António Félix da Costa, Fórmula E: “Buemi, Vergne Di Grassi, já me bati com eles todos e já os venci”

Por a 19 Julho 2018 14:55

António Félix da Costa terminou no passado fim de semana em Nova Iorque uma temporada complicada na Fórmula E. O piloto luso bem fez o que pode para ultrapassar como podia as debilidades do carro e da MS&AD Andretti, mas isso revelou-se uma tarefa impossível, terminando com o 15º lugar entre 21 pilotos ‘regulares’, com 20 pontos.

A sua equipa foi, de longe, a pior do ano, com apenas 24 pontos (com Félix da Costa a somar 20) 240 pontos atrás da Audi Sport ABT Schaeffler: “O balanço da Fórmula E não pode ser positivo embora já tenhamos conseguido fazer coisas muito boas. Conseguimos presença na super pole, conseguimos estar nos pontos com regularidade.

E com o orçamento da equipa comparado com as outras, com o material e o carro que tínhamos à disposição, marcar pontos para nós era o equivalente a um pódio. E ter conseguido ir às super poles foi fantástico. Foi muito difícil, como piloto, atleta e como pessoa as duas últimas épocas. Quando acabei a segunda época de FE que tinha um carro da primeira época ainda enquanto todos tinham os carros novos, fui a seis super poles, estive na luta por pódios e vitórias, mas o carro parou nessas alturas e mesmo assim cheguei ao fim e tinha propostas de praticamente todas as equipas. E por razões que agora são óbvias fui para a Andretti. A BMW fez força para que isso acontecesse e agora o motivo é óbvio. Sabia que ia ser difícil, mas não imaginei que pudesse ser assim. É complicado para mim como piloto. A equipa festeja o oitavo lugar, mas eu ando lá para vencer e não ficar nessas posições. Buemi, Vergne Di Grassi, já me bati com eles todos e já os venci.

Claro que haverá dias em que eles vão levar a melhor até porque não há pilotos maus na Fórmula E, mas se me derem armas iguais eu ando na luta com os homens da frente. Agora ver pilotos a serem mais rápidos 0.6 ou 0.7 seg. por volta quando sei que posso fazer bem melhor torna-se complicado. Mais complicado ainda pois temos depois os media os fãs, a família e não temos argumentos para dar as pessoas que me acompanham. As pessoas conhecem a realidade, mas ainda assim é duro. Eu gostava de dizer que ia para lá para vencer, mas sei que não tenho possibilidade para isso e claro que afeta, mas espero que o futuro compense. Estou otimista quanto ao futuro. Claro que nesta fase não posso dizer muito até porque não há nada oficial, mas estou esperançoso que o que aí vem compense estes últimos dois anos e eu acho sinceramente que vai.”

Sinto um misto de frustração por toda a temporada, mas ao mesmo tempo um sentimento de alívio por terminar esta época, que foi provavelmente das mais complicadas da minha carreira, psicologicamente falando. Do meu lado sinto que extrai todo o potencial do carro, mas simplesmente tivemos normalmente um dos carros mais lentos do pelotão.

Resta-me agradecer à equipa o esforço e dedicação, mas agora é hora de concentrar e trabalhar para a temporada 5, que está ai à porta e onde deposito grandes esperanças.

“Finalmente a BMW vai estar representada oficialmente na Formula E e acredito que teremos condições na próxima época para lutar pelos lugares cimeiros”.

A razão destes dois últimos anos era esta, esperar pela entrada oficial da BMW, portanto chegou a altura de mostrar o meu real valor aqui na Fórmula E e lutar por pódios e vitórias!”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado