24 Horas de Le Mans, LMP1: E os outros ? - AutoSport - AutoSport

24 Horas de Le Mans, LMP1: E os outros ?

Por a 13 Junho 2018 14:05

Em artigo anterior, referimos o facto da Toyota correr mais contra si própria do que outra coisa qualquer. Mas na categoria LMP1, os nipónicos, não estão sozinhos. Vamos ficar a conhecer… os outros.

Pois, o que resta para os outros? Sem problemas nos Toyota, o máximo que podem alcançar será o pódio e para essa posição a mais bem preparada será a Rebellion. A equipa anglo-suiça tem sido o melhor privado nos últimos cinco anos de competição no renovado WEC e depois de um título na LMP2, está de olho na Toyota. Utilizando o chassis Oreca com o motor Gibson, alinha um conjunto de pilotos de classe como Andre Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna, ao lado de pilotos de menor lustro, mas muita qualidade como Mathias Beche, Thomas Laurant e Gustavo Menezes. Conseguido rodar a menos de um segundo dos Toyota, a Rebellion terá de fazer uma muito judiciosa gestão das paragens se quiser manter alguma pressão que leve a Toyota a ceder. Claro que na garagem da Rebellion, alguns lembrarão, sempre, as pequenas questiúnculas que atrapalham, quase sempre, a equipa japonesa.

Um patamar abaixo da Rebellion está a ByKolles que utiliza um chassis de sua lavra e o motor Nissan-Nismo, um V6 duplo turbo. Depois de ter feito marcha atrás a meio da temporada passada, após uma dececionante presença em Le Mans que durou, apenas, sete voltas, a equipa reagrupou-se e espera apresentar-se em melhores condições. As indicações são muito boas, até agora.

No campo da Ginetta, as dificuldades financeiras e a ausência da primeira jornada da SuperSeason, deixam uma enorme interrogação sobre o seu potencial e do motor Mecachrome que utiliza no chassis feito pela casa britânica. Mostrou andamento nos testes de pré-temporada, mas no “test day” terminaram como os mais lentos do LMP1. A tripla de pilotos do segundo carro é competente (Oliver Rowland, Alex Brundle e Oliver Turvey), mas será muito complicado que a Ginetta esteja preparada para enfrentar estas 24 Horas de Le Mans.

Para a Dragonspeed – equipa nova gerida pelo ex-piloto de F3, o equatoriano Elton Julian (43 anos) – o acidente de Pietro Fittipaldi em Spa foi quase uma sentença de morte. Felizmente que a equipa recuperou e alinha o seu BR equipado com o motor Gibson, com uma tripla de pilotos pouco homogénea: Henrik Hedman, sueco, tem 50 anos e foi segundo na Pireli World Challenge na categoria dos amadores em 2014, Renger van der Zande, holandês, tem 35 anos e tem o palmarés polvilhado de títulos em monolugares e em protótipos, sendo um piloto veloz, e Ben Hanley, britânico de 33 anos que tem muitos títulos no karting, mas uma carreira discreta, para já, na Endurance. Contas feitas, será difícil à equipa misturar-se com os melhores da categoria LMP1.

Contando com Jenson Button, outra das vedetas que faz parte do plantel 2018 das 24 Horas de Le Mans, a SMP Racing utiliza o chassis BR e o motor ERA, tendo como base de funcionamento a equipa ART Grand Prix. Outra equipa que viu um dos seus carros bater forte, depois de um voo ainda não explicado no topo do Radillon, e que chega a Le Mans com algumas dúvidas. Button está lado a lado com os russos Mikhail Aleshin e Vitaly Petrov, Stephane Sarrazin é o garante de velocidade e fiabilidade no outro carro, partilhado com Egor Grudzhev e o “voador” Matevos Isaakyan.

As restantes categorias pode encontrar em artigos anexos, na mesma secção.

Programa/Horários
13 de junho, 4ª Feira
Sessão Hora Duração
Treinos Livre 15h00 4 horas
Qualificação 1 21h00 2 horas
14 de junho, 5ª Feira
Qualificação 2 18h00 2 horas
Qualificação 3 21h00 2 horas
16 de junho, sábado
Warm-up 08h00 45 minutos
Corrida 14h00 24 horas
Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    1
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    1 Comment threads
    0 Thread replies
    1 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    1 Comment authors
    paulo.pinha35@gmail.com Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    paulo pinha
    Membro
    paulo pinha

    Permita-me uma correcção. Elton Julian nasceu em Las Palmas (Espanha), mas tem nacionalidade norte-americana. Foi um promissor piloto de Fórmula 3 no campeonato britânico, mas depois, talvez por falta de apoio financeiro, suspendeu a sua progressão. Mais tarde, participou em provas de resistência, como as 24 Horas de Le Mans. Depois de pendurar o capacete, assumiu as funções de gestor de equipa.
    PS. Gostei da análise que “postou” neste “site”.

    últimas VELOCIDADE
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png