WEC XANGAI: TOYOTA DOMINA

Por a 20 Novembro 2018 12:03

Que se pode dizer de uma corrida que foi interrompida diversas vezes, conheceu períodos de neutralização atrás do “safety car” que pareceram horas sem fim e onde não existiu a mínima contestação à “dobradinha” da Toyota naquela que foi a quarta vitória da casa japonesa na Super Season 2018-19? Que no meio de tanta chuva e tanta neutralização, foi o Toyota mais lento quem levou a vitória para casa. Isso mesmo foi reconhecido por Mike Conway, piloto do TSO50 vencedor. “Tivemos muita sorte nesta vitória, pois na volta a seguir a termos parado nas boxes, o ‘safety car’ não foi pela via das boxes, o semáforo á saída do ‘pit lane’ ficou vermelho e eles (o Toyota número 8) ficou preso na via das boxes.” Foi assim que Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez tiveram a oportunidade de ganhar pela segunda vez na Super Season 2018-19. “Eles (os pilotos do Toyota número 8) estiveram muito bem ao longo da corrida. Todos! Tivemos sorte hoje, mas é assim que por vezes as coisas acontecem nas corridas de endurance. Já houve corridas em que falhámos ou tivemos a nossa dose de infortúnio” completou Conway.

A chuva muito forte acabou por provocar duas longas paragens e só a partir da quarta hora de corrida é que as condições melhoraram o suficiente para a ação em pista ser mais interessante. A verdadeira babilônia tática que se instalou durante este período fez com que a classificação andasse em bolandas durante muitas voltas, mas no meio do caos havia uma certeza: os Toyota TS050 eram, superiores, muito superiores à concorrência e assim que as condições permitiram cumprir mais voltas em pista, imediatamente os carros japoneses se instalaram nos dois primeiros lugares.

O carro de Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi esteve na frente da corrida até ao episódio acima contado, de viva voz, por Mike Conway. Contas feitas foram 20 segundos ganhos que fizeram toda a diferença, pois a vantagem foi engordando até que Nakajima entrou para o TS050 número 8. A partir dai o ritmo do japonês foi impressionante e quando já vislumbrava a silhueta do outro Toyota, eis que um carro da categoria LMP1 não híbrido (o BR1 da SMP Engineering pilotado por Stephane Sarrazin, Matevos Issakyan e Egor Orudzhev) bate forte e faz sair, uma vez mais, o “safety car”. A pista ficou livre a seis minutos do final e a Toyota fez prevalecer as ordens de equipa, com Mike Conway a cruzar a linha de meta em primeiro com o outro TS050 pilotado por Kazuki Nakajima em segundo a 1,5 segundos.

No final, Sebastien Buemi era um homem “triste e desapontado, pois na sua opinião “o nosso carro era muito mais veloz que o deles. O Kazuki e o Fernando fizeram um excelente trabalho, mas não foi suficiente” lembrando o piloto suíço que “em Fuji nos estamos claramente mais lentos e por isso a vitória foi justa, desta feita foi exatamente o contrário e não fomos recompensados.”

No final da prova, Rob Leupen, responsável pela Toyota Gazoo Racing, explicou que a Toyota tinha cometido um erro na gestão das paragens. “Tínhamos na frente o carro número 8 (Buemi, Alonso, Nakajima) e o carro número 7 (Conway, Lopez, Kobayashi) a necessitar reabastecer porque não tinha combustível suficiente para permanecer em pista. Mandamos parar o número 7, mas mantivemos o número 8 em pista pois tínhamos saído de uma bandeira vermelha e podia ter acontecido nenhum Toyota estar na frente da corrida. Claro que foi beneficiado o carro número 7, mas não foi essa a nossa intenção. Agora, percebemos que foi um erro, mas tínhamos de tomar uma decisão e tomámo-la no sentido de beneficiar a Toyota e manter um TS050 na liderança. Foi um erro.”

O novo campeão japonês de GT, Jenson Button, arrecadou o primeiro pódio da temporada a uma volta dos vencedores, segurando com maestria essa posição depois de no último período de “safety car” em pista, ter visto a vantagem acumulada por si e por Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov, desaparecer. Button teve de conter os ataques do Rebellion de André Lotterer, Bruno Senna e Neel Jani, mas manteve-se no pódio.

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