F.E, Marraquexe: Felix Rosenqvist vence, Félix da Costa 14º

Por a 13 Janeiro 2018 17:34

Felix Rosenqvist foi o grande vencedor do ePrix de Marraquexe, ronda africana da Fórmula E. O piloto sueco da Mahindra foi muito forte na segunda metade da corrida e ultrapassou Sebastien Buemi a quatro voltas do fim. O piloto suíço da Renault tinha estado na primeira posição desde o início da corrida, mas não conseguiu resistir ao ataque do sueco, que, com esta vitória – a segunda consecutiva -, passou para o comando da competição.

Sam Bird, que até aqui liderava o campeonato, terminou na terceira posição, conseguindo pontos importantes, mesmo que não suficientes para manter a liderança.  Já o campeão da temporada passada, Lucas di Grassi, teve mais uma corrida para esquecer, tendo desistido, e continuando assim sem qualquer ponto no campeonato.

“Foi uma das corridas mais difíceis da minha carreira, mas a mudança de monolugar correu muito bem e lançou-nos para a vitória. Depois, foi só forçar um pouco no final e conseguir vencer. Liderar o campeonato nesta altura é muito bom, mesmo que só tenham existido três corridas ainda”, disse o piloto sueco no final da corrida.

António Félix da Costa esteve bem na primeira metade da corrida, tendo chegado a rodar na décima posição, depois de ter arrancado de 19º, situação em que estava quando parou. Aí, foi prejudicado por uma situação de full course yellow,pois parou uma volta antes disso suceder. Todos os pilotos que pararam na volta seguinte, a grande maioria, foram beneficiados, pois enquanto faziam a sua operação de boxes, quem já lá tinha ido, rodava lento na pista. O piloto português perdeu pelo menos 35 segundos, e por isso pouco mais conseguiu fazer, saindo para a pista na 14ª posição, lugar em que terminou a corrida. Muito azar, mas são assim as corridas.

Classificação

1 Felix ROSENQVIST Mahindra M4Electro Mahindra Racing 48:04.751
2 Sébastien BUEMI Renault Z.E. 17 Renault e.dams +0.945
3 Sam BIRD DS Virgin DSV-03 DS Virgin Racing 4.817
4 Nelson PIQUET Jaguar I-Type II Panasonic Jaguar Racing +0.792
5 Jean-Eric VERGNE Renault Z.E. 17 TECHEETAH 5.684
6 José Maria LOPEZ PENSKE EV-2 DRAGON 4.253
7 Nick HEIDFELD Mahindra M4Electro Mahindra Racing 11.890
8 Tom BLOMQVIST Andretti ATEC-03 Andretti Formula E 3.999
9 Nicolas PROST Renault Z.E. 17 Renault e.dams +0.719
10 Alex LYNN DS Virgin DSV-03 DS Virgin Racing +0.421
11 Daniel ABT Audi e-tron FE04 Audi Sport ABT Schaeffler 7.431
12 Mitch EVANS Jaguar I-Type II Panasonic Jaguar Racing 5.327
13 Maro ENGEL Venturi VM200-FE-03 Venturi Formula E Team +0.637
14 Antonio Felix DA COSTA Andretti ATEC-03 Andretti Formula E 14.201
15 Jérôme D’AMBROSIO PENSKE EV-2 DRAGON 12.689
16 Luca FILIPPI NextEV NIO Sport 003 NIO Formula E Team 1 volta
17 Edoardo MORTARA Venturi VM200-FE-03 Venturi Formula E Team 2 voltas
NC Oliver TURVEY NextEV NIO Sport 003 NIO Formula E Team
NC André LOTTERER Renault Z.E. 17 TECHEETAH
NC Lucas DI GRASSI Audi e-tron FE04 Audi Sport ABT Schaeffler

Campeonato

1 Sam BIRD DS Virgin Racing 35
2 Jean-Eric VERGNE Techeetah 33
3 Félix ROSENQVIST Mahindra Racing Formula E Team 29
4 Edoardo MORTARA Venturi Formula E Team 24
5 Mitch EVANS Panasonic Jaguar Racing 15
6 Nick HEIDFELD Mahindra Racing Formula E Team 15
7 Nelson PIQUET JR Panasonic Jaguar Racing 12
8 Daniel ABT Audi Sport ABT Schaeffler 11
9 Antonio Felix DA COSTA MS&AD Andretti 8
10 Oliver TURVEY NIO 8
11 Maro ENGEL Venturi Formula E Team 6
12 Nicolas PROST Renault e.Dams 6
13 Alex LYNN DS Virgin Racing 6
14 Sébastien BUEMI Renault e.Dams 1
15 Luca FILIPPI NIO 1
16 André LOTTERER Techeetah 0
17 Lucas DI GRASSI Audi Sport ABT Schaeffler 0
18 Kamui KOBAYASHI MS&AD Andretti 0
19 Jérôme D’AMBROSIO Dragon Racing 0
20 Neel JANI Dragon Racing 0

O piloto português teve azar na saída da box.

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    7
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    1 Comment threads
    6 Thread replies
    1 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    3 Comment authors
    PityF1_4everChic anal ysis Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    F1_4ever
    Membro
    F1_4ever

    Contínuam as “boas” prestações do AFC na fórmula dos carrinhos eléctricos da feira….
    E como sempre arranjam desculpas para os maus resultados.

    Pity
    Membro
    Pity

    Pois ele até fez uma grande primeira parte, com o carro “bom”. Depois, teve, efectivamente, azar com o FCY. Teve ele e mais dois, mas isso faz parte das corridas. Uma volta mais tarde e tudo poderia (ou não) ter sido diferente, até porque o segundo carro, aquele com que bateu na qualificação, não deveria estar a 100%. A qualificação é que estragou tudo, na corrida nada há a apontar.

    chic-anal-ysis
    Membro
    chic-anal-ysis

    Pois é, quem comenta sem ver, ou a ver só com um olho, arrisca sempre a dizer disparate.
    Quanto aos carros da feira, não tarda muito são os da F1, mas da feira de antiguidades.

    F1_4ever
    Membro
    F1_4ever

    Efectivamente comentei com base no que li na notícia, já que não vi nem verei nenhuma prova de fórmula E, porque não gosto desta fórmula e no dia que a F1 se tornar em algo semelhante eu deixo de a ver. São gostos…. Costuma-se dizer que gostos não se discutem, eu discordo e acho que os gostos se devem discutir mas não se podem impor, e a mim ninguém me impõe gostar de fórmula E ou de outras que futuramente se tornem também em carrinhos eléctricos zumbidores. O meu comentário acerca da prova tem a ver com o facto de… Ler mais »

    Pity
    Membro
    Pity

    Entrando na discussão… Na minha modesta opinião, acho que devia ver uma corrida da FE, pelo menos, para poder opinar com algum conhecimento de causa. Pessoalmente, também não me entusiasma, só vejo porque está lá o AFC. São corridas muito peculiares, onde o valor do piloto é tão importante como a sua capacidade de gerir a energia disponível. Quanto ao AFC, efectivamente ele tem corrido sempre em equipas fracas. Tem perdido muitos pontos por erros das boxes, onde, até hoje, havia um tempo mínimo obrigatório na paragem para mudança de carro. Felizmente, a partir da próxima corrida, tal deixa de… Ler mais »

    F1_4ever
    Membro
    F1_4ever

    Cara Pity, claro que para eu poder ter uma opinião acerca da FE já vi umas duas corridas e alguns resumos logo quando esta fórmula surgiu. Só vendo que podia dizer se gosto ou não, e não gostei, daí a minha opinião negativa acerca destas corridas. Os carros são muito lentos e fazem um barulho ridículo, e o facto de terem de mudar de carro a meio da corrida ainda me cativou menos (aliás pensava que esta época já não haveria mudança de carro, como eu li que iriam passar a fazer), mas como a Pity referiu vai entrar em… Ler mais »

    Pity
    Membro
    Pity

    Não fui muito explícita, o que vai acabar é o tempo mínimo de paragem, não a substituição de carro, essa, só no próximo ano, com as baterias mais potentes. Pelo menos, foi o que depreendi dos comentários do Eurosport.

    últimas VELOCIDADE
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png