Rally Raid Portugal: Lucas Moraes e Armand Monleon são os vencedores
Numa luta decidida ao segundo, Lucas Moraes / Armand Monleon (TOYOTA HILUX EVO) venceram a edição 2025 do Rally Raid Portugal. Uma prova decidida ao segundo, com Henk Lategan / Brett Cummings (TOYOTA HILUX EVO) a lutarem até ao fim pelo triunfo, num belo duelo que animou esta espetacular prova que reuniu a nata do TT mundial.
Lisboa voltou a ser palco de uma grande festa do todo-o-terreno internacional, com o regresso do rally-raid à capital portuguesa. O pódio final foi montado junto ao Padrão dos Descobrimentos, carregado de simbolismo para assinalar o fim da derradeira etapa.
Na luta pela vitória, Lucas Moraes confirmou o favoritismo e conquistou o seu primeiro triunfo no W2RC, superando o colega da Toyota Gazoo Racing, Henk Lategan, após um duelo intenso até aos últimos quilómetros. O brasileiro chegou a Lisboa com 53 segundos de vantagem sobre o sul-africano, que, apesar do segundo lugar, saiu reforçado na luta pelo título mundial ao aproximar-se de Nasser Al Attiyah na classificação geral. Este é o primeiro triunfo do ano de Moraes, mas a terceira vez que sobe ao pódio, sendo segundo em Abu Dhabi e terceiro na África do Sul. É o quarto vencedor diferente desta temporada.
Ferreira despede-se em grande
O dia começou com a dupla portuguesa João Ferreira / Filipe Palmeiro (TOYOTA HILUX EVO) a dar espetáculo. Depois de dois dias em que foram perseguidos pelo azar, quiseram brindar o público luso com mais uma bela exibição. Ao km 26 km liderava com 11 segundos de vantagem para Carlos Sainz / Lucas Cruz (FORD RAPTOR T1+), com Nasser Al-Attiyah / Fabian Lurquin (DACIA SANDRIDER) em terceiro, Sébastien Loeb / Edouard Boulanger (DACIA SANDRIDER) em quarto e Lategan à frente de Moraes.
A meio da etapa, Ferreira dilatou a vantagem para Sainz, com Loeb a subir ao terceiro posto e Al-Attiyah em quarto. A luta pela vitória à geral voltava a sorrir a Moraes que conseguiu passar para frente do seu adversário direto. A dupla portuguesa da Hilux Evo estava com a corda toda e afastou-se ainda mais de Sainz à passagem pelo km 75. Atrás, Al-Attiyah regressou aos lugares do pódio, com Loeb a cair para quarto. Moraes mantinha o quinto posto, com Saood Variawa / François Cazalet (TOYOTA HILUX EVO) a passar para a frente de Lategan que via diminuir a cada quilómetro as suas hipóteses de vencer.

No final da etapa, Lategan ainda se aproximou de Moraes, com Variawa a cair uma posição, mas a festa seria brasileira, com Moraes a ficar com 53 segundos de vantagem para Lategan. Um belo duelo que prendeu os fãs até ao fim numa prova fantástica. Nas contas da etapa, João Ferreira vence, sendo o único a fazer os 103km em menos de uma hora (59min29 seg), demorando menos 1min.13seg. que Al-Attiyah a cumprir os último quilómetros deste Rally Raid. A fechar o top3 de etapa, Carlos Sainz que ficou a três segundos de Al-Attiyah. Loeb, em quarto, ficou a três segundos do espanhol da Ford, com Moraes a fechar o top5.

Nas contas da geral, Moraes vence com o tempo de 12:13:05, à frente de Lategan, com Loeb a ficar no pódio (+10min50seg do líder). Cristian Baumgart / Luis Felipe Eckel (TOYOTA HILUX EVO) foram os quartos classificados e Al-Attiyah fechou o top 5. Francisco Barreto / Paulo Fiúza (TOYOTA HILUX EVO) terminaram a prova num excelente sexto lugar, à frente de Cristina Gutierrez / Pablo Moreno (DACIA SANDRIDER). Marek Goczal / Maciej Marton (TOYOTA HILUX EVO), Jourdan Serderidis / Frederic Miclotte (FORD RAPTOR T1+) e Lionel Baud / Lucie Baud (MINI JCW RALLY 3.0D) completaram o top 10.
A confirmarem-se os resultados, teremos três pilotos em luta pelo título para a derradeira prova, em Marrocos. Nasser Al Attiyah manterrá a liderança com 140 pontos, mas a sua vantagem sobre Henk Lategan (131 pontos) diminuirá para apenas 9 pontos, com Lucas Moraes (130 pontos) também por perto. Vai ser um final de temporada de cortar a respiração.
Challenger – Gonçalo Guerreiro vence etapa e prova
É mais um jovem talento português a mostrar-se ao mundo. Gonçalo Guerreiro, navegado por Bruno Jacomy (TAURUS EVO MAX) esteve em evidência no Rally Raid Portugal e venceu a prova. Terminou os cinco dias de prova com algum desafogo (17min 48 seg. para o segundo classificado) e voltou a provar todo o seu talento. Em segundo lugar, Charles Munster / Jose Sebastian Cesena (TAURUS T3 MAX), que terminou à frente de Pim Klaassen / Mark Laan (TAURUS T3 MAX) com Dania Akeel / Carlos Sachs (TAURUS T3 MAX) e Nicolas Cavigliasso / Valentina Pertegarini (TAURUS T3 MAX) a completarem os cinco primeiros.
Na etapa de hoje, não se verificaram grandes alterações. Guerreiro nunca largou o topo da tabela, com Munster e Klaassen sempre no pódio provisório que acabou por se confirmar. Foi a terceira vitória para Guerreiro nesta semana. Um caso sério, uma estrela cada vez mais brilhante que em casa, provou todo o seu valor.

SSV – Luís Cidade vence a etapa, João Dias vence a prova
João Dias / Rui Pita (POLARIS RZR PRO R) foram os vencedores nos SSV do Rally Raid Portugal 2025. Numa excelente prestação, a dupla lusa conseguiu terminar com uma boa margem (18min 16seg.) sobre Alexandre Pinto / Bernardo Oliveira (POLARIS RZR PRO R), com Rúben Rodrigues / Rui Paulo (BRP CAN-AM MAVERICK R) a terminar no pódio.
Na etapa de hoje, a vitória foi para Luís Cidade / Valter Cardoso (BRP CAN-AM MAVERICK R). A dupla liderou praticamente toda a etapa, à frente de Dias e Pinto, num top 3 que se manteve inalterado até a chegada a Lisboa. Luís Portela / David Megre (POLARIS RZR PRO R) andaram no quarto posto nos primeiros quilómetros, mas ao km 75 caíram na classificação, com Ricardo Sousa / Jorge Henriques (BRP CAN-AM MAVERICK X3 XRS TURBO RR) a subirem ao quarto posto, à frente de Paulo Rodrigues / João Miranda (BRP CAN-AM MAVERICK R), num top 5 que se manteve até ao fim.

FOTOS: ACP
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






