CPTT, Baja TT Vindimas do Alentejo: 25.3s para 151.61Km

Por a 9 Fevereiro 2020 08:06

São 25.3 os segundos que separam Tiago Reis e Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer) de João Ramos e Victor Jesus (Toyota Hilux), em teoria as duas duplas que hoje vão lutar pela vitória na Baja TT Vindimas do Alentejo, prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno. Luis Recuenco e Vitor Rodriguez (Mini Countryman) terminaram o primeiro dia em terceiro, a 3m49.3. Embora não seja impossível de recuperar, em condições normais, a luta vai cingir-se aos dois primeiros.

Foto FPAK

Ainda agora começou o campeonato e já os duelos na frente são extremamente renhidos. João Ramos esteve sempre na frente da prova, mas na reta final do primeiro setor cronometrado (151,6 km), Tiago Reis e Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer) voaram para o primeiro lugar, chegando ao final do primeiro dia da Baja TT Vindimas do Alentejo na frente da classificação geral, com 25.3s de avanço para João Ramos e Vítor Jesus (Toyota Hilux). O detentor do título nacional não podia estar mais feliz. “O percurso era espetacular. Começamos já a pontuar para o campeonato, que é muito importante. É um campeonato muito forte e também por isso muito interessante. Quando se quer ganhar tem de se arriscar tudo. Só disse ao Valter agora é a fundo até ao fim e vamos arriscar tudo”.

João Ramos enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Clube de Promoção de Karting e Automobilismo e mostra-se expectante face ao dia de amanhã, em que se decidirá o vencedor da categoria: “Adorei o troço. Esta era uma Baja que ainda não tinha sido testada. A organização está de parabéns, o que aqui fizeram é de louvar. Devem seguir este exemplo. No que diz respeito ao troço, andámos sempre com um ritmo muito forte, chegámos a estar na frente, a ganhar 40 e tal segundos, mas a verdade e que a meio do setor para o fim, não sei precisar quando, o Tiago começou a ganhar ritmo. Temos amanhã o resto da corrida para lutar pela vitória”.

A dupla espanhola composta por Luis Recuenco e Vitor Rodriguez (Mini Countryman) terminaram o dia em terceiro, mas já a 3m49.3, deixando a luta pela vitória entregue ao duo da frente, ainda que nada seja definitivo.

Alejandro Martins foi o mais rápido no prólogo que se disputou logo pela manhã por oito décimos de segundo (Mini John Cooper Works Rally), mas o primeiro setor seletivo não correu como esperado para o piloto e patrocinador do Campeonato de Portugal Todo-o-Terreno AM|48, que devido a problemas técnicos no carro optou por não realizar o segundo dia da corrida.

Manuel Correia e Miguel Ramalho (Mitsubishi HRX Ford) são quartos a 6m23.9, na frente de André Amaral e Nelson Ramos (Ford Ranger) que já distam 8m26.7s da frente. Depois de terem terminado o prólogo em quarto, Nuno Matos e Joel Lutas (Fiat Fullback Proto) cederam duas posições, terminando a SS1 a 9m07.2s da frente.

A fechar o top 10 estão colocadas as duplas Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota Hilux), Luis Dias/Pedro Cunha Rêgo (Nissan PickUp Proto) e Alexandre Ré/Pedro Ré, eles que lideram o T3 com o seu SSV Can Am Maverick X3. A fechar o top 10, Nuno Madeira e Filipe Serra (KIA Sportage TT). Pelo caminho já ficaram Alejandro Martins e José Marques (Mini JCW Rally). Ganharam o prólogo, mas já passaram em CSP1 com 15 minutos de atraso, parando pouco depois.

Nessa altura, João Ramos liderava com 27.9s de avanço para Tiago Reis, com Luís Recuenco a 1m22.7s da frente. No controlo de passagem seguinte, CPSP 2, o piloto da Toyota Hilux ‘Dama Negra’ tinha aumentado a vantagem para Tiago Reis, colocando-a em 38.2s, com a dupla espanhola a atrasar-se mais um pouco, passando a distar 1m51.9s. Nesta altura, Nuno Matos ainda era quarto a 3m02.2s. Em CPSP 3, João Ramos via a sua vantagem air para 24.6s face a Tiago Reis, mas Recuenco já a 2m48.3s.

Nesta altura, Manuel Correia já tinha passado Nuno Matos na geral, com o piloto da Fiat Fullback a cair apra quinto.

Até ao final da SS1, Tiago Reis ‘virou o tabuleiro’ e passou para a frente da corrida, com 25.3s de avanço para João Ramos. Luis Recuenco já está a 3m49.3s e Nuno Matos perdeu mais uma posição, desta feita para André Amaral.

Henrique a João Lourenço (Nissan DD2) lideram o T8 com cerca de cinco minutos de avanço para José Mendes e Jorge Batista (Mitsubishi Pajero).

Na classificação da Taça de Portugal de Todo-o-Terreno, o histórico Carlos Barbosa navegado por Joaquim Sousa, em UMM Alter Proto lideraram após a 1ª etapa.

A Baja TT Vindimas do Alentejo é a primeira prova do Campeonato de Portugal Todo-o-Terreno AM|48, organizada pelo CPKA em parceria com a Sociedade Artística Reguenguense. Hoje, às 11h arranca o segundo e final setor seletivo que irá dar a conhecer o vencedor da primeira prova do campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPTT -CAMPEONATO PORTUGAL TODO TERRENO
últimas Autosport
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
últimas Automais
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado