24 Horas de Le Mans: E nos GT, quem leva a melhor?

Por a 13 Junho 2018 14:35

O Balance of Performance irá dizer quem estará mais apto para vencer. A Ferrari aposta forte em regressar e por isso a AF Corse inscreve nada menos que três carros (James Calado, Alessandro Pier Guidi e Daniel Serra, Toni VIllander, Antonio Giovinazzi e Pipo Derani, Sam Bird, Davide Rigoni e Miguel Molina) com um alinhamento de pilotos que até leva para Le Mans o piloto de reserva da Sauber F1, Antonio Giovinazzi e recrutou na Ford o Pipo Derani, além de Daniel Serra, brasileiro que deu nas vistas o ano passado na Aston Martin.

Já a Corvette regressa para a sua 19ª participação com o Corvette C7.R que falhou, por pouco, a vitória no ano passado. Do alinhamento de pilotos, destaque para Mike Rockenfeller (piloto Audi no DTM) e Marcel Fassler, triplo vencedor de Le Mans. Jan Lammers é um clássico da US Pratt &Miller (equipa que é a base da Corvette), juntando a estas vedetas o espanhol António Garcia, o britânico Oliver Gavin e o americano Tommy Miller. Candidatos a vencer!

Como tem sido norma, a Ford inscreve quatro carro com a Chip Ganassi Racing Team a recorrer ás vedetas que já lhe deram a vitória dos dois lados do Atlântico em 2018. Stefan Mucke, Olivier Pla (que fez uma enorme ultrapassagem no Radillon em Spa!) e Billy Johnson, Andy Priaulx, Harry Tincknell (que bateu violentamente no Eau Rouge na prova de abertura do campeonato) e Tony Kanaan (vencedor da Indy 500 em 2013, Joey hand, Dirk Muller e Sebastien Bourdais (refazem a dupla que venceu os GT em 2016), Ryan Briscoe, Richard Westbrook e Scott Dixon (campeão Indycar Series 2017). Naturalmente que são candidatos á vitória.

Na BMW Team MTEK encontramos mais um português, António Félix da Costa que fará equipa com Augusto Farfus (piloto DTM) e Alexander Sims (piloto IMSA). No outro BMW estará Martin Tomczyk (DTM), Nicky Catsburg e Philip Enge (DTM). O BMW M8 GTE mostrou-se muito bem nas 12 Horas de Sebring, espera-se que seja capaz de proporcionar a Félix da Costa uma oportunidade de espreitar a vitória.

Acabada a possibilidade de defender a vitória á geral de 2017, a Porsche aposta forte nos GT e no regresso ás vitórias nesta categoria. Alinha quatro carros – dois deles com decorações que recuperam o 917 “Pink Pig” e o 962 Rothmans, os números 91 e 92, os habituais no WEC inscritos pela Manthey ARacing, propriedade da Porsche, os outros dois inscritos pela Autosport Core, equipa da IMSA que inscreve os 911 RSR – com uma fortíssima lista de pilotos (Gianmaria Bruni, Richard Lietz, Frederic Makowiecki, Kevin Estre, Michael Christiansen, Laurens Vanthoor, Nick Tandy, Patrick Pillet, Earl Bamber, Romain Dumas, Timo Bernhard e Sven Muller).

Finalmente, na Aston Martin, acredita-se que o BoP será mais favorável, como no passado, para que o belo Vantage GTE possa ser competitivo. Fiável parece ser depois de 35 mil quilómetros de testes sem grandes dificuldades. É verdade que Marco Sorensen destruiu um carro no dia de testes – a equipa já construiu um carro novo com base no chassis de reserva – mas se o BoP ajudar, Darren Turner, Nicki Thim, Marco Sorensen, Alex Lynn, máxime Martin e Jonny Adam, podem imiscuir-se na luta pela vitória.

Referir, ainda, que Pedro Lamy estará presente, uma vez mais, com o Aston Martin Vantage acompanhado por Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, fazendo a quarta participação juntos. A vitória alcançada em Spa, a 13ª juntos, fazem deles grandes favoritos ao primeiro lugar, numa categoria onde há muitos candidatos.

As restantes categorias pode encontrar em artigos anexos, na mesma secção

Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford e Porsche vão à luta nos GT…

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    1
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    1 Comment threads
    0 Thread replies
    1 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    1 Comment authors
    Speedway Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    can-am
    Membro
    can-am

    Numa era em que os carros de corrida são feios e inestéticos em todas as categorias honra a este Ford GT, um autêntico achado, independentemente de ser bom ou não,(é tudo encenado pelo BOP!), é um dos mais bonitos carros desde há muitas..décadas!

    últimas VELOCIDADE
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png