NOVO FÓRMULA 3 APRESENTADO EM ABU DHABI

Por a 22 Novembro 2018 17:22

O carro que irá ser usado no novo Campeonato FIA F3, que como se sabe substitui a atual GP3 Series como suporte à Fórmula 1 foi hoje revelado, e como novidades, tem DRS e Halo.

Os responsáveis do Campeonato FIA de Fórmula 3 apresentaram o seu novo monolugar para 2019 hoje no circuito de Yas Marina, que será utilizado na competição nas temporadas de 2019, 2020 e 2021.

O F3 2019 é um compromisso entre o atual GP3 e os monolugares atuais do Europeu de Fórmula 3 FIA. Tem um motor Mecachrome de 6 cilindros e 3.4 litros, naturalmente aspirado, que debita 380 cv às 8000 rpm. A filosofia da tecnologia deste novo carro passa por encontrar um meio-termo na relação custo/performance.

A aerodinâmica foi otimizada para facilitar as ultrapassagens, o carro tem pouca sensibilidade à altura ao solo, mas uma ampla gama de possibilidades de configuração da suspensão. O carro também está em conformidade com os novos padrões de segurança FIA F3 de 2019, que incluem painéis anti-intrusão e o Halo.

O carro fez um primeiro bem sucedido shakedown a 11 de outubro no circuito de Magny-Cours, onde completou 165 voltas, mas está previsto um alargado programa de desenvolvimento até ao final do ano de modo a acumular quilometragem suficiente para garantir que um carro fiável será entregue às equipas. A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus para o campeonato.

Segundo o diretor de corrida da Fórmula 1, Charlie Whiting: “Este novo Fórmula 3 de 2019 marca o passo final no processo de trazer a Fórmula 3 para a mesma plataforma da Fórmula 2 e Fórmula 1, o que tem sido um objetivo importante para a FIA.

Este carro, embora mais potente e espetacular que as versões anteriores, incluirá os mais recentes padrões de segurança para monolugares, em linha com os desenvolvimentos que continuamos a fazer nos níveis mais altos do automobilismo.

A Fórmula 3 tem uma longa e rica história, e queremos que se torne uma parte regular dos fins de semana dos Grandes Prémios. Este é o começo de um excitante novo capítulo. A categoria continuará a preparar e ‘educar’ os jovens pilotos, dando-lhes a melhor oportunidade possível para chegar aos seus objetivos”, disse.

4
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F3 EUROPA
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
Nós não partilhamos os seus dados pessoais com ninguém.