Racing Weekend: Clássicos e Legends deram tiro de partida

Por a 14 Abril 2018 09:47

Os campeonatos nacionais de velocidade estavam previstos arrancar no Estoril, mas a competição principal, o Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismo viu o seu início adiado para maio, de modo a que as equipas e pilotos tivessem mais tempo para colocar de pé os seus projetos, numa medida que também visou reduzir os custos globais de uma época. Previa-se um plantel curto no Estoril, e depois de conversas entre o promotor e as equipas acordou-se adiar para Braga o arranque do TCR Portugal/CPVT.

Assim sendo, a época de velocidade abriu este fim de semana no Autódromo Fernanda Pires da Silva, com a realização das sessões de qualificação para as corridas do fim-de-semana do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos (CVPC), Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1.300 (CVPC 1.300) e Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, competições que já estiveram ontem em pista (CPVL).

No CPVC, Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, João Macedo e Silva impôs o Porsche 911 RSR, fez o melhor tempo da qualificação, com 1m 52,399s e deixou os Ford Escorts a discutirem décimas pelas posições seguintes. A segunda melhor marca foi assinada por Carlos Vieira, com mais 1,354s, que aproveitou a pausa no calendário dos Ralis, para vir reviver o Autódromo Fernanda Pires da Silva. Rui costa a 1,037s do Campeão Nacional de Ralis em título, foi terceiro, à frente de Joaquim Jorge, que ficou a 63 centésimas. Rui Azevedo fechou o top cinco e os H75 dominaram as posições da frente.

Nos H71, a luta foi igualmente animada, desta vez numa “contenda” entre Lotus Elan, em que Filipe Matias, levou a melhor sobre Joaquim Soares, a diferença foi de 3,9 segundos. Simultaneamente foram também os melhores na Taça 1600. Sexta-feira 13 e o azar ainda bateu à porta de Soares, quando o Lotus perdeu a roda traseira esquerda e acabou imobilizado na gravilha a seguir à Curva 2.

No Grupo 5 cada décima fez diferença e depois da melhor marca ser discutida “ao pelo”, Rómulo Mineiro, que estreia um Ford Escort RS, levou a melhor por duas décimas, sobre o BMW 635 Csi de João Paulo, que por sua vez também tinha sido duas décimas mais rápido do que Bernardino Silva em Ford Escort RS 2000.

Fernando Xavier é um habitual mais rápido nos H81, com o Volkswagen Sirocco e Pedro Serrador (BMW 323i) foi também mais lesto nos Grupo 1. João Vieira (Volksvagen Karmann Ghia) fez o melhor tempo dos H65.

O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 abriu com Luís Alegria (Datsun 1200) a rodar em 2m 05,293s, sendo dessa forma foi o mais rápido 1300, sendo também o melhor dos H75

Ainda nos H75, uma luta bem interessante, envolveu João Braga e Carlos Santos, ambos em Datsun 1200, que separados por nove décimas, foram respetivamente segundo e terceiro.

Nos H71 Filipe Nogueira fez o melhor tempo (2m 08,159s), ao volante do Morris Mini 1275Gt, bateu Carlos Cruz (Datsun 1200) por dois segundos. Paulo Miguel levou o MG Midget ao terceiro posto do H71.

No Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, Pedro Alves (Citroen Saxo Cup) rodou em 2m 01,553s, fez a melhor marca da sessão e como tal foi o melhor dos L99, com uma margem de 1,183s de vantagem sobre Rui Gonçalo (BMW M3)

José Meireles não escapou a um susto. Durante os treinos livres o motor do Toyota Carina E partia e quase comprometia a participação. Felizmente ficava pronto a tempo de alinhar na qualificação, onde seria terceiro dos L99, com uma diferença de meio segundo para Gonçalo.

Sérgio Pinto (Honda Civic) tinha que suar para ser o melhor da categoria Especial, pois Eduardo Passos (BMW M3) andava por perto

Nos Alfa-Romeo do Desafio Único FEUP3, Telmo Gomes era o mais rápido e a dupla Paulo Ferraz / Pedro Carvalho tinha um desempenho semelhante nos FEUP2. António Castro e Manuel Mota (Volkswagen Golf GTI) eram os melhores nos L90.

FOTOS NUNO ORGANISTA

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