WEC, 24 Horas de Le Mans: Uma corrida a não perder

Por a 6 Junho 2023 17:19

A mítica prova das 24 Horas de Le Mans já é normalmente uma altura no calendário do desporto automóvel em que não se fica indiferente, mas a edição número 91 promete ser ainda melhor do que todas as anteriores. No mesmo ano em que se celebra o centenário de Le Mans, a classe principal do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) ganhou um novo alento com a vinda de mais construtores e equipas privadas para garantirem mais concorrência e emoção. Nas restantes classes do campeonato, entre os LMP2 as lutas são sempre constantes e os LMGTE-Am fazem a sua última aparição em Le Mans.

Portugal tem dois representantes em duas das classes. António Félix da Costa estará aos comandos do Porsche 963 privado da Hertz Team JOTA na classe Hypercar e Filipe Albuquerque irá lutar pelo triunfo nos LMP2 no Oreca #22 da United Autosports, a sua 10ª participação em Le Mans. Destaca-se ainda a presença do luso-angolano Rui Andrade em LMP2 pela WRT e ainda a equipa portuguesa Algarve Pro Racing com os pilotos George Kutz, James Allen e Colin Braun na mesma classe. Isto só em pista a competir, porque lusos não faltam ao longo de toda a prova, desde a sala do Race Control aos postos de comissários de pista e bancadas.

As 24 Horas de Le Mans têm sido dominadas sobretudo pelos alemães, com a Porsche à cabeça com 19 triunfos, seguida da Audi com 13 e em terceiro a Ferrari com 9 vitórias. Contudo, a Toyota, que venceu as 5 últimas corridas, mantém-se como a grande favorita, como explicou Tom Kristensen em exclusivo ao AutoSport, mas há uma enorme expectativa do que podem fazer os dois Ferrari 499P no regresso da marca italiana à clássica da resistência e a Porsche com os dois 963 oficiais e o privado da Hertz Team JOTA.

Para quem fica em casa, a corrida pode ser seguida no Eurosport, que volta a dar cobertura total ao evento em Le Mans, a partir do dia 7 de junho, emitindo treinos livres, qualificação, hyperpole, ‘warm-up’ e corrida. O canal conta ainda com programas extra onde é feita a análise da ação pelos melhores especialistas como Tom Kristensen, o vencedor de 9 edições de Le Mans. A corrida será acompanhada com a narração de Vítor Sousa e Miguel Roriz e comentários de Ricardo Grilo e Nuno Filipe Pereira.

HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO NO EUROSPORT DAS 24 HORAS DE LE MANS 

QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO

QUALIFICAÇÃO – EUROSPORT 2 –17:45H

TREINOS LIVRES 2.ª SESSÃO – EUROSPORT 2 – 20:45H

QUINTA-FEIRA, 8 DE JUNHO

HYPERPOLE – EUROSPORT 2 – 18:45H 

TREINOS LIVRES 4.ª SESSÃO – EUROSPORT 1 – 20:45H

SEXTA-FEIRA, 9 DE JUNHO

100 ANOS DE LE MANS – EUROSPORT 1 – 21:00H

SÁBADO, 10 DE JUNHO

WARM UP – EUROSPORT 2 – 10:45H

PRÉ-CORRIDA – EUROSPORT 2 – 14:00H

LE MANS 2023

SÁBADO, 10 DE JUNHO – EUROSPORT 2 – 14:145H – 16:30H

SÁBADO, 10 DE JUNHO – EUROSPORT 1 – 14:305H – 24:00H

DOMINGO, 11 DE JUNHO – EUROSPORT 1 – 00:00H – 13:00H

DOMINGO, 11 DE JUNHO – EUROSPORT 2 – 13:00H – 16:00H

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

E o melhor é que na eurosport dá para ouvir em inglês. Aprendam Sport TV, os clientes têm direito de opção, como na Eleven Sports.

Last edited 1 ano atrás by F1 FOR FUN
mpedro
mpedro
1 ano atrás

Amigo, percebo a sua frustração mas é como no cinema, tem a versão original e a versão PT. Se o original já for PT não há nada a fazer 😀

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado