24h Nurburgring: BMW ROWE Racing vence, após penalização do Porsche Manthey EMA

O BMW M4 GT3 EVO da ROWE Racing, de Augusto Farfus, Jesse Krohn, Raffaele Marciello e Kelvin van der Linde, sagrou-se vencedor da 53ª edição das 24 Horas de Nürburgring, após uma penalização no fim da corrida ter alterado a ordem de chegada. O Porsche 911 GT3 R n.º 911 da Manthey EMA cruzou a linha de meta na primeira posição, mas uma penalização de 100 segundos por uma colisão com um retardatário rebaixou a equipa para o segundo lugar, dando à BMW a sua 21.ª vitória geral no evento, um recorde, e à ROWE Racing a sua primeira vitória nas 24 Horas de Nürburgring desde 2020.
What a feeling for BMW 🥹 #24hNBR #24hNBR2025 pic.twitter.com/CmhrW4HnDr
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 22, 2025
O evento começou com o Porsche Manthey EMA, pilotado por Kevin Estre, Ayhancan Güven e Thomas Preining, a largar da pole e liderando a primeira hora. No entanto, uma falha de energia nas boxes levou a uma bandeira vermelha no início da corrida que durou 90 minutos. Após o reinício, o Porsche nº 911 rapidamente recuperou o controlo das operações, construindo uma vantagem confortável de mais de dois minutos na metade da corrida. À medida que a corrida avançava, o BMW ROWE, que largou da 17ª posição, foi subindo na classificação e reduzindo gradualmente essa vantagem, com stints particularmente fortes de van der Linde e Marciello, colocando o carro na disputa ao amanhecer.
Shuffled back in the pack 😵💫 #24hNBR #24hNBR2025
.
.#nring #24hnurburgring #nürburgring #nordschleife #grünehölle #greenhell pic.twitter.com/NDUmRWuCOX
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 21, 2025
O momento decisivo aconteceu a menos de seis horas do final, quando o Porsche Manthey, enquanto disputava a liderança, colidiu com o Aston Martin Vantage GT4 n.º 179 da Doerr Motorsport. O acidente aparatoso resultou num capotanço, embora o piloto, Rolf Scheibner, tenha sido levado ao hospital apenas para exames de precaução.
Airborne in the battle for P1 🤯🤯🤯 #24hNBR #24hNBR2025 pic.twitter.com/xsnGdrlBeS
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 22, 2025
A direção da corrida respondeu com uma penalização de 100 segundos para o Porsche da Manthey, mas a equipa recorreu e o castigo não foi aplicado imediatamente. Durante esse período, os dois carros da frente trocaram de posição várias vezes. O carro da Manthey acabou por cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, mas quando o seu recurso foi rejeitado, a penalização foi aplicada ao seu tempo de corrida, fazendo-o cair para segundo e confirmando o ROWE BMW como vencedor.
Estre 🔄 Güven #24hNBR #24hNBR2025 pic.twitter.com/MNIcaoG0TF
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 22, 2025
O Porsche Dinamic GT n.º 54 terminou em terceiro lugar, depois de um problema no pit stop ter feito com que o Lamborghini ABT Sportline n.º 28 caísse do pódio para o quinto lugar. O Ford Mustang GT3 da HRT, que fez a sua estreia, impressionou ao terminar em quarto lugar, enquanto o Aston Martin PROsport n.º 37 e o Audi Eastalent Racing n.º 84 completaram os sete primeiros lugares.
Na categoria Cup2, o Porsche 992 GT3 Cup da LOSCH Motorsport by Black Falcon teve um desempenho dominante, terminando em 11.º lugar na classificação geral. A Hyundai Motorsport continuou o seu domínio na classe TCR, garantindo a quinta vitória consecutiva na classe com o seu Elantra N TCR.
Picture Perfect 🖼️ #24hNBR #24hNBR2025 pic.twitter.com/gn6RQb4q4U
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 22, 2025
A corrida também se destacou pela elevada taxa de desistências entre os principais concorrentes da GT3. Ambos os carros da Mercedes-AMG Team GetSpeed abandonaram devido a falhas mecânicas, e os dois Porsches da Falken Motorsports não conseguiram terminar após incidentes separados. O Aston Martin n.º 34 da Walkenhorst Motorsport, ficou fora de prova devido a um problema no filtro de combustível, e o Lamborghini n.º 27 da Red Bull Team ABT, sofreu uma falha na caixa de velocidades no final da corrida. O Audi n.º 1 da Scherer Sport PHX também foi forçado a abandonar a corrida após um problema elétrico que levou a um acidente durante a noite. O Ferrari n.º 45 da Realize Kondo Racing, que tinha demonstrado potencial para subir ao pódio, acabou por ser eliminado numa colisão com outro carro.
THE ROWE BMW WINS THE 53. EDITION OF THE ADAC RAVENOL 24H NÜRBURGRING 2025! 🏆#24hNBR #24hNBR2025 pic.twitter.com/qvezmJmhLp
— ADAC RAVENOL 24h Nürburgring (@24hNBR) June 22, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI