano para se concentrar na Fórmula E
A Audi anunciou que vai abandonar o Campeonato do Mundo de Endurance no final desta temporada. O anúncio foi feito pelo presidente Rupert Stadler aos empregados da marca, apontando para a necessidade de se concentrar nas tecnologias relevantes para o futuro da marca. Nestas condições, a Audi vai deixar a equipa oficial nas corridas de resistência para se concentrar na Fórmula E.
Stadler explicou que “vamos estar a correr para o futuro com a motorização elétrica. À medida que a nossa gama de automóveis de produção se vai eletrificando, os nossos carros de competição, como pontas-de-lança da nossa tecnologia, também terão que o fazer. A Fórmula E é a competição com maior potencial para o futuro, e vai de encontro à nossa estratégia de oferecer modelos completamente elétricos em 2018. É por isso que ampliámos a nossa parceria com a equipa Abt Schaeffler já para a temporada de 2016/2017. É uma equipa de fábrica, estamos totalmente envolvidos.
Esta nova estratégia não influencia a participação da Audi no DTM, onde a marca vai estar presente em 2017 com o RS 5. Não há decisão quanto ao apoio da Audi à equipa EKS de Mattias Ekström, que corre no Mundial de Ralicross, mas a possibilidade de eletrificação no futuro vai deixar a marca em alerta quanto a esta categoria. Não foram mencionados os projetos GT3 e TCR, mas estes são para competição-cliente e não equipas de fábrica.
Quanto à participação nas corridas de resistência, a Audi deixa a categoria após 18 anos de sucesso, tendo conquistado 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, incluindo as primeiras vitórias de um carro turbo com injeção direta e de um motor Diesel. Os protótipos LMP1 da Audi obtiveram 106 triunfos em 185 participações, incluindo dois títulos mundiais e nove nos Estados Unidos.
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Apanhei um “Choque”!
É óbvio que a Audi Sport tem que apoiar a estratégia comercial da marca, mas deixar uma competição em que velocidade e resistência são o mote, e em que os carros têm que correr 24 h seguidas e 5000 km com menos de 30 paragens de 2 minutos (podia demorar 24 segundos como era na F1) para reabastecer, por uma competição em que os carros correm 24 minutos e param “24 h” para reabastecer, não deixa de ser irónico…
E o futuro…. A Fórmula E vai ser a fórmula do futuro 🙂
Provavelmente o Futebol vai ganhar mais um adepto. 🙁
Se calhar também vão passar a encher as bolas com electricidade.
As bolas não digo, mas as botas talvez desse jeito a alguns jogadores.
Inventarem também uma maneira de encher um garrafão com 5 litros de electricidade, para quando o carrito ficar parado a mais de 50 metros (é a maior extensão portátil que conheço à venda) da tomada mais próxima era capaz de dar jeito, ou será que o ACP vai começar a desenrascar a malta com um gerador portátil?
Há que traduzir todo este “blá blá” da Audi… agora que estamos a perder no WEC, esta competição já não é de vanguarda! Pelo menos na fórmula E não precisam desenvolver um software para ocultar emissões poluentes…. Agora a sério: pelo que ouvi dizer o desenvolvimento dos regulamentos não será favorável ao motor diesel. Embora eu acredite que a luta no WEC entre Porsche e Audi seja comercialmente benéfica para ambas, existe quem tenha opinião contrária, e optaram pelo abandono. Péssima decisão para a mais interessante competição automóvel.
Não gostei e confesso que por vezes se torna difícil para mim compreender certas decisões das marcas de automóveis envolvidas em competição. Em última análise, a ideia que me dá é que a AUDI manteve-se num campeonato durante 15 anos, onde pouca exposição tinha (tirando Le Mans) devido á pouco expressão do mesmo e agora que ele está no topo da competição automóvel, ao nível da F1, resolve retirar-se. Quer dizer, quando podia retirar máximo partido da exposição mediática depois de anos a fio a navegar á vista, retira-se? Não faz sentido
Sentido faz. A exposição mediática de uma marca na resistência saca-se naqueles dois dias de “La Sarthe”. Há muitos que conhecem as 24h Le Mans, mas não sabem nada de “WECs”. Portanto ter “vencedora do WEC” escrita em publicidade ou notícias de (tele)jornais, é igual ao litro, mas ter vencedora das 24h de LeMans (por diversas vezes) é crucial. Tendo o grupo ressuscitado o projecto Porsche, que tanta história tem em Le Mans, não faz sentido ter duas marcas e duas vezes os gastos milionários numa mesma modalidade onde há cara tecnologia de ponta. Até porque ter “um Audi” a… Ler mais »
Provavelmente o motor diesel vai perder competitividade, para além de ser pouco ecológico, e assim o Grupo VW tem dificuldade em justificar a dupla participação.
É uma pena para o mundial de marcas, mas o que é que se há-de fazer, o futuro realmente é a automoção eléctrica, por muito que isso custe, e custa, a engolir, aos mais velhos. As corridas de rolamentos parecem ser o futuro triste do automobilismo. Sim porque a poluição provocada pelas provas automobilísticas é insignificante, nula mesmo . Nem mesmo um Dragster Top Fuel a nitrometano de 10,000 HP provoca uma poluição significativa, isto para ir buscar o exemplo mais radical ! São 10 seg no máximo ! Enfim, Olhassem é para outras coisas. Há (também aqui) uma grande… Ler mais »
Pois… mas quando até o Parlamento alemão quer impedir o fabrico de carros movidos a derivados do petróleo a partir de 2030, o que é que resta? Se isso for avante e outros países seguirem a mesma filosofia, não vai haver WEC, nem F1, nem fórmulas de promoção, como as conhecemos hoje.
Provavelmente a Audi, sendo alemã, e antevendo o resultado dessa proposta parlamentar, está já a preparar-se para o futuro.
O problema é que mais de metade da energia eléctrica ainda é produzida recorrendo a combustíveis fosseis!!!
Simples, coloca-se um painel solar em cima do carro… até ia ser engraçado.
Não é descabido. Nos carros do dia a dia, o tejadilho e o capõ terem painéis solares. Nos fórmulas, as asas. Estou a brincar, mas muitos dos utensílios do nosso dia a dia surgiram de ideias, aparentemente, malucas.
Simples, é chegar a um sítio, meter uma mangueira num buraco e arrancar 5 minutos depois para fazer 400 km a 200km/h se me der na bolha. E se parar antes de chegar á mangueira, pegar num jerrycan e resolver o problema.
Verdade.