Estoril Classics: Padmore conquista clássico, multidão vibra com monolugares e raridades

Por a 4 Outubro 2025 20:20

O segundo dia do Estoril Classics 2025 provou mais uma vez porque é um dos eventos mais entusiasmantes do calendário do automobilismo histórico em Portugal. Desde o início da manhã, o público acorreu em massa ao Autódromo do Estoril, preenchendo bancadas e paddock para testemunhar um verdadeiro museu vivo, com motores lendários a ecoar pelo traçado.

Entre emoção e memória automóvel, não faltaram momentos marcantes: o Ford Capri Zakspeed Turbo e o Ferrari 275 GTB desfilaram potência e elegância em pista, enquanto o paddock fervilhava de entusiasmo. O som inconfundível dos clássicos de endurance e o brilho dos GT deram, uma vez mais, cor e movimento ao evento.

FOTOS Estoril Classics 2025/EMI Photography – Emídio Copeto

Fórmula 1: Tributo histórico num desfile arrebatador

O sábado trouxe ainda uma evocação dos 75 anos da Fórmula 1, com uma demonstração especial que reuniu máquinas de diferentes eras da disciplina. Contudo, foi a ação dos monolugares de Fórmula 1 até 1986 na corrida do Classic GP que verdadeiramente cativou as bancadas e ficou na memória.

Classic GP: Padmore e Toriba duelam sob aplausos

Na primeira corrida do Classic GP, mais de vinte e cinco carros ofereceram um espetáculo de pura adrenalina. Nick Padmore, ao volante do Lotus 87 Ford Cosworth, e Yutaka Toriba, em Williams FW07C Ford Cosworth, protagonizaram um duelo emocionante repleto de travagens no limite. O japonês chegou a perder o controlo na escapatória da Parabólica ao tentar atacar a liderança, mas Padmore resistiu e selou a vitória numa exibição brilhante.

Na luta pelo último lugar do pódio, Steven Brooks (Lotus 91 Ford Cosworth) levou a melhor sobre Steve Hartley (McLaren MP4/1 Ford Cosworth), numa batalha intensa que galvanizou os presentes.

Diversidade nas grelhas: endurance, GT e turismos

O Iberian Historic Endurance fez-se notar com 50 carros em pista para a qualificação. Christian Oldendorff, a trocar o Alfa Romeo Giulia TZ2 por um Ford GT40, foi o mais rápido e vai dividir a primeira linha da grelha com o Porsche 911 3.0 RS de Carlos Brízido/Miguel Lobo. Olivier Muytjens (Ford GT40) e Tom Canning (Ginetta G10) ocupam a segunda linha, enquanto Pedro Bethencourt/Jorge Nogueira Pinto (Chevrolet Corvette LS8) e Carlos Barbot/Filipe Vieira de Campos (Merlyn MK4) formam a terceira.

No Gentlemen Challenge, o Lotus XV de 1960 de Kyle Tilley venceu com autoridade, confirmando o favoritismo. Já no Classic Touring Challenge, John Spiers e Nigel Greensall impuseram o seu Ford Mustang 289 de 1965 pela robustez mecânica e sonoridade marcante do V8 americano.

No Heritage Touring Cup, Sebastian Glaser brilhou no BMW 3.0 CSL de 1975 ao garantir a pole-position, afirmando-se como candidato principal à vitória na corrida de domingo.

Sixties’ Endurance: romance e competição ao pôr do sol

A fechar o dia, a luz dourada do entardecer iluminou a grelha da Sixties’ Endurance, evocando as grandes maratonas dos GT e protótipos pré-1965. A vitória, na sequência de um intenso duelo, sorriu a Maxime Guenat e Guillaume Mahé (Shelby Cobra Daytona Coupé) após animada batalha com Armand Mille e Yves Scemama, igualmente em Shelby Cobra. O Jaguar E-Type 3.8 de Lee Mowle e Phil Keen fechou o pódio numa prova disputada até aos últimos metros, já com os faróis acesos.

Programa para domingo: acesso livre e transmissão televisiva

Os bilhetes para a bancada da reta da meta mantêm-se gratuitos para todo o fim-de-semana. A corrida do Classic GP será transmitida em diferido na DAZN no domingo, às 14h40, enquanto todas as restantes corridas podem ser acompanhadas em direto no canal oficial do Estoril Classics no YouTube.

O Estoril Classics 2025 revelou-se uma celebração intensa do desporto motorizado, proporcionando ao público português uma viagem única pela história e emoção das corridas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado