WEC, 6h Xangai: Toyota vence em corrida marcada pelas condições climatéricas adversas

Por a 18 Novembro 2018 10:54

O carro número 7 da Toyota dos pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez, venceu as 6h de Xangai do mundial de resistência. Conway passou a linha de meta pela última vez com uma vantagem de 1.419s para o seu colega de equipa Kazuki Nakajima no carro 8.

Com apenas 17 de corrida, foi dada bandeirada vermelha devido à falta de condições em pista. Durante a manhã, em Xangai, choveu bastante, encharcando o traçado. A corrida começou com o Safaty Car em pista na tentativa de retirar água do traçado, mas sem melhorias na visibilidade e com a chuva a continuar a cair, a ordem da bandeira vermelha foi dada.

Mesmo com o SC em pista, as saídas de pista colocavam em risco os pilotos. Thomas Laurent no Rebellion número 3 foi um deles, tendo que parar reparar o carro.  Durante a primeira metade da corrida, as condições climatéricas continuaram a afetar a prova, tendo esta passado por períodos de bandeira verde, entrada do Safety Car e novas bandeiras vermelhas.

Nas 3h finais da prova do mundial, as condições melhoraram e os pilotos conseguiram mostrar serviço. Nos LMP1, Nakajima com um excelente último turno de corrida, quase conseguiu roubar a vitória ao carro irmão da Toyota, recuperando de uma desvantagem de meio minuto.

O carro número 17, da SMP Racing ficou no terceiro posto da geral, tendo Petrov segurado bem este pódio para a equipa, já que Lotterer no Rebellion nº 1 tentou chegar ao terceiro posto.

Nos LMP2, o carro 38 da Jackie Chan levou a melhor sobre o 31 da DragonSpeed e o Alpine 36 da Signatech. A Signatech conseguiu chegar ao pódio graças a uma paragem na última volta do 28 da TDS Racing conduzido na altura por Loic Duval.

Uma das novidades desta corrida foi a primeira vitória do novo Aston Martin Vantage na categoria GTE-Pro, que até poderia ter sido um 1-2 para a Aston, não fossem os últimos dois turnos dos Porsche. A estratégia da Aston beneficiou o carro 95 que levou de vencida os Porsche 91 e 92, que ultrapassaram o Aston 97. António Félix da Costa e Tom Blomqvist foram 20º na geral, últimos dos GTE-Pro.

Nos GTE-Am, poderia ter sido um 1-2 para a Dempsey-Proton, mas o carro 88 foi ultrapassado pelo Porsche 56 da Team Project 1 na luta pelo segundo lugar. Pedro Lamy terminou no quinto posto, numa corrida onde também foi penalizado pelas condições atmosféricas e as paragens.

A próxima prova da Superseason do WEC está marcada apenas para 2019 em Sebring. A nova prova do WEC será os 1000Km de Sebring de 13 a 15 de março.

Os resultados completos das 6h de Xangai podem ser consultados aqui.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado