Nacional de Montanha: Época prossegue em Murça

Por a 25 Julho 2017 12:44

O Campeonato Nacional de Montanha prossegue em Murça, para disputar a sexta jornada da competição em 2017. A Rampa transmontana será a última prova antes do período de férias e assume uma grande importância nas lutas pelos diversos títulos em disputa. A começar pelo topo, onde a luta entre o líder Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo2) e Pedro Salvador (Silver Car EF10) está ao rubro, até porque nada está ainda decidido. Ramalho detém uma vantagem de 29 pontos para Salvador, mas têm ainda de prescindir de um resultado até ao final do ano, o que vai equilibrar mais as contas entre ambos, sendo por isso grande a indefinição em relação ao nome do campeão de 2017.

Ainda na Categoria 1, e numa luta à parte, Paulo Ramalho e o Osella PA21s Evo volta a ter a forte oposição de João Fonseca em BRC CM05 Evo. Eles que têm travado belas disputas esta temporada. Joaquim Rino, Nuno Guimarães, ambos em BRC e Hélder Silva em Juno, completam o lote de inscritos na classe de topo. Na Categoria 2, onde pontificam os GT, a luta é, e vai continuar a ser, emocionante, com o campeão em título Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3 Cup) a levar para já a melhor, face à apertada oposição de José Correia (Nissan GT-R GT3) e de Edgar Reis (Porsche 997 GT3 Cup).

Depois de falhar a primeira prova do ano, Pedro Saraiva e o Mitsubishi Lancer Evo IX conquistaram quatro triunfos consecutivos na Categoria 3, ganhando vantagem na luta pelo título. João Guimarães (Peugeot 206 RC), que liderou desde o início da época até à jornada anterior, está agora na segunda posição, mas não desarma na luta pelo triunfo na competição. Sérgio Nogueira (Citroen Saxo) e José Oliveira (Subaru Impreza) deverão lutar pelo derradeiro lugar do pódio.

Com cinco vitórias em cinco provas, Manuel Correia e o Ford Fiesta R5+ são ‘reis e senhores’ na Categoria 4 e o título já não lhes deverá fugir. Sempre na sombra de Correia, Luis Silva (BMW M3) mantém a pressão possível, esperando um erro do favorito para chegar ao lugar mais alto do pódio. Na luta pelo derradeiro lugar do pódio vão estar Marco Guerra (Peugeot 306), Daniel Teixeira (Mazda MX5) e os estreantes nesta categoria, Simplício Taveira (Peugeot 306) e Francisco Marrão (SEAT Leon Supercopa), este último a deixar a Categoria 5, optando por ingressar na 4.

Com a passagem de Marrão para a Categoria 4, Joaquim Teixeira e o Renault Megane Trophy V6 garantem desde já a conquista do ceptro na Categoria 5, sendo agora a luta pelo título no Campeonato Nacional de Montanha – Turismos, o principal foco de Teixeira. Jorge Meira (Citroen Saxo 16V) e Luis Delgado (Toyota Carina E) lutam entre si para definir a ordem dos outros lugares do pódio. Miguel Lobo e o Audi RS3 TCR estão de regresso à Taça Nacional TCR/TCS, numa competição que recebe para esta prova a participação de João Sousa em SEAT Leon MK2. No que diz respeito à Taça Nacional de Montanha 1300 (TNM 1300), o dominador Armando Freitas (Toyota Starlet) volta a ser o principal favorito, recebendo em Murça a oposição dos Citroen AX Sport de Leonel Brás e Pedro Carvalho e ainda de Francisco Leite em Fiat Punto e António Silva em Toyota Starlet.

Está emocionante a luta pelo título no Campeonato Nacional de Clássicos Montanha, com José Gomes (Ford Escort MKI) certamente motivado depois assumir a liderança da competição no Caramulo. Também em Ford Escort MKI Flávio Saínhas, venceu as duas últimas provas e está ao ataque da liderança, sendo este resultado em Murça decisivo para as aspirações dos dois pilotos, separados na classificação geral por Parcídio Summavielle (Datsun 240Z).

Tudo em aberto no Troféu Nacional Clássicos de Montanha, com o líder Carlos Oliveira em BMW 323i, a ter de se aplicar para defender a sua posição face aos ataques de Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII). O piloto do Caramulo venceu a última ronda disputada em “casa” e soma já três triunfos em 2017. À espreita do que pode “sobrar” da luta entre os dois primeiros, o regular Ricardo Loureiro e o Ford Escort MKII podem também ter uma palavra a dizer na luta pelo primeiro lugar. Carlos Fava e Rui Gama, ambos em VW “Carocha”, completam a lista de inscritos nesta categoria. Na Taça Nacional de Clássicos Montanha 1300, o domínio de Aníbal Rolo (Datsun 1200 Coupé) tem sido avassalador, com o veterano piloto a ser o único a confirmar a presença nesta prova.

Programa/Horário:

29.07.2017 – Sábado

14H30 – Fecho da pista 15H00 – 1ª Subida de Treinos 16H00 – 2ª Subida de Treinos 18H30 – 1ª Subida Oficial

30.07.2017 – Domingo

10H15 – Fecho da pista 11H30 – Warm Up 14H00 – 2ª Subida Oficial 15H15 – 3ª Subida Oficial

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter