24h Nurburgring: BMW ROWE Racing vence, após penalização do Porsche Manthey EMA

Por a 22 Junho 2025 15:44

O BMW M4 GT3 EVO da ROWE Racing, de Augusto Farfus, Jesse Krohn, Raffaele Marciello e Kelvin van der Linde, sagrou-se vencedor da 53ª edição das 24 Horas de Nürburgring, após uma penalização no fim da corrida ter alterado a ordem de chegada. O Porsche 911 GT3 R n.º 911 da Manthey EMA cruzou a linha de meta na primeira posição, mas uma penalização de 100 segundos por uma colisão com um retardatário rebaixou a equipa para o segundo lugar, dando à BMW a sua 21.ª vitória geral no evento, um recorde, e à ROWE Racing a sua primeira vitória nas 24 Horas de Nürburgring desde 2020.

O evento começou com o Porsche Manthey EMA, pilotado por Kevin Estre, Ayhancan Güven e Thomas Preining, a largar da pole e liderando a primeira hora. No entanto, uma falha de energia nas boxes levou a uma bandeira vermelha no início da corrida que durou 90 minutos. Após o reinício, o Porsche nº 911 rapidamente recuperou o controlo das operações, construindo uma vantagem confortável de mais de dois minutos na metade da corrida. À medida que a corrida avançava, o BMW ROWE, que largou da 17ª posição, foi subindo na classificação e reduzindo gradualmente essa vantagem, com stints particularmente fortes de van der Linde e Marciello, colocando o carro na disputa ao amanhecer.

O momento decisivo aconteceu a menos de seis horas do final, quando o Porsche Manthey, enquanto disputava a liderança, colidiu com o Aston Martin Vantage GT4 n.º 179 da Doerr Motorsport. O acidente aparatoso resultou num capotanço, embora o piloto, Rolf Scheibner, tenha sido levado ao hospital apenas para exames de precaução.

A direção da corrida respondeu com uma penalização de 100 segundos para o Porsche da Manthey, mas a equipa recorreu e o castigo não foi aplicado imediatamente. Durante esse período, os dois carros da frente trocaram de posição várias vezes. O carro da Manthey acabou por cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, mas quando o seu recurso foi rejeitado, a penalização foi aplicada ao seu tempo de corrida, fazendo-o cair para segundo e confirmando o ROWE BMW como vencedor.

O Porsche Dinamic GT n.º 54 terminou em terceiro lugar, depois de um problema no pit stop ter feito com que o Lamborghini ABT Sportline n.º 28 caísse do pódio para o quinto lugar. O Ford Mustang GT3 da HRT, que fez a sua estreia, impressionou ao terminar em quarto lugar, enquanto o Aston Martin PROsport n.º 37 e o Audi Eastalent Racing n.º 84 completaram os sete primeiros lugares.

Na categoria Cup2, o Porsche 992 GT3 Cup da LOSCH Motorsport by Black Falcon teve um desempenho dominante, terminando em 11.º lugar na classificação geral. A Hyundai Motorsport continuou o seu domínio na classe TCR, garantindo a quinta vitória consecutiva na classe com o seu Elantra N TCR.

A corrida também se destacou pela elevada taxa de desistências entre os principais concorrentes da GT3. Ambos os carros da Mercedes-AMG Team GetSpeed abandonaram devido a falhas mecânicas, e os dois Porsches da Falken Motorsports não conseguiram terminar após incidentes separados. O Aston Martin n.º 34 da Walkenhorst Motorsport, ficou fora de prova devido a um problema no filtro de combustível, e o Lamborghini n.º 27 da Red Bull Team ABT, sofreu uma falha na caixa de velocidades no final da corrida. O Audi n.º 1 da Scherer Sport PHX também foi forçado a abandonar a corrida após um problema elétrico que levou a um acidente durante a noite. O Ferrari n.º 45 da Realize Kondo Racing, que tinha demonstrado potencial para subir ao pódio, acabou por ser eliminado numa colisão com outro carro.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado