António Félix da Costa Campeão da Fórmula E

Por a 9 Agosto 2020 18:54

Terminou há momentos a quarta corrida de Berlim da fórmula E e o português António Félix da Costa Campeão assegurou antecipadamente o título da Fórmula E, depois de ter sido segundo na corrida de hoje, logo atrás o vencedor, o seu colega de equipa Jean Eric Vergne.

Depois de ter chegado à Berlim na frente do campeonato, depois de ter vencido em Marraquexe, no fim de fevereiro, Félix da Costa apresentou-se no aeroporto de Tempelhof, em Berlim, pronto para fazer uma ponte aérea para o título e fê-lo duma forma absolutamente espantosa, convertendo um avanço de 11 pontos em 68, em três corridas. Hoje, chancelou o título com mais uma grande demonstração de classe ao contribuir para o primeiro triunfo do ano do seu colega de equipa, Jean Eric Vergne, que também passou a ser o segundo classificado da competição.
Com este conjunto de resultados, a DS Techeetah também é já a Campeão de equipas. Piloto campeão, segundo do campeonato, Campeã de Equipas, que mais se podia pedir na DS Techeetah. É o corolário de um grande trabalho, e a prova que a troca da BMW pela DS Techeetah tinha um objetivo muito claro: ganhar. Este é claramente um dia de glória para o automobilismo português.

António Félix da Costa conquista desta forma o seu primeiro título da Fórmula E, isto quando ainda faltam duas corridas para o final da época, que termina na próxima quinta-feira em Berlim. A DS Techeetah dominou este regresso quase a seu bel prazer, registou uma dobradinha nesta corrida, passou a tê-la no campeonato de pilotos e ainda assegurou o título das equipas.

Vergne, que arrancou da pole, arrancou bem o mesmo sucedendo com Félix da Costa. A DS Techeetah planeou uma troca de líder de modo a contribuir para a poupança de energia de ambos (sabe-se que quem vai atrás poupa mais), e permitiu a Vergne conservar também a sua energia, que permitiu que os dois DS cortassem a meta em primeiro e segundo.

Já na parte final da corrida, Félix da Costa permitiu que Vergne voltasse a passar para a frente da corrida, o campeonato estava perfeitamente assegurado, e os Nissan de Sebastien Buemi e Oliver Rowland não conseguiram, apesar de terem tentado, especialmente o suíço que passou Rowland e foi atrás de Félix da Costa. Buemi terminou a corrida em terceiro, enquanto Rowland acabou de perder a quarta posição para Nyck de Vries (Mercedes) que o ultrapassou na última volta da corrida. Lucas di Grassi fez uma corrida quase solitária e terminou em sexto, à frente de Mitch Evans.

A corrida foi interrompida por alguns momentos no seu início, pois o vencedor da corrida de sábado, Max Guenther, bateu no NIO333 de Oliver Turvey. O piloto da BMW i Andretti foi considerado culpado por esse incidente pelos Comissários Desportivos após uma investigação e vai ser penalizado em três lugares na grelha para a próxima corrida, na quarta-feira. O segundo classificado da corrida de ontem Robin Frijns, nem arrancou, devido a um problema com a bateria do seu Envision Virgin.

CAMPEÕES
Três a falar português, dois a falar francês…
2019/2020 António Félix da Costa
2018/2019 Jean-Eric Vergne
2017/2018 Jean-Eric Vergne
2016/2017 Lucas di Grassi
2015/2016 Sébastien Buemi
2014/2015 Nelson Piquet Jr

VITÓRIAS
1º Sébastien Buemi (13) 2014-2017,2019
2º Lucas di Grassi (10) 2014-2019
3º Sam Bird (9) 2014-2019
3º Jean-Eric Vergne (9) 2017-2020
5º Félix da Costa (5) 2015,2018,2020
6º Nicolas Prost (3) 2015,2016
6º Felix Rosenqvist (3) 2017,2018
6º Jerome d’Ambrosio (3) 2015,2016,2019
9º Nelson Piquet Jr. (2) 2015
9º Daniel Abt (2) 2018
9º Robin Frijns (2) 2019
9º Mitch Evans (2) 2019,2020
9º Maximilian Günther (2) 2020
14º Edoardo Mortara (1) 2019
14º Alexander Sims (1) 2019

Subscribe
Notify of
32 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 mês atrás

Parabéns Formiga! A calar bocas com as costas da mão…

pedro_speed
pedro_speed
1 mês atrás

Grande campeão.
Parabéns António.
Há cada vez mais Portugueses com esta fibra.

zbranco
zbranco
1 mês atrás

É um grande feito, que até pareceu facil dada a vantagem que consegui, mas se virmos as tabelas de tempos das qualificações onde os 15 primeiros cabem em menos de 1 segundo percebesse que não é bem assim e que a qualidade no pelotão é muito elevada. O António pareceu vir mais preparado após a pandemia, adaptou-se muito bem á pista e o carro este impecavel. Mentalmente muito forte, não cedeu a pressão e fez tudo limpinho. Só para vermos a grandiosidade deste feito, até apareceu no telejornal!!! quase tanto tempo como a noticia do Ronaldo vir passar férias à… Ler mais »

can-am
can-am
1 mês atrás

É um campeonato importante,mas isto parecem carritos de feira,.è uma mascarada .
De qualquer modo é um feito porque o nível dos pilotos é bastante bom.O pior é o resto.
Como sempre disse gostaria de ver o AFC na Indy Car.Isso é outra loiça (por enquanto!).
Ele tente isso e não repita este campeonato.
Deve ser bastante frustrante para pilotos de topo competirem “nisto”. Digo eu.

Last edited 1 mês atrás by Speedway
Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
1 mês atrás

Muitos Parabéns ao “Formiga” pelo campeonato conquistado, foi mais que merecido num ano atípico do desporto mundial. Agora era bom os patrocínios nacionais e internacionais olharem para ele e darem uma oportunidade na Formula 1, que é ai que sempre foi a ambição do António.

Força Rapaz!?

simr
simr
1 mês atrás

Sigo o António desde os tempos da gp3 antes dele ser absorvido pela equipa Red Bull, adorei sempre ve lo em pista, gp3, renault 3.5 Macau etc, acho que nao perdi uma corrida porque era sempre emocionante, o unico que vi com verdadeiro potencial de correr na f1 e depois veio aquela facada do zarolho, andava todos os dias a ver as noticias a espera de ver o nome do afc na f1, infelizmente para a o afc e para a red bull ele nao fez parte, antes foi aquele torpedo, lol. Agora pagam a travessia no deserto. Desde que… Ler mais »

Piquet81
Piquet81
1 mês atrás

Grande Antonio, enorme Formiga, no braço e no talento 👊 mais do que merecido este título.
Depois do Lamy foste e és o piloto mais preparado para a F1, merecias lá estar a espalhar magia no Grande Circo. Pena que para a Red Bull Portugal é um mercado de consumo muito pequeno em relação a muitos outros, mas deixa lá, sabem lá eles o que é Talento….. Bravo Campeão

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
1 mês atrás

Toda a gente sabe que a Fórmula E é que é..!

Ensaios
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport