Novo ‘ataque’ às ações da Fórmula 1: Será desta?

Por a 26 Agosto 2016 08:42

O donos da Fórmula 1 poderão estar na calha para uma transação no valor de 8.5 bilhões de dólares, num ‘ataque’ que visa controlar a maioria das acções da F1. Segundo a Sky News, a Liberty Media Corporation de John Malone, que inlui a Liberty Media, Liberty Global e Liberty Interactive, de que é acionista maioritário, sendo que para além disso possui 49% da Starz Inc. e 29% da… Discovery Communications, que como se sabe, é dona do Eurosport, poderá estar a tentar controlar a CVC Capital Partners, principal acionista da Formula One Management.

Segundo a Sky a compra das ações deverá ter duas fases, a primeira minoritária e a segunda ‘arrasadora’. A ideia será a CVC Capital Partners ser absorvida pela Liberty Media Group. A CVC tem de momento 35 ppr cento da F1, com a norte-americana Waddell & Reed a ter 20 por cento.

Há muito que Bernie Ecclestone disse que a FOM poderia ter novos donos, mas depois revelou que a CVC pode não ceder a sua posição com facilidade, sendo esta, muito naturalmente uma tentativa de valorizar as ações que detém: “Já disse que há três pessoas interessadas em comprar, mas eu não quero vender. Esse é o problema. E o Donald McKenzie, que é o acionista maioritário também não quer vender. E quando alguém quer comprar e quem tem as ações não quer vender, é complicado…”

Há muito se diz que a CVC Capital Partners está perto de vender a sua participação na Formula One Management e Formula One Administration e já chegou mesmo a fazer uma oferta pública de venda dos seus 35 por cento da empresa fundada por Bernie Ecclestone em 2012, mas as coisas não têm avançado. Recorde-se que a CVC tinha pago 2000 milhões de dólares em 2006 para entrar no capital da firma, mas já teve um retorno no investimento de 450 por cento, um valor bem mais favorável do que é normal nestas firmas de capitais de risco. Com a venda, a CVC poderá encaixar mais 10 mil milhões de dólares, ou 8900 milhões de euros. O valor que a Sky fala é de 8.5 bilhões de dólares, um pouco menos do que foi referido anteriormente.

No passado já se chegou a falar da Sky de Rupert Murdoch, a RSE Ventures de Stephen Ross (atualmente envolvido com atividades em várias modalidades) ou a Qatar Investment Authority, firma de investimentos estatais deste país do Golfo Pérsico. Agora é a vez de John Malone e a Liberty Media.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado