CPTT, João Franco: “É uma grande mudança, para quem vem dos SSV…”

Por a 3 Fevereiro 2020 12:57

João Franco e Pedro Inácio são dois jovens pilotos que se estreiam no próximo fim de semana em Beja no CPTT aos comandos de uma Nissan Navara T2. Filho de Alexandre Franco (sobrinho de Rui Franco, navegador), conhecidos piloto e navegador de TT, João Franco transita dos SSV, onde se iniciou para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno com a carrinha com que o seu pai e tio foram Campeões Nacionais de Todo o Terreno na Categoria T2, e vencedores da Taça Ibérica de Todo o Terreno, em 2014. O carro ‘já sabe como se faz’, agora é a vez do filho/sobrinho fazer o seu percurso.

João, é fácil perceber porquê foste para o TT, mas conta a história. Ficaste com o ‘bichinho’ a acompanhar o teu pai?

“O meu ‘bichinho’ pelo TT começou logo desde os meus quatro anos quando recebi a minha primeira Moto 4 e notei a alegria que me dava andar em terra, logo desde o início, quando a competição entrou na minha família percebi que um dia iria querer e fazer tudo para poder entrar neste grande ‘mundo’. Sempre gostei de acompanhar os ralis, mas na minha opinião, estes têm troços muito pequenos. No todo-o-terreno são muito maiores e dessa forma o desafio é também maior, pois além de termos que estar muito bem fisicamente temos que poupar o carro devido à extensão das provas.”

Que idade tens? Estreaste-te muito novo…

“Tanto eu como o meu copiloto (Pedro Inácio) temos 18 anos, eu comecei a minha vida desportiva com 16 anos nos SSV onde consegui realizar o campeonato todo”.

Diz quem é o teu navegador, fala um pouco dele…

“O Pedro (Inácio) é como se fosse da família, considero-o como um irmão. Sempre convivemos os dois pois fomos criados juntos, por isso faz todo o sentido esta dupla”.

Como foram as coisas o ano passado nos SSV?

“A época de 2019 correu muito para além das nossas expetativas, pois no primeiro ano, onde supostamente é dedicada a aprender os princípios básicos de andar em terra ainda conseguimos realizar um segundo lugar na classe Yamaha Stock”.

O que esperas desta estreia nos Autos?

“Espero conseguir ter tanta felicidade com esta carrinha quanto tiveram o meu pai e o meu tio, e conseguir bons resultados, mas sei que no início vou precisar de tempo para me ‘fazer’ ao carro, pois é uma grande mudança, para quem vem dos SSV”.

Já tinhas andado com o carro (Nissan Navara DD2 T2) antes deste teste de ontem?

“A única vez que tinha andado na Nissan até hoje foi há sete anos. Tinha 11 anos e numa brincadeira de fim-de-semana com o meu pai, andei no carro, mas ontem (domingo) testei-a para nos adaptar-nos ao carro e ver se estava tudo bem. O teste correu muito bem conduzir a Navarra é completamente diferente de conduzir o Yamaha, pois chegamos aos sítios com muita velocidade e temos que ter em conta bem antes o que vai ser a curva, pois estamos ao volante de um carro com duas toneladas. Mas consegui ganhar muita confiança, e acho que me vou entender bem com o carro…”

É bem diferente do SSV, conta o que sentiste…

Os princípios básicos de leitura de terreno onde podemos arriscar, ou onde temos que ter segurança é igual, mas de resto é tudo muito diferente, pois nos SSV podemos mandar-nos para as curvas sem as preparar muito, pois a maioria deles pesam apenas por volta dos 750 kg mas nos autos temos que preparar muito bem essas mesmas curvas pois pesam à volta de duas toneladas. A pilotagem é bem distinta.”

O que esperas desta primeira prova em Beja?

“Para Beja espero divertir-me bastante, ganhar confiança no carro, que só se ganha com quilómetros e claro, fazer o melhor resultado possível”

Ainda estás a começar, onde gostavas de chegar no futuro?

“Sim ainda é muito cedo para falar sobre o futuro mas espero chegar à classe rainha, o T1 e andar a disputar os lugares da frente.

Mas claro que para isso ser possível tenho um longo caminho pela frente… “

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPTT -CAMPEONATO PORTUGAL TODO TERRENO
últimas Autosport
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
últimas Automais
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado