Pedro Oliveira domina entre os Mazda em Reguengos de Monsaraz

Por a 4 Maio 2016 11:34

Começaram 12, terminaram seis. Foi este o número de sobreviventes no Desafio Total Mazda no Rali TT Reguengos de Monsaraz, prova de abertura da temporada de 2016. O evento ficou marcado pela estreia vitoriosa da dupla Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira, líderes deste particular desde o meio da manhã de domingo. A dupla da PCR Motorsport já tinha dado um ar da sua graça no Prólogo de sábado, em que alcançou a terceira melhor marca. No domingo chegaram ao triunfo – 13º lugar na geral – naquela que foi a sua primeira prova aos comandos do Mazda Proto.

“Foi uma prova dura em que a segunda metade tivemos que gerir o andamento sob pena de ficarmos pelo caminho devido a uma fuga de água no motor. Ainda assim conseguimos ganhar e isso deixou-nos muito contentes. Esta é também uma vitória das crianças do IPO que nos acompanham nesta aventura”, disse Pedro Oliveira. De recordar que  a dupla Pedro e Ricardo Oliveira disputa o Desafio apoiando as crianças internadas no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia, crianças com as quais desenvolve diversas ações de apoio.

Na segunda posição ficaram Francisco Gil/Filipe Rasteiro, que realizaram uma prova sem incidentes de maior. “Gostei muito de disputar esta prova e deu-me imenso gozo tirar partido do carro que esteve sempre impecável. No segundo sector ainda perdemos algum tempo por nos termos perdido, mas a verdade é que o resultado final é muito bom,” afirmou o piloto. Tiago Avelar, experiente na disciplina, mas estreante no Desafio, também chegou ao final de sorriso nos lábios. O piloto da PCR Motorsport andou o que pôde e considerou e afirmou: “Podia ter feito melhor não fosse um furo que nos fez perder muito tempo. Ainda assim, acho que foi uma jornada positiva. Face ao plantel de participantes não pensava conseguir chegar ao pódio, portanto o resultado foi claramente acima do esperado”, disse.

Etelvino Carvalho/João Penedo foram quartos, enquanto João Pedro Pais/Pedro Marcão e Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires encerraram a classificação dedicada ao Desafio Total Mazda, respectivamente no quinto e sexto lugar.

AS PERIPÉCIAS DA PROVA

O primeiro sector selectivo ficou marcado por uma série de peripécias umas com maior impacto no resultado, outras menos influentes. A prova teve o seu início consideravelmente atrasado devido ao acidente de um concorrente de moto, que fez resvalar o programa pré-definido em cerca de duas horas. Com 12 Mazda Proto à partida, foi de trás que veio a primeira surpresa, com Bruno Rodrigues a assumir a liderança do Desafio, até ao quilómetro 50. Com João Rato fora da corrida, Francisco Gil também deu sinais de querer “mostrar serviço”, mesmo com a transmissão dianteira direita partida.

Etelvino Carvalho travou uma luta hercúlea com a gestão electrónica do motor do seu carro, mas terminou “são e salvo” a manhã, enquanto Tiago Avelar se queixava do facto de alguns concorrentes teimarem a não se deixar ultrapassar. Depois de resolvido os problemas do dia anterior, João Pais tentou controlar os adversários à distancia, mas na fase final da manhã viu-se apoquentado por uma falha da direcção assistida, que o destruiu fisicamente.

Francamente mal correram as coisas para João Rato/Vítor Oliveira, líderes ao cabo do primeiro dia de prova, mas que, devido a um problema de aquecimento do motor do seu Proto, foram os primeiros a colocar o nome na lista de abandonos. Mais adiante ficariam também pelo caminho, Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (excesso de penalização), que chegaram a estar à frente do Desafio.

Igual desfecho conheceram Jorge Cardoso/Joaquim Norte (suspensão), Rui Lopes/Luís Ferreira (transmissão) e Bruno Oliveira/Paulo Marques (despiste). Floriano Roxo/Nuno Roxo viriam a abandonar após um acidente com outro concorrente em prova no início do sector vespertino.

O Desafio Total Mazda regressa a 17 e 18 de Junho com a disputa do Baja do Pinhal, organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

CLASSIFICAÇÃO DESAFIO TOTAL MAZDA (APÓS A 1ª PROVA)

1º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto) 4h47m29s – 25 pontos

2º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 4h51m14s – 18 “

3º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 5h01m03s – 15 “

4º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 5h09m,23s – 12 “

5º João Pedro Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 5h44m11s – 10 “

6º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 6h08m50s – 8 “

 

 

 

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado