Dakar, Etapa 1: Nasser al-Attiyah começa na frente

Por a 7 Janeiro 2019 20:07

Nasser al Attiyah foi claramente o mais rápido na etapa de abertura do Dakar, uma tirada em que os favoritos não tiveram problemas, exceção feita a Sébastien Loeb, que já perdeu seis minutos…

O Dakar arrancou com a ligação de Lima a Pisco, com a primeira etapa a ter apenas 84 km cronometrados, mas já foi suficiente para criar diferenças significativas com Nasser Al-Attiyah Nasser e Matthieu Baumel, na sua Toyota Hilux oficial, a arrasarem a concorrência, deixando os segundos classificados, Carlos Sainz e Lucas Cruz, no Mini da X-Raid a 1m59s.

O piloto do Qatar não deu a mais pequena hipótese aos seus adversários e tornou-se no primeiro líder do rali.

Logo atrás de Sainz ficou o polaco Jakub Przygonski, que com Tom Colsoul ao lado no Mini 4X4 perdeu apenas um segundo para o espanhol, deixando atrás de si noutra Toyota Hilux, Valdimir Vasilyev.

A dupla Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini 4X4) foi quinta classificada, a 2m28s, com Giniel De Villiers Giniel/Dirk Von Zitzewitz, na segunda Toyota Hilux oficial na sexta posição, memso tendo sofrido um furo.

Cautela tiveram Stéphane Peterhansele David Castera, noutro buggy da Mini, já que mais do que serem apenas sétimos está o tempo perdido em apenas 84 Km, precisamente 2m57s.

A fechar o top 10 ficaram Bernhard Ten Brinke/Xavier Panseri (Toyota), Harry Hunt/ Wouter Rosegaar no melhor Peugeot 3008 DKR e Cyril Despres/Jean-Paul Cottret noutro buggy da Mini.

A quem não correu nada bem a primeira etapa foi a Sébastien Loeb e a Daniel Elena, que noutro Peugeot 3008 da PH Sport, tiveram um dia difícil. Sabe-se que a areia nunca foi a ‘praia’ do francês, mas a verdade é que perdeu mais de seis minutos para o vencedor do dia, ainda que no final se tenha limitado a dizer que apenas não atacou.

Maus começos tiveram também Robby Gordon, que foi apenas 21º no seu Textron, e também Martin Prokop, que na sua Ford Raptor foi apenas 42º, perdendo 20m52s

Como se percebe, as Toyota começaram bem melhor, com Attiyah acima de todos.

Os buggy da Mini tiveram prestações diferentes. Enquanto Sainz foi quem mais perto andou de Attiyah, Peterhansel e Despres perderam já 2m57s e 4m25s para a frente da corrida.

Boris Garafulic Boris e Filipe Palmeiro (Mini 4X4) comçaram a prova no 16º lugar.

Bruno Martins/Rui Ferreira (Can-Am X3 UTV); 63º entre 90 concorrentes.

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado