CPM: Triunfo de Rui Ramalho na Rampa Serra da Estrela

Por a 3 Junho 2018 17:34

Rui Ramalho voltou a não ter rivais à altura, desta feita na Rampa Serra da Estrela, impondo-se claramente nesta que foi a terceira prova do Campeonato de Montanha de Portugal.

Bem cedo o Campeão Nacional mostrou ao que ía na prova do CAMI Motorsport, melhorando os seus tempos e o recorde a cada subida que efetuava, no traçado mais extenso da Covilhã. E só não o fez na derradeira subida oficial porque não evitou uma ligeira saída de pista, que provocou alguns danos no fundo do Osella PA 2000 Evo.

“Para mim foi a vitória mais tranquila da época até ao momento. Foi pena não ter concorrência na minha categoria, mas enfim. De resto a rampa foi muito interessante e fui melhorando nas subidas que fiz. É um traçado muito engraçado, que sobe bastante e tem um pouco de tudo. É muito técnico, apesar de ter o piso muito degradado e ser algo escorregadio. O percalço que sofri na última subida de prova, fiquei a saber mais tarde, deveu-se a um furo”, declarou no final da prova o vencedor.

Rui Ramalho terminou a prova beirã com um tempo acumulado de 5m39,754s, sendo a sua melhor subida a primeira efetuada em 2m48,419s a uma média superior a 110 km/h. No pódio dos protótipos o piloto do Porto foi acompanhado por Joaquim Rino, que no BRC 05 Evo alcançou a segunda posição, à frente de Paulo Ramalho, que tripulou o segundo Osella presente na rampa.

José Correia chamou naturalmente a si o triunfo nos GT, com o espetacular Nissan GT-R GT3, melhorando significativamente as suas marcas a cada subida efetuada, depois de nos treinos ter adotado um andamento mais discreto e prudente. “O carro não deu problemas, não necessitava de arriscar”, afirmou o bracarense.

Manuel Correia reunia uma certa dose de favoritismo nos Turismo e na categoria 2 e confirmou-o impondo-se claramente, sendo que a sua melhor marca foi conseguida na primeira subida de prova (3m07,217s). Hugo Araújo veio, no acumulado de tempo, a conseguir terminar na segunda posição atrás do piloto do Ford Fiesta R5 +, isto apesar de na derradeira subida o seu Subaru Impreza voltar a evidenciar problema com a temperatura, que já se tinham manifestado nas subidas de treino e que pareciam sanadas nas duas primeiras subidas de prova. Luís Silva, no endiabrado Citroën DS3 R5 completou o pódio dos Turismo.

Luís Nunes nem sempre teve tudo a seu jeito, queixando-se de alguma instabilidade no seu Audi S3 LMS, mas acabou por levar a melhor na categoria 4, terminando na quarta posição dos Turismo, enquanto Joaquim Teixeira fechou o top cinco dos Turismo e venceu a categoria 3. Pedro Marques, no Seat Leon Supercopa foi sexto dos Turismo e segundo da categoria 4, diante do piloto da casa, Pedro Coelho Saraiva, que aos comandos de um Hyundai i20 R5 foi terceiro na categoria 4. Já Parcídio Summavielle impôs-se na categoria 1 aos comandos de um Renault Clio R3.

No Campeonato de Clássicos Montanha o triunfo de José Pedro Gomes não mereceu contestação. Aos comandos do Ford Escort MKI o piloto de Montalegre impôs-se diante de Flávio Saínhas (Ford Escort MKII) e Carlos Oliveira (BMW 323i), que venceu a Divisão 6 deste mesmo campeonato.

A Rampa Serra da Estrela esteve à altura das expetativas, sendo opinião geral que o aumento de perímetro foi uma alteração positiva. Com a promessa da edilidade da Covilhã em melhorias ao nível da segurança, com aumento de linhas de rails em algumas partes do traçado e um novo tapete de asfalto, já a pensar na edição do próximo ano.

Rank Condutor Veiculo GR 1ª Subida 2ª Subida 3ª Subida Tempo/Dif.
1 Rui Ramalho Osella PA 2000 EVO2 E2-SC * 2:51.335 * 2:48.419 5:39.754
2 Joaquim Rino BRC 05 EVO CM 3:05.984 * 3:04.366 * 3:02.798 +27.410
3 José Correia Nissan Nismo GTR – GT3 GT 3:08.445 * 3:04.237 * 3:05.178 +29.661
4 Manuel Correia Ford Fiesta R5+ E1-FIA * 3:07.217 3:08.053 * 3:07.833 +35.296
5 Hugo Araujo Subaru Impreza E1-B 3:10.902 * 3:07.770 * 3:09.933 +37.949
6 Luis Silva Citroen DS3 R5 E1-FIA 3:10.066 * 3:08.803 * 3:09.023 +38.072
7 Luis Nunes Audi RS3 LMS TCR * 3:09.653 3:10.723 * 3:09.856 +39.755
8 Joaquim Teixeira Seat Leon Eurocup MK3 TRF A 3:14.811 * 3:12.519 * 3:12.429 +45.194
9 Pedro Marques Seat Leon TCR TCR * 3:13.069 * 3:16.023 3:16.419 +49.338
10 Pedro Coelho Saraiva Hyundai I20 R5 A2 * 3:14.158 * 3:15.832 3:17.300 +50.236
11 José Pedro Gomes Ford Escort MKII H H75 * 3:24.111 * 3:24.795 3:26.042 +1:09.152
12 Parcidio Summavielle Renault Clio R3 A1 * 3:24.109 * 3:24.984 3:26.240 +1:09.339
13 Sergio Nogueira Renault Clio RS TRF B * 3:25.103 * 3:26.020 3:27.482 +1:11.369
14 Francisco Morgado Mitsubishi EVO VII E1-B 3:29.962 * 3:28.984 * 3:27.114 +1:16.344
15 Flavio Sainhas Ford Escort MKI H H75 3:33.142 * 3:29.261 * 3:28.578 +1:18.085
16 Carlos Oliveira BMW E21 323i G5 * 3:27.165 * 3:32.036 +1:19.447
17 Gabriela Correia Seat Leon MK3 TRF A 3:37.352 * 3:30.823 * 3:29.135 +1:20.204
18 Paulo Ramalho Osella PA 21 S EVO CN * 3:33.145 * 3:30.297 +1:23.688
19 João Guimarães Peugeot 206 RC A1 * 3:35.427 * 3:33.463 +1:29.136
20 Ricardo Miguel Citroen AX E1-C * 3:35.709 3:37.393 * 3:35.661 +1:31.616
21 Carlos Silva Peugeot 106 E1-C * 3:34.635 3:41.026 * 3:39.501 +1:34.382
22 José Diniz Ford Escort MKII G5 3:40.807 * 3:37.370 * 3:37.288 +1:34.904
23 Marco Guerra Peugeot 306 S16 E1-C * 3:38.016 * 3:36.830 3:38.685 +1:35.092
24 Ricardo loureiro Ford Escort MKII G5 3:40.051 * 3:38.872 * 3:38.120 +1:37.238
25 Luis Delgado Alfa Romeo 156 1.8 TS TRF B * 3:41.208 * 3:41.275 +1:42.729
26 Leonel Brás Citroen AX Sport 3:45.872 * 3:43.033 * 3:44.637 +1:47.916
27 Augusto Vasconcelos Ford Escort H H75 * 3:43.074 * 3:45.325 +1:48.645
28 Nuno Caetano Kia Picanto GT E1-C 3:48.959 * 3:48.847 * 3:47.571 +1:56.664
29 Armando Freitas Toyota Starlet 3:50.481 * 3:48.271 * 3:48.672 +1:57.189
30 Carlos Fava VW 1303 G5 4:02.445 * 3:51.606 * 3:53.126 +2:04.978
31 José Figueiredo Datsun 1200 4:13.723 * 4:08.336 * 4:07.950 +2:36.532
32 Rui Gama Austin Clubman MKII G5 * 4:13.103 * 4:15.159 4:15.720 +2:48.508
33 José Oliveira Toyota Yaris 4:30.271 * 4:19.268 * 4:15.162 +2:54.676
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado