WTCR e TCR Europe juntos no próximo fim de semana

Por a 16 Maio 2018 12:35

Zandvoort é o palco do próximo fim de semana do WTCR e do TCR Europe. Depois da mudança no final do ano passado a Eurosport Events (promotora do WTCC) ficou com o WTCR enquanto a WSC (Promotora do TCR Internacional) ficou com TCR Europe num formato diferente.

É a primeira e única vez este ano que as duas competições se cruzam em pista, pois o WTCR terá apenas mais uma ronda europeia depois de Zandvoort, que será realizada em Vila Real de 22 a 24 de Junho, partindo depois para um périplo pelo mundo fora passando pela Argentina antes de se instalar na Ásia, com quatro jornadas em solo asiático (duas na China, uma no Japão e a final em Macau).

O TCR Europe, depois da estreia em Paul Ricard, passa por Zandvoort, seguindo-se Spa, Hungaroring (já disputada no WTCR), Assen, Monza e Barcelona.

Zandvoort é assim uma oportunidade única para podermos comparar o nível das duas competições. As comparações dos tempos feitos num e noutro campeonato serão inevitáveis e interessantes. Existirão alguns ajustes como no caso de Jean-Karl Vernay, que não poderá competir no TCR Europe pois os regulamentos não permitem que os pilotos do WTCR compitam nas pistas do calendário antes da prova decorrer. No seu lugar estará Jaap Van Lagen que já competiu pela WRT no TCR Europe em 2017.

As cores portuguesas estarão também presentes neste fim de semana de intensa competição na pista holandesa, com Francisco Abreu e Francisco Mora presentes na segunda jornada do TCR Europe. Mora teve uma excelente estreia em Paul Ricard,  embora a corrida 1 tenha sido abruptamente encurtada. Na corrida 2, mesmo com um toque que o atirou para  o fundo do top 10, conseguiu recuperar e lutar por um lugar no pódio. Mora mostrou a sua qualidade e em Zandvoort estará por certo de novo na luta, numa pista exigente. Para Francisco Abreu o trabalho é um pouco diferente, ele que tem a missão de desenvolver a nova máquina da Peugeot, o 308 TCR. O potencial do carro é evidente, mas está ainda numa fase evolutiva em que é preciso aprender e melhorar aos poucos. É um desafio aliciante que o piloto madeirense tem pela frente com o apoio oficial da Peugeot e Zandvoort será mais uma oportunidade de conhecer uma nova pista e aprender mais sobre o carro.

A acção em pista começa no sábado com duas sessões de treinos livres quer para os TCR Europe, quer para os WTCR. Os carros da taça europeia de turismos regressarão à pista para as qualificações. No domingo teremos a qualificação do WTCR e a respectiva corrida 1. O TCR Europe também terá uma corrida neste dia. Na segunda feira teremos então mais uma qualificação do WTCR, duas corridas ao que se junta uma corrida do TCR Europe. Um fim de semana que se estende até segunda feira.

Horarios das provas aqui

Portugal estará representado em Zandvoort, num fim de semana intenso

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas VELOCIDADE
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png