CPTT/Baja TT Vindimas do Alentejo: Triunfo de Tiago Reis

Por a 9 Fevereiro 2020 20:57

Por José Luís Abreu

FOTOS AIFA/Jorge Cunha; Rui Reis FOTO;

FPAK/Ricardo Oliveira e Ricardo Castro

Depois de terem assegurado o título do CPTT em 2019, Tiago Reis e Valter Cardoso entraram nesta temporada a vencer, depois duma bela luta com João Ramos e Victor Jesus, que durou mais de metade da prova. Pelo que se viu, ‘temos’ campeonato.

Candeia que terminou 2019 à frente alumia duas vezes! Foi o que se passou com Tiago Reis/Valter Cardoso, que aos comandos do seu bem preparado Mitsubishi Racing Lancer, entraram a vencer no Campeonato de Portugal de Todo-Terreno, numa estreia bem positiva da Baja TT Vindimas do Alentejo. Está de parabéns o CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. O evento não esteve perfeito, mas arrancou logo a um nível muito bom. O percurso esteve globalmente bem marcado, houve algumas queixas no primeiro dia, prontamente corrigidas, e esteve tudo perfeito no segundo, em que se repetia o setor seletivo.

O piso estava, naturalmente, mais difícil no segundo dia de prova, mas o TT é assim mesmo, desde que não seja exagerado.

Apesar de ser cada vez mais difícil encontrar traçados, o percurso foi bem escolhido, e agradou a gregos e troianos.

Em termos desportivos, a dupla Tiago Reis/Valter Cardoso, assegurou o triunfo na primeira prova do CPTT, ao terminar com uma vantagem de 7m30.1s sobre a dupla espanhola, Luis Recuenco/Vitor Rodriguez (Mini Countryman).

Para o conseguir, os campeões nacionais em título travaram na primeira metade da prova uma bela luta com João Ramos e Victor Jesus (Toyota Hilux), mas estes cederam na fase inicial do derradeiro setor seletivo, devido a um problema na caixa de direção da Hilux, quando a diferença entre ambos se cifrava em apenas 25.3s. Dessa forma, os homens do Mitsubishi ficaram com o caminho livre – leia-se uma grande diferença – confirmando facilmente o triunfo.

Tiago Reis chegou à liderança no final do SS1 e nunca mais largou a posição. Apesar da margem para João Ramos à entrada do último dia se cifrar apenas em 25.3s, a caixa de direção da ‘Dama Negra’ cedeu, e Ramos teve que abandonar. Nessa altura bastava ao campeão em título gerir o andamento até final, o que fez sem contratempos. Depois de no prólogo ter conseguido o terceiro melhor tempo, a apenas de três segundos de Alejandro Martins, Tiago Reis, fez um primeiro Setor Seletivo muito positivo, recuperando 30 segundos de desvantagem que tinha na segunda metade para João Ramos, terminando-o com 26,3s de avanço.

No domingo, Tiago Reis voltou a ser o mais rápido, dilatando a vantagem para os seus mais diretos adversários, mesmo a gerir o andamento face ao abandono de Ramos.

Enquanto durou, a luta foi boa, sendo que esta competição promete muitas e boas lutas durante o ano. Faltaram a esta prova dois fortes candidatos, mas pelo que se viu, vai haver vários pilotos a lutar pelas posições de pódio, o que é um excelente sinal para o campeonato.

Luis Recuenco/Vitor Rodriguez (Mini Countryman) começaram a prova em quinto no prólogo, e a partir daí tiveram uma prestação sempre muito consistente. Chegaram cedo ao terceiro lugar, logo na fase inicial da SS1, e subiram a segundo no início da SS2, quando Ramos desistiu, terminando nessa posição.

Manuel Correia e Miguel Ramalho (Mitsubishi HRX Ford), realizaram uma corrida consistente, terminando com um belo prémio, o pódio. Sem rapidez para lutar pelo triunfo à geral, Correia manteve sempre um bom ritmo, subiu do oitavo lugar que conseguiu no prólogo para a quinta posição na fase inicial da prova, terminou o SS1 já na quarta posição e beneficiou do abandono à sua frente na fase decisiva da prova.

Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro (Toyota Hilux) foram quartos classificados, depois de suplantar André Amaral e Nélson Ramos (Ford Ranger) já na derradeira fase do setor seletivo, depois destes terem capotado a 30 quilómetros do final. Curiosamente, o piloto da Hilux foi quem mais posições ganhou face à sua posição no prólogo, em que foi apenas 11º. A partir daí, em quase todos os controlos de passagem subiu posições, terminando num bom quarto posto da geral. Era nono em CP1, sétimo no fim da SS1, e só ‘parou’ no quarto lugar.

Azarado perto do final, André Amaral foi sexto no prólogo, e terminou a prova em quinto. Pelo meio, em CP1 era sétimo, mas no final da SS1 já tinha subido para o quinto posto. Passou cedo para quarto no segundo dia, mas não manteve a posição devido ao capotanço.

Nuno Matos e Joel Lutas terminaram na sexta posição com o Fiat Fullback Proto. No primeiro dia de prova chegaram a rodar na quarta posição, mas entre o quilómetro 70 e 80 da primeira SS sentiram uma gradual falha no rendimento do motor, que se manteve até ao final, com Nuno Matos a reduzir o andamento de modo a chegar ao fim. No SS decisivo, ainda perderam uma posição para Paulo Rui Ferreira, mas terminaram na mesma sexta posição em virtude do abandono de João Ramos. Com o motor a ‘fraquejar’ garantiram que chegavam ao fim.

Sétimo lugar para Nuno Madeira e Filipe Serra (KIA Sportage TT), que terminaram com menos de um minuto de avanço para Alexandre Ré e Pedro Ré (Can Am Maverick X3), que venceram o T3 (SSV). Luís Dias e Pedro Cunha Rêgo (Nissan PickUp Proto) terminaram em nono na frente de David Spranger e Nuno Batalha (BMW 316 Proto).

Francisco Barreto e Carlos Silva (Nissan Navara) venceram o T8 com nove minutos de avanço para José Mendes e Jorge Baptista (Mitsubishi L200), enquanto os jovens João Ferreira/David Monteiro, em Nissan Pathfinder, conquistaram a vitória na Classe T2.

Na classificação da Taça de Portugal de Todo-o-Terreno venceu Joel Marrazes, navegado por Fábio Ribeiro, em Nissan Navara, com 26.3s de avanço para João Paulo Oliveira e Pedro Cação, em Nissan Terrano II. Entre os T0 a vitória foi para a dupla composta por Bruno Barbosa e João Santos, nos ‘velhinhos’ UMM Alter Turbo.

A segunda prova do Campeonato de Portugal AM48 será a Baja TT ACP – Santiago/Grândola que se disputará entre os dias 6 a 8 de março.

CLASSIFICAÇÃO

Pos. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif. Cat.

1 Tiago Reis/Valter Cardoso Mitsubishi Racing Lancer 3:53:07.2 T1

2 Luís Recuenco/Vitor Rodriguez Mini Countryman 7:30.1 T1

3 Manuel Correia/Miguel Ramalho Mitsubishi HRX Ford 9:31.7 T1

4 Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro Toyota Hilux 12:28.1 T1

5 André Amaral/Nelson Ramos Ford Ranger 14:29.3 T1

6 Nuno Matos/Joel Lutas Fiat Fullback Proto 15:01.0 T1

7 Nuno Madeira/Filipe Serra Kia Sportage TT 18:12.3 T1

8 Alexandre Ré7Pedro Ré Can Am Maverick X3 18:46.5 T3

9 Luís Dias/Pedro C. Rêgo Nissan Pickup Proto 19:55.0 T1

10 David Spranger/Nuno Batalha Bmw 316 Proto 26:19.5 T1

11 Francisco Barreto/Carlos Silva Nissan Navara 29:42.9 T8

12 Bruno Rodrigues/Ricardo Claro Mazda Proto CX5 36:15.8 T1

13 José Mendes/Jorge Baptista Mitsubishi L200 38:12.4 T8

14 Mário Duarte/Paulo Torres Toyota RAV 4 38:45.5 T8

15 Edgar Reis/Filipe Martins Mitsubishi Pajero 44:24.5 T8

16 César Sequeira/Tânia Sequeira Nissan Navara D22 44:27.9 T8

17 José Lopes/Mário Cristino Mitsubishi L200 48:06.5 T8

18 Henrique Lourenço/João Lourenço Nissan DD2 48:08.0 T8

19 José Faria/José Janela Ford Proto 53:52.4 T1

20 João Ferreira/David Monteiro Nissan Pathfinder (R51) 55:24.1 T2

21 Nuno Tordo/António Serrão Mazda Cx5 Proto 56:33.8 T8

22 Jorge Cardoso/André Barras Mercedes A 140 Proto 1:22:01.6 T1

23 Nuno W. Reis/Jorge Antunes Nissan Navara D22 1:35:06.9 T8

24 João Franco/Pedro Inácio Nissan Navara D22 1:46:33.5 T2

25 Pedro Barroco/Mário Mendes Suzuki Grand Vitara 2:06:14.1 T8

26 Cesário Santos/Alexandre Gomes Nissan D21 2:44:47.7 T8

CX_ Tiago Reis

Tiago Reis: “Fomos justos vencedores”

Tiago Reis e Valter Cardoso entraram da melhor maneira no CPTT 2020. À chegada ao Parque de Exposições de Beja, o Campeão de Portugal de TT referiu que “a prova correu bem. Sabíamos que iriamos ter uma prova difícil. No dia decisivo entrámos ao ataque e quando percebemos que o João (Ramos) tinha tido problemas, gerimos a corrida até ao fim, e conseguimos vencer. Agora vamos encarar o campeonato da mesma forma que encarámos esta corrida, com o intuito de dar o nosso melhor e tentar os melhores resultados possíveis em cada uma das provas”, começou por dizer Tiago Reis, que recordou a sua prova: “O primeiro Setor Seletivo correu-nos muito bem e conseguimos vencer. Percebemos nos últimos quilómetros que estávamos muito próximos do João Ramos e atacámos confiantes que seria possível recuperar e somar os primeiros pontos neste CPTT. As corridas são mais interessantes quando são disputadas e é também por isso que esta competição é interessante.

No domingo, tal como no dia anterior, foi bastante positivo. Cedo percebemos que, depois do abandono do João Ramos, podíamos gerir, mas não deixámos de atacar e mostrar o nosso andamento. Fomos uns justos vencedores. Espero que seja a primeira de muitas vitórias este ano”, concluiu.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado