Fórmula E arrancou em Valência

Por a 30 Novembro 2020 07:51

A época de Fórmula E arrancou em Valência com os primeiros dias de testes. Algumas caras novas, trocas de equipa, carros novos, ‘velhos’, e muito trabalho para preparar a sétima temporada…

Tal como tem vindo a ser habitual, o Circuit Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, recebeu os testes de preparação para a nova temporada da Fórmula E. Desde que António Félix da Costa e a DS Techeetah levantaram os troféus de campeões em Berlim, em agosto, depois de algum tempo de férias, a preparação mudou-se para os bastidores, e agora é tempo de validar tudo em pista. Doze equipas, 24 pilotos a ‘meter’ quilómetros nas suas máquinas, de modo a preparar da melhor forma possível a época que arranca em janeiro próximo.

A apresentação do campeonato será feita antes da competição se iniciar, para já, as primeiras ideias sobre uma competição que vai ter em pista cinco campeões diferentes e 17 pilotos que já venceram corridas de Fórmula E em seis temporadas.

Estes três dias serviram para as equipa realizarem um total perto das 6.000 voltas. Nove das 12 equipas optaram por trazer já os seus novos carros, as restantes modelos mais evoluídos das máquinas da sexta temporada. Entre elas a DS techeetah que só vai estrear o novo carro em abril. As outras duas são a Nissan e.dams e a Dragon/Penske Autosport, que protelaram a homologação do seu monolugar.

Os primeiros números

Até aqui as equipas já cumpriram dois dias de pista, com António Félix da Costa, o campeão em título, sempre nos lugares de destaque. Embora o tempos mais rápidos dois dois primeiros dias tenham pertencido a Andre Lotterer (Porsche) e Alex Lynn (Mahindra), Félix da Costa foi terceiro no primeiro dia, atrás de Jean Eric Vergne, seu companheiro de equipa e segundo no… segundo, apenas 0.007s atrás de Lynn. Carro ‘velho’, ‘velhos’ hábitos. Na frente ou lá perto!

Ainda é cedo para começar a tirar conclusões pois cada equipa tem programas específicos e os registos não são totalmente fidedignos, embora ofereçam sempre algumas pistas. Por exemplo, a única equipa que repetiu o top 3 nos dois primeiros dias foi a DS Techeetah. No primeiro dia, só 19 pilotos couberam em um segundo, mas no segundo, 0.732s foi suficiente para acomodar os 24 pilotos que compõem o plantel da Fórmula E 2020/2021. Como se percebe, o equilíbrio vai voltar a ser regra. Os testes interromperam para compromissos com a imprensa, hoje 2ª Feira, serão retomados na 3ª Feira, 1 de dezembro.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado