FÓRMULA E TÓQUIO, FÉLIX DA COSTA: “SOMAR PONTOS NUM DIA DESTES É IMPORTANTE; OS CAMPEONATOS GANHAM-SE ASSIM”

Por José Caetano, em Tóquio
António Félix da Costa, à conversa com AutoSport depois do primeiro ePrix do fim semana do Mundial de Fórmula E em Tóquio, no Japão, disse-se conformado com o 7.º lugar numa corrida sob chuva que teve muitos incidentes, e satisfeito com os seis pontos somados, mesmo perdendo mais 12 para Oliver Rowland, britânico da Nissan, 2.º no final das 38 voltas, atrás do belga Stoffel Vandoorne, da Maserati. O português da Porsche, somando 6 pontos, reforçou a 2.ª posição no campeonato. E manifestou-se determinado para amanhã (7h05 em Portugal Continental, mais 8 horas na capital nipónica), no arranque da 2.ª metade da temporada.
P. – Primeira corrida do fim de semana em Tóquio, 7.ª posição. O melhor resultado possível?
R. – Não diria isso, mas o dia foi atípico, dominado pela chuva e, como equipa, não sabíamos que a grelha de partida seria arrumada em função dos tempos do Treino Livre 2. Nunca equacionámos o cenário, pensámos que utilizariam a classificação do campeonato, no caso de não existir qualificação. Um erro técnico importante… Estivemos muito tempo parados nas boxes devido à chuva e perdemos a janela de oportunidade para conseguirmos fazer voltas mais rápidas. Na corrida, o arranque foi péssimo, baixei de 11.º para 16.º e, depois, tive de limitar os danos. O ritmo era positivo e acabei em 7.º.
P. – A vitória do Vandoorne surpreende?
R. – O Vandoorne fez uma aposta louca, parando muito cedo para o Pit Boost, mas correu-lhe bem. Nunca venceria sem a bandeira vermelha. Fico contente por ele e por ter roubado pontos ao Rowland. Em dias como este, com tantas adversidades, é importante somar pontos. Os campeonatos ganham-se assim! Mas, esta época, o Rowland não tem dias maus e isso torna-nos a vida mais complicada.
P. – Ainda é possível lutar pelo título
R. – Hoje, cumprimos só a primeira metade do campeonato. Há muito pela frente.
P. – Este domingo, outra qualificação e outra corrida. Quais são as expectativas?
R. – Não há previsão de chuva, temos um carro bom. Ambiciono uma qualificação positiva e uma corrida sólida para regressar aos pódios.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI