CPM: Triunfo de Rui Ramalho na Rampa Serra da Estrela
Rui Ramalho voltou a não ter rivais à altura, desta feita na Rampa Serra da Estrela, impondo-se claramente nesta que foi a terceira prova do Campeonato de Montanha de Portugal.
Bem cedo o Campeão Nacional mostrou ao que ía na prova do CAMI Motorsport, melhorando os seus tempos e o recorde a cada subida que efetuava, no traçado mais extenso da Covilhã. E só não o fez na derradeira subida oficial porque não evitou uma ligeira saída de pista, que provocou alguns danos no fundo do Osella PA 2000 Evo.
“Para mim foi a vitória mais tranquila da época até ao momento. Foi pena não ter concorrência na minha categoria, mas enfim. De resto a rampa foi muito interessante e fui melhorando nas subidas que fiz. É um traçado muito engraçado, que sobe bastante e tem um pouco de tudo. É muito técnico, apesar de ter o piso muito degradado e ser algo escorregadio. O percalço que sofri na última subida de prova, fiquei a saber mais tarde, deveu-se a um furo”, declarou no final da prova o vencedor.
Rui Ramalho terminou a prova beirã com um tempo acumulado de 5m39,754s, sendo a sua melhor subida a primeira efetuada em 2m48,419s a uma média superior a 110 km/h. No pódio dos protótipos o piloto do Porto foi acompanhado por Joaquim Rino, que no BRC 05 Evo alcançou a segunda posição, à frente de Paulo Ramalho, que tripulou o segundo Osella presente na rampa.
José Correia chamou naturalmente a si o triunfo nos GT, com o espetacular Nissan GT-R GT3, melhorando significativamente as suas marcas a cada subida efetuada, depois de nos treinos ter adotado um andamento mais discreto e prudente. “O carro não deu problemas, não necessitava de arriscar”, afirmou o bracarense.
Manuel Correia reunia uma certa dose de favoritismo nos Turismo e na categoria 2 e confirmou-o impondo-se claramente, sendo que a sua melhor marca foi conseguida na primeira subida de prova (3m07,217s). Hugo Araújo veio, no acumulado de tempo, a conseguir terminar na segunda posição atrás do piloto do Ford Fiesta R5 +, isto apesar de na derradeira subida o seu Subaru Impreza voltar a evidenciar problema com a temperatura, que já se tinham manifestado nas subidas de treino e que pareciam sanadas nas duas primeiras subidas de prova. Luís Silva, no endiabrado Citroën DS3 R5 completou o pódio dos Turismo.
Luís Nunes nem sempre teve tudo a seu jeito, queixando-se de alguma instabilidade no seu Audi S3 LMS, mas acabou por levar a melhor na categoria 4, terminando na quarta posição dos Turismo, enquanto Joaquim Teixeira fechou o top cinco dos Turismo e venceu a categoria 3. Pedro Marques, no Seat Leon Supercopa foi sexto dos Turismo e segundo da categoria 4, diante do piloto da casa, Pedro Coelho Saraiva, que aos comandos de um Hyundai i20 R5 foi terceiro na categoria 4. Já Parcídio Summavielle impôs-se na categoria 1 aos comandos de um Renault Clio R3.
No Campeonato de Clássicos Montanha o triunfo de José Pedro Gomes não mereceu contestação. Aos comandos do Ford Escort MKI o piloto de Montalegre impôs-se diante de Flávio Saínhas (Ford Escort MKII) e Carlos Oliveira (BMW 323i), que venceu a Divisão 6 deste mesmo campeonato.
A Rampa Serra da Estrela esteve à altura das expetativas, sendo opinião geral que o aumento de perímetro foi uma alteração positiva. Com a promessa da edilidade da Covilhã em melhorias ao nível da segurança, com aumento de linhas de rails em algumas partes do traçado e um novo tapete de asfalto, já a pensar na edição do próximo ano.
Rank | Condutor | Veiculo | GR | 1ª Subida | 2ª Subida | 3ª Subida | Tempo/Dif. |
1 | Rui Ramalho | Osella PA 2000 EVO2 | E2-SC | * 2:51.335 | * 2:48.419 | 5:39.754 | |
2 | Joaquim Rino | BRC 05 EVO | CM | 3:05.984 | * 3:04.366 | * 3:02.798 | +27.410 |
3 | José Correia | Nissan Nismo GTR – GT3 | GT | 3:08.445 | * 3:04.237 | * 3:05.178 | +29.661 |
4 | Manuel Correia | Ford Fiesta R5+ | E1-FIA | * 3:07.217 | 3:08.053 | * 3:07.833 | +35.296 |
5 | Hugo Araujo | Subaru Impreza | E1-B | 3:10.902 | * 3:07.770 | * 3:09.933 | +37.949 |
6 | Luis Silva | Citroen DS3 R5 | E1-FIA | 3:10.066 | * 3:08.803 | * 3:09.023 | +38.072 |
7 | Luis Nunes | Audi RS3 LMS | TCR | * 3:09.653 | 3:10.723 | * 3:09.856 | +39.755 |
8 | Joaquim Teixeira | Seat Leon Eurocup MK3 | TRF A | 3:14.811 | * 3:12.519 | * 3:12.429 | +45.194 |
9 | Pedro Marques | Seat Leon TCR | TCR | * 3:13.069 | * 3:16.023 | 3:16.419 | +49.338 |
10 | Pedro Coelho Saraiva | Hyundai I20 R5 | A2 | * 3:14.158 | * 3:15.832 | 3:17.300 | +50.236 |
11 | José Pedro Gomes | Ford Escort MKII | H H75 | * 3:24.111 | * 3:24.795 | 3:26.042 | +1:09.152 |
12 | Parcidio Summavielle | Renault Clio R3 | A1 | * 3:24.109 | * 3:24.984 | 3:26.240 | +1:09.339 |
13 | Sergio Nogueira | Renault Clio RS | TRF B | * 3:25.103 | * 3:26.020 | 3:27.482 | +1:11.369 |
14 | Francisco Morgado | Mitsubishi EVO VII | E1-B | 3:29.962 | * 3:28.984 | * 3:27.114 | +1:16.344 |
15 | Flavio Sainhas | Ford Escort MKI | H H75 | 3:33.142 | * 3:29.261 | * 3:28.578 | +1:18.085 |
16 | Carlos Oliveira | BMW E21 323i | G5 | * 3:27.165 | * 3:32.036 | +1:19.447 | |
17 | Gabriela Correia | Seat Leon MK3 | TRF A | 3:37.352 | * 3:30.823 | * 3:29.135 | +1:20.204 |
18 | Paulo Ramalho | Osella PA 21 S EVO | CN | * 3:33.145 | * 3:30.297 | +1:23.688 | |
19 | João Guimarães | Peugeot 206 RC | A1 | * 3:35.427 | * 3:33.463 | +1:29.136 | |
20 | Ricardo Miguel | Citroen AX | E1-C | * 3:35.709 | 3:37.393 | * 3:35.661 | +1:31.616 |
21 | Carlos Silva | Peugeot 106 | E1-C | * 3:34.635 | 3:41.026 | * 3:39.501 | +1:34.382 |
22 | José Diniz | Ford Escort MKII | G5 | 3:40.807 | * 3:37.370 | * 3:37.288 | +1:34.904 |
23 | Marco Guerra | Peugeot 306 S16 | E1-C | * 3:38.016 | * 3:36.830 | 3:38.685 | +1:35.092 |
24 | Ricardo loureiro | Ford Escort MKII | G5 | 3:40.051 | * 3:38.872 | * 3:38.120 | +1:37.238 |
25 | Luis Delgado | Alfa Romeo 156 1.8 TS | TRF B | * 3:41.208 | * 3:41.275 | +1:42.729 | |
26 | Leonel Brás | Citroen AX Sport | 3:45.872 | * 3:43.033 | * 3:44.637 | +1:47.916 | |
27 | Augusto Vasconcelos | Ford Escort | H H75 | * 3:43.074 | * 3:45.325 | +1:48.645 | |
28 | Nuno Caetano | Kia Picanto GT | E1-C | 3:48.959 | * 3:48.847 | * 3:47.571 | +1:56.664 |
29 | Armando Freitas | Toyota Starlet | 3:50.481 | * 3:48.271 | * 3:48.672 | +1:57.189 | |
30 | Carlos Fava | VW 1303 | G5 | 4:02.445 | * 3:51.606 | * 3:53.126 | +2:04.978 |
31 | José Figueiredo | Datsun 1200 | 4:13.723 | * 4:08.336 | * 4:07.950 | +2:36.532 | |
32 | Rui Gama | Austin Clubman MKII | G5 | * 4:13.103 | * 4:15.159 | 4:15.720 | +2:48.508 |
33 | José Oliveira | Toyota Yaris | 4:30.271 | * 4:19.268 | * 4:15.162 | +2:54.676 |
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