TCR World Tour, Monza: Michelisz e Comte vencem. Segue-se Vila Real

Por a 22 Junho 2025 16:54

Antes da passagem por Vila Real, o TCR World Tour levou as equipas e pilotos de Valência a Monza, com dois fins de semana consecutivos em pista para as máquinas TCR da competição mundial da FIA. Norbert Michelisz e Aurelien Comte foram os vencedores da corrida 1 e 2, neste fim de semana com duas provas, ao contrário dos dois primeiros fins de semana da competição. Este formato será muito semelhante ao que vai ser usado em Vila Real que também contará com duas corridas.

Qualificação

Norbert Michelisz garantiu a sua primeira pole position em mais de um ano pela BRC Hyundai N Squadra Corse, levando a melhor, por pouco, sobre o seu companheiro de equipa Mikel Azcona, numa sessão de qualificação marcada pelo jogo dos cones de ar. Os pilotos da Hyundai colaboraram de forma eficaz, enquanto vários pilotos das equipas de quatro carros da Lynk & Co Cyan Racing e da GOAT Racing tiveram dificuldades — Ma Qing Hua e Esteban Guerrieri não conseguiram chegar à Q2, com Guerrieri a qualificar-se em 15.º lugar após problemas de tráfego e uma volta anulada.

Os pilotos convidados Felipe Fernández, Ruben Volt e Jacopo Cimenes chegaram à Q2, com Volt novamente a provar ser o mais rápido dos não regulares, terminando em sexto. Aurélien Comte ficou em terceiro, com Yann Ehrlacher e Santiago Urrutia completando os cinco primeiros e ajudando Ehrlacher a ampliar a sua liderança no campeonato.

Néstor Girolami qualificou-se estrategicamente em décimo para garantir a pole para a Corrida 2, negando essa posição a Cimenes no final da sessão. Michelisz estabeleceu um novo recorde de qualificação (1:54.347) com a ajuda de Azcona, mais tarde retribuindo o favor para garantir uma primeira fila para a Hyundai.

Corrida 1

Michelisz capitalizou da melhor forma a pole conquistada e terminou a sua série sem vitórias com uma vitória dominante na Corrida 1, apesar de uma corrida caótica e repleta de incidentes. O líder do campeonato, Yann Ehrlacher, terminou em segundo lugar, ampliando a sua vantagem na pontuação, enquanto Esteban Guerrieri impressionou ao subir da décima para a quinta posição.

Michelisz manteve a liderança desde a pole, mas um contacto inicial entre Ma Qing Hua e John Filippi causou uma colisão que eliminou ambos, enquanto Ruben Volt ficou atrasado. Aurélien Comte desafiou Michelisz brevemente antes de abandonar com um furo. Vários pilotos da frente, incluindo Santiago Urrutia e Mikel Azcona, também enfrentaram problemas mecânicos ou com os pneus.

Ehrlacher subiu para segundo, seguido por Thed Björk, com Guerrieri a terminar logo atrás do seu companheiro de equipa Ignacio Montenegro em quinto. Entre os pilotos convidados, Damiano Reduzzi impressionou em sétimo, à frente de Jacopo Cimenes, que recuperou de uma largada na pit lane.

Corrida 2

Aurélien Comte conquistou a sua primeira vitória e a primeira da SP Compétition no TCR World Tour, marcando também a primeira vitória da CUPRA na temporada e tornando-a a quarta fabricante diferente a vencer este ano. Partindo da oitava posição, Comte foi subindo no pelotão, ultrapassando Néstor Girolami pela liderança na Curva Grande e vencendo por 1,5 segundos.

Girolami liderou no início da corrida a partir da pole position invertida, mas teve de resistir à pressão no final para manter o segundo lugar à frente de Thed Björk. Norbert Michelisz terminou logo atrás, depois de ultrapassar Ignacio Montenegro para o quinto lugar no início da corrida.

Esteban Guerrieri fez outra forte recuperação, subindo da 14ª para a 7ª posição, enquanto o líder do campeonato, Yann Ehrlacher, terminou em 9º, reduzindo a sua vantagem sobre Guerrieri para 16 pontos. Santiago Urrutia continua em terceiro lugar na classificação. A próxima corrida será em Portugal, em Vila Real, daqui a duas semanas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado