Fórmula E e F1 no Mónaco: ‘um’ tem (muito) mais velocidade, ‘outro’, espetáculo…

Por a 12 Maio 2021 15:20

No dia em que a Fórmula E corresse no circuito ‘F1’ do Mónaco todos iriam comparar os tempos por volta duma e doutra disciplina e ninguém duvidava que a diferença fosse abismal, como foi. Se perguntarmos a um adepto se preferia ver uma corrida de F1 ou Fórmula E, a diferença no número de respostas seria semelhante à diferença de tempo, enorme a favor da F1. Mas alguém se queixou do espetáculo desta última corrida de Fórmula E, que por acaso acabou com vitória portuguesa depois duma magnífica ultrapassagem à saída do túnel, feita por Félix da Costa a Mitch Evans?

Os registos de tempos por volta da Fórmula E são semelhantes à Fórmula 1 de 1965. E depois? Qualquer corrida a que vamos assistir num circuito que já teve Fórmula 1, só mesmo por curiosidade podemos dizer que a F1, ‘faz’ tanto aqui, pois tudo o resto nada tem a ver. “cada macaco no seu galho”, e a Fórmula E está a fazer o seu caminho, se continua a ter sucesso ou não o tempo o dirá, os adeptos o dirão, os patrocinadores, e por inerência as marcas. Não faz sentido a comparação de registos, a não ser por mera curiosidade, não para elevar uma ou depreciar outra. Alguém deprecia a F1 de 1965 porque 56 anos depois se faz menos 21 segundos por volta no Mónaco?

Se é para fazer comparações, compare-se também as lutas em pista, o número de ultrapassagens, as constantes lutas equilibradas pelos triunfos. Não nos podemos esquecer do espetáculo, o número de ultrapassagens que existem na Fórmula E em comparação com a F1.

Esta foi a primeira vez que foi possível comparar diretamente os tempos duma e doutra disciplina, mas são poucos os que se queixam de falta de espetáculo na Fórmula E – embora existam ‘pontas’ por onde pegar – mas infelizmente na Fórmula 1, essas queixas existam há muito. Embora as coisas tenham melhorado significativamente nos últimos anos.

Só por curiosidade, António Félix da Costa fez a pole com 1m31.3s, Lewis Hamilton fez a pole da F1 em 2019, com um registo 21.2s mais rápido. A Fórmula 2 é 10.6s mais rápida que a Fórmula E, quando a GP3 Series visitou o Mónaco pela última vez em 2012, o melhor registo foi 1m28s. A Fórmula Renault Eurocup em 2018 bateria a Fórmula E por 0.2s.

Em termos de espetáculo no que são realmente as corridas, ”levam todas na pá…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Eu vejo as corridas todas da F2 e F3, são a razão de pagar para ver F1, a F1 consegue-se streams de borla mas a F2 e F3 não. A Fórmula e, mesmo sem ter de pagar por ela nem tão cedo me apanham.
O valor da Fe não está nos carros mas sim nos pilotos, mas não difere muito da grelha da Indycar. Uma F2 sem ser só formação batia a própria F1 em qualidade de corridas.

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
jo16061702
jo16061702
2 anos atrás

Só tem espetáculo porque é tudo falso. É o wrestling das corridas. Fanboost, attack mode, limitações absurdas de energia, tudo isto é para criar um falso espetáculo. As corridas são como são, e andar a introduzir falsidades para agitar o pelotão pode ser muito bonito mas não são corridas. Já para não falar nas pistas simplesmente horrorosas, mas que são as únicas onde o conceito funciona… Meter um carro destes em Spa era morrer de tédio. (a sorte é que a corrida ia acabar mais cedo que ninguém ia ter autonomia para tal)

peudreot106rallye
2 anos atrás

Fanboost, attack mode, limitações de energia versus DRS, safety cars estratégicos, penalizações aleatórias por ultrapassagem de limites de pista, limitações de pneus… para quem começou a ver formula 1 em 1978…até prefiro ver Formula E (até porque é à borla na tv e sem chatices de streamings (que são todos uma treta).

can-am
can-am
2 anos atrás

O Monaco para a F 1 é ridiculo, mas é bonito e tem o peso da História e da Tradição.
Quanto à F E, eles já lá têm um circo, bem célebre e antigo.
Não precisam de outro !

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  can-am
2 anos atrás

Os F1 são muito grandes para o Mónaco. A corrida dos históricos entre o Ferrari de 76 do Niki Lauda (Jean Alesi) e o Lotus de 78 (Marco Werner).

https://www.youtube.com/watch?v=o3ZMEydQKog&t=29960s

a partir de 6:28:07

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

O Lotus tb é de 76.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e